sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Tendências Profissionais do Futuro



Tendências Profissionais do Futuro

Já passou o tempo em que imaginávamos o futuro cheio de traquitanas cibernéticas e processos automáticos. Esse futuro já chegou e muito desenvolvimento foi e está sendo incorporado ao nosso dia-a-dia, muitas vezes sem que percebamos.
Um exemplo disso são os caixas de auto pagamento nos supermercados e lojas físicas. O cliente escolhe seus produtos, passa pelo caixa e paga sem a intervenção humana. Isso seria impensável há vinte anos. Quando muito pensaríamos que num futuro remoto talvez houvesse esse tipo de serviço autônomo.
A economia, o mercado, a tecnologia e as relações de trabalho estão em constante processo de mudança e logicamente tudo isso atingirá algumas profissões negativamente, ao passo que surgem novas especialidades com demanda de novas habilidades e atributos todos os dias.
Quem mais se beneficiará com isso serão as pessoas criativas, com disposição para estudar, que não tenham medo de errar, capazes de se relacionarem bem e trabalharem em grupo.  Um exemplo são os Millenials que estão mudando drasticamente inclusive o mercado de serviços mundial. São pessoas mais desapegadas do material, que vivem intensamente as experiências da vida e podem se adaptar muito facilmente às mudanças, sejam quais forem.
Exemplos de novas carreiras:
#Analista de Big Data – profissão voltada para investigação de informação, sendo importante dominar estatística, finanças e ciência de dados. Um dos mais promissores nichos do mercado desde já.
#Geneticista – profissão voltada para a pesquisa genética, aliando capacidade de comunicação e conhecimento da legislação do país onde se encontra, estando de acordo com as normas e a ética.
#Desenvolvedor de Internet das Coisas e Wearables – a internet é indispensável para aqueles que querem se manter integrados e atuantes na sociedade. É possível gerenciar uma casa inteira remotamente e vestir tecnologia literalmente. Terão vez os profissionais qualificados e criativos, que tenham visão de oportunidades e consigam agregar tecnologia a produtos que gerem comodidade e facilidade no dia-a-dia.
#Coach de bem-estar financeiro – profissional com grande capacidade de relacionamento que auxilia a vida financeira de seus clientes, aconselhando, conhecendo a sua realidade, sugerindo mudanças de estilo de vida conforme as possibilidades do mercado, viabilizando investimento e crescimento financeiro.
São inúmeras novas carreiras, mas a maioria delas está voltada para o autoconhecimento, sustentabilidade, infraestrutura, tecnologia e informação, saúde, qualidade de vida, recursos humanos, vendas e marketing e direito. Você pode se perguntar o que elas têm em comum e a resposta é quase automática: buscam a melhora da qualidade de vida coletiva e individual de modo geral.
Uma boa visão da tendência para os próximos dez anos foi gerada pelo estudo da Cognizant, que relacionou algumas novas profissões nos seus relatórios, disponíveis para consulta.
No Guia do Estudante é possível escolher na relação de profissões e conhecer as perspectivas do mercado, além de outras informações.
Neste processo é quase lógico que algumas profissões estão fadadas à obsolescência, como por exemplo, os caixas de supermercado, os cobradores de ônibus, agentes de viagem, analistas de risco, pilotos, motoristas, contadores e todas as profissões que trabalham com burocracia.
Os mais velhos lembram que tivemos várias disrupções ao longo destes últimos anos, como por exemplo, a utilização de motoristas de aplicativos ao invés de comprar um carro ou pedir um táxi; a morte das videolocadoras quando surgiram os serviços de streaming; o autogerenciamento de viagens sem a necessidade de passar por uma agência, obrigando as mesmas a mudarem para nichos específicos e oferecerem outros serviços.

Conclusão
Para o futuro o profissional deverá reunir muitos atributos, dentre eles a capacidade de reciclar os conhecimentos e buscar aperfeiçoamento através das diversas opções do mercado. A base educacional é muito importante para que o profissional do futuro tenha lastro e saiba caminhar pelas próprias pernas, além de desenvolver a criatividade, a segurança e o relacionamento pessoal.
As novas gerações estão chegando e com elas novas necessidades, sendo assim as oportunidades são imensas. Portanto não feche as portas para outras profissões e não se desespere se a sua profissão estiver na lista das prováveis extinções. Esteja aberto e busque as habilidades e atributos necessários para conquistar uma nova posição no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!