domingo, 7 de abril de 2019

Porto

Domingo, 24-03-19 - partimos à Amsterdã bem no horário no vôo KLM 2006. Esperamos um tempo e às 11:35 voamos de Transavia (parceira holandesa da KLM) para Porto. Vôos bem tranquilos, low cost.
Francesinhas
Aterrisamos em Porto por volta das 13:15, tendo que atrasar o relógio em uma hora relativamente à Paris.
Pegamos a bagagem, fomos pra frente do desembarque e tinha uma van da Guerin (as locadoras normalmente tem esse shuttle) onde alugamos o Peugeot para nossa estadia.
Vizinhas
Chegando lá foi bem rápido, era domingo, estava vazio. Saímos com o GPS do Google Maps mesmo e como não era dia de trânsito intenso, por volta das 14:30 estávamos no nosso AirBnb. Os anfitriões, Inês e seu pai Narciso, nos aguardavam. Deram bastante dicas, foram super atenciosos. O local privilegiado no bairro da Boavista, com um apartamento super equipado, novinho, lindo, nos deixou mega felizes.
Rotunda
Deixamos nossas coisas e saimos em busca de um almoço.
Fomos até o Mercado Bom Sucesso, e almoçamos num restaurantezinho do lado de fora. Eu peguei uma francesinha normal e o Paulo com fritas. Delícia! E eu estava varada de fome.
Depois entramos no mercado. Imagine um lugar com todas as variedades de comidas portuguesas. Nham!!!
Amamos, cerveja boa, doces bárbaros, e até uma livraria!!!! Pertinho do apartamento o que foi melhor ainda!
Voltamos para casa, depois de dar uma passeada pelas cercanias, abrimos malas, e fomos descansar.

Segunda, 25-03-19 - neste dia tomamos um café caprichado, até porque tinha um mercado quase embaixo do prédio e aqueles pães de todos os tipos, quentinhos... os croissants!!! Chego a salivar de pensar...
Bom, saímos a pé e caminhamos até a praça da República. Dali descemos em direção ao centro histórico. 
Entramos em algumas da milhares de igrejas que tem no Porto. Uma mais linda que a outra, mas depois de tantas fica difícil lembrar qual é qual.
Subimos na Torre dos Clérigos e demos sorte que no fim do passeio na torre, dentro da igreja estava tendo um mini concerto de órgão. Sentamos ali para escutar e descansar.
Depois entramos na Lello... uma fila e um ajuntamento de gente enorme. Valeu para conhecer, mas não é assim que eu gosto de estar em uma livraria. 
Caminhamos bastante, fotografamos muitas fachadas lindas, azulejos e entramos da Estação São Bento. DIVINA! Tem que visitar estando em Porto.
Saímos dali em direção à Avenida dos Aliados, onde tem a Praça da Liberdade
Dali paramos para comer um bacalhau que estava divino num restaurante pequeninho perto da Santa Catarina (parecida com a nossa rua da praia aqui em Porto Alegre).
Descemos quase rolando até a Ribeira. Ficamos por ali curtindo o clima, os estudantes fazendo aquelas apresentações, uma cervejinha, contemplação mesmo. 
Depois atravessamos a Ponte de Dom Luís, paramos um pouco para ver uns rapazes que se atiravam no Douro em troca de dinheiro, e seguimos caminhando pelo lado de Gaia.
Chegando no bondinho, ganhamos uma prova de vinho do porto na vinícola Santa Eufêmia. Em seguida fomos de bondinho até a parte alta de Gaia e ali a vista é algo de espetacular. Seguimos vagarosamente pela parte de cima da Ponte de Dom Luís para o lado do Porto.
Lelo
Dali a vista da Muralha Fernandina e do Mosteiro da Serra do Pilar é sensacional.
Seguimos vagarosamente procurando o caminho para voltar até em casa. Passamos pelo Bolhão temporário (o Mercado do Bolhão está sendo reformado então o temporário está junto dum shopping perto da Av. Santa Catarina).
Paramos na Santo Ildefonso numa cervejaria artesanal chamada Levare. Batemos papo com um dos rapazes, acompanhamos a manufatura da cerveja que fica envidraçada e é possível ver. O aroma do lugar era muito bom.
Depois de abastecer fomos caminhando até em casa. Só esquecemos que tínhamos subidas pela frente já que na ida descemos tudo aquilo.
Ao chegar em casa meus pés latejavam. Comemos e descansamos.

Terça, 26-03-19 - Acordamos, arrumamos nossas coisas em mochilas, tomamos café e Serra da Estrela!!!

Quarta, 27-03-19 - Voltamos de nossa viagem para Serra da Estrela. Hora de descansar e relaxar.

Quinta, 28-03-19 - Saímos para Guimarães e Braga. Retornamos finalzinho da tarde e fomos caminhar na vizinhança. Acabamos conhecendo vários lugares na volta do apartamento. A igrejinha romântica da Cedofeita ficava bem pertinho.

Sexta, 29-03-19 - Acordamos mais cedo e partimos para Aveiro. Na volta caminhamos pela volta do apartamento.

Santa Catarina
Sábado, 30-03-19 - Neste dia fomos para a Av. Santa Catarina, exploramos vários shoppings, coisa não muito usual nas nossas viagens. Compramos algumas coisinhas. Paramos para almoçar na Santa Catarina mesmo, fomos na FNAC, passamos pelo Café Majestic e tomei um sorvete maravilhoso na Amorino.
Depois continuamos explorando o Bolhão provisório, o shopping encostado nele e caminhamos para casa. 
Descansamos e saímos para o Mercado Bom Sucesso. Tomamos cerveja, comemos e relaxamos por ali mesmo.

Parque da Cidade
Domingo, 31-03-19 - Saímos mais tarde, de carro, e fomos ao Parque da Cidade. Tem estacionamento gratuito. Deixamos o carro ali e ficamos horas passeando pelas alamedas e lagos daquele lindíssimo parque. Fomos parar na praia onde está o Castelo do Queijo, em Matosinhos. Paisagens deslumbrantes. 
Visitamos o Castelo do Queijo e curtimos o clima. Estava cheio de crianças fazendo aulas de surfe.

Muitas fotos e muitas caminhadas depois retornamos pelo outro lado do parque em direção do estacionamento.
Parque da Cidade
Rumamos de carro para a Foz do Douro. Estacionamos no Jardim do Passeio Alegre, na Praia das Pastoras e comemos algo na feirinha que estava rolando ali. Fomos ver a foz e o Farol das Felgueiras. Realmente as ondas são fortíssimas e a maré estava baixa. Imagino como seja na maré alta. Vimos tombos, banhos e deslizes também. Divertidíssimo.
Felgueiras
Voltamos ao Passeio Alegre, fomos tomar um cafezinho. Depois sentamos num banco da praça, o Paulo cochilou e eu li um bom pouco do meu livro.
A tarde passou tranquila e serena como um domingo tem que ser.
Saímos dali e fomos costeando o Douro até quase a Ribeira onde fomos obrigados a rumar para o centro porque ali acabava a rua da margem que tem vários nomes ao longo dela.
Retornamos cansados e felizes para casa.

Segunda, 01-04-19 - Neste dia, depois do café fomos explorar a Rotunda da Boa Vista com aquele monumento do leão maravilhoso.
Rotunda da Boa Vista
Monumento aos Heróis da 
Guerra Peninsular
Entramos na Casa da Música, que é algo maravilhos arquitetonicamente falando. 
Saímos dali e fomos visitar o cemitério de Agromonte. Ele é bem bonito, com várias obras bonitas homenageando alguns ilustres enterrados ali.
Entramos num shopping ao lado do Mercado Bom Sucesso. Compramos algumas coisas e depois almoçamos um bacalhau maravilhoso no mercado.
Bacalhau com Nata
Fomos para casa largar as coisas, pegamos um metrô e descemos perto da ribeira. Andamos num passeio daqueles barcos que sobem o Douro e depois voltam até a Foz. As paisagens olhando de dentro do barco são lindas demais. De qualquer um dos lados.
Acabamos o passeio, começou a chuva. Entramos num café e tomamos um americano com um salame de chocolate. Nham.
Pegamos o metrô de volta para casa e aí sim, fazer as malas pra voltar. Tristeza...

Terça, 02-04-19 - Limpamos e organizamos as coisas, colocamos as malas no carro, devolvemos a chave do apartamento e fomos em direção à locadora. Depois enfim aeroporto... fizemos nosso checkin para Paris e em Paris para Rio de Janeiro.

Portugal definitivamente conquistou meu coração. Que país lindo, que gente querida, que comida!! Amei! 

Lembranças:
Matoisnhos

Parque da Cidade

Ponte Dom Luís

Azulejos da Estação São Bento

Carrosselzinho....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!