segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

As Meninas

FICÇÃO - AS MENINAS
Autor: TELLES, Lygia Fagundes
Idioma: PORTUGUÊS
Editora: ROCCO
Assunto: Drama
Edição: 1
Ano: 1988
ISSBN: 8532508278


Resenha segundo a Amazon: Num pensionato de freiras paulistano, em 1973, três jovens universitárias começam sua vida adulta de maneiras bem diversas. A burguesa Lorena, filha de família quatrocentona, nutre veleidades artísticas e literárias. Namora um homem casado, mas permanece virgem. A drogada Ana Clara, linda como uma modelo, divide-se entre o noivo rico e o amante traficante. Lia, por fim, milita num grupo da esquerda armada e sofre pelo namorado preso. As meninas colhe essas três criaturas em pleno movimento, num momento de impasse em suas vidas. Transitando com notável desenvoltura da primeira pessoa narrativa para a terceira, assumindo ora o ponto de vista de uma ora de outra das protagonistas, Lygia Fagundes Telles constrói um romance pulsante e polifônico, que capta como poucos o espírito daquela época conturbada e de vertiginosas transformações, sobretudo comportamentais. Obra de grande coragem na época de seu lançamento (1973), por descrever uma sessão de tortura numa época em que o assunto era rigorosamente proibido, As meninas acabou por se tornar, ao longo do tempo, um dos livros mais aplaudidos pela crítica e também um dos mais populares entre os leitores da autora.

Minha Opinião
: Sensacional. A autora relata divinamente a história de três amigas que vivem num pensionato em São Paulo, cada uma com uma história e uma personalidade muito peculiar que acaba se entrelaçando com as demais.

Era um momento de transformação na sociedade brasileira quando a autora escreveu a obra, mas que nos remete muito ao que estamos vivendo hoje no contexto histórico. Leitura recomendadíssima.

Nota: ♥♥♥♥

8 comentários:

  1. qual o clímax? e o momento de maior complicação da trama?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o clímax é quando se aproxima do final, quando o derradeiro fim se aproxima.
      Maior complicação - o envolvimento conturbado de Lia com a esquerda armada e a fuga para outro país.

      Excluir
  2. como assim o derradeiro fim? poderia me explicar melhor por gentileza?

    ResponderExcluir
  3. e lembra mais ou menos em que capítulo se encontra essa complicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente o capítulo não lembro, mas do meio para o fim ela esquematiza partir do Brasil com seu amor por conta da perseguição política ao seu grupo de esquerda.

      Excluir

Sinta-se em casa!