domingo, 7 de abril de 2019

Aveiro

Partimos em direção a Aveiro usando a A1.
Chegamos na cidade uma hora depois e estacionamos bem longe moliceiro, mas foi bom. Pudemos fazer todo o canal caminhando até lá. Começamos no Cais da Fonte Nova.
Ali fica a antiga fábrica de cerâmica Jerónymo Pereira Campos, que hoje é centro de eventos da cidade.
A cidade é colorida, fofa, bem cuidada, um encanto.
Tá! Eu sei que todas são, mas não é culpa minha. Todas porque passei são adoráveis. Fazer o que? Aveiro tem um quê especial por se situar entre canais e perto do mar.
Caminhamos vagarosamente aproveitando todos os recantos para fotografarmos.
Entramos no mercado da cidade e compramos peras.
Paralelamente ao Cais do Côjo tem um enorme shopping aberto chamado Fórum. Você está caminhando na calçada e quando vê já está no shopping, entra e sai dele como e estivesse numa calçada. Ali tem todas as lojas comuns que se encontram em shoppings europeus.
Saímos da li e na Praça General Humberto Delgado tiramos fotos das quatro estátuas que ficam na ponte que atravessa o canal.
Não quisemos dar uma volta no barco, apesar dele ser encantador, porque fizemos todo o trajeto a pé e curtimos tudo.
Descansamos no Jardim do Rossio e depois continuamos pelo lado oposto entrando na parte histórica da cidade.
Muitas reentrâncias, com inúmeros restaurantes charmosos, até que chegamos no Mercado do Peixe
Ficamos um tempo ali e depois fomos ver a Igreja de Vera Cruz que é muito bonita.
Bom, tínhamos caminhado um bocado até ali e rumamos de volta ao carro. Estava quente, tinha sol mas tinha uma brisa que tornava tolerável a pernada.
Resolvemos visitar as praias de Ílhavo, vizinha de Aveiro.
A primeira que paramos pegando a A25 foi a Costa Nova. Sofisticada, com casinhas chamadas de palheiros, que seguem um padrão de pintura e eram antigas fabriquetas de salga de sardinhas. Tem muitos locais agradáveis que devem lotar no verão.
Fomos até a praia lá as pessoas não caminham nas dunas, elas são protegidas. Tem caminhos de madeira e passarelas por toda a praia para que aquele ecossistema seja preservado. Uma delícia e um encanto.
O mar é azul, areia branquinha... não faltou vontade de entrar na água.
Saímos dali, voltamos pro carro e fomos pra praia da Barra (ou Paredão da Barra).
Comemos num restaurante na Barra e fomos caminhar até o Farol.
Criei coragem e fui colocar os pés na água... socorro... que gelada. Mas absolutamente limpa.
A vista do Farol é linda e atravessando de ferry ali você vai para a praia dos
pescadores do outro lado, chamada São Jacinto. Não fomos, mas espero um dia voltar.
Foi duro dizer tchau para Aveiro. Que amor de cidade! Ela é chamada de Veneza portuguesa, devido ao grande número de canais e tal, mas o mar e a consciência ecológica foi o que me encantou mais ainda.
Pegamos a estrada de volta para Porto com aquele gostinho de saudade.
Não deixem de conhecer essa cidade se forem a Portugal.