quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

O NOME DO VENTO - A Crônica do Matador do Rei: Primeiro Dia

FICÇÃO - O NOME DO VENTO - A Crônica do Matador do Rei: Primeiro Dia
Autor: ROTHFUSS, Patrick
Idioma: PORTUGUÊS
Editora: ARQUEIRO
Assunto: ação e fantasia
Edição: 1
Ano: 2009
ISSBN: 9788599296493


Resenha segundo a Saraiva: Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso. Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado. Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança. Mais do que a trama bem construída e os personagens cativantes, o que torna O nome do vento uma obra tão especial - que levou Patrick Rothfuss ao topo da lista de mais vendidos do The New York Times - é sua capacidade de encantar leitores de todas as idades.


Minha Opinião: demorei a ler porque são 600 páginas e calhou de pegar o período mais conturbado do ano. Mas a leitura é fluida e fácil, os capítulos não são compridos e a narrativa é empolgante. O leitor mais obstinado pode terminar de ler esse volume rapidinho por conta da história bem amarrada. 
O personagem principal, Kote, é apresentado nesse livro e, pelo que entendi, nos livros seguintes da série segue a construção do personagem através dele mesmo contando sua história a um cronista. 
Não é o mesmo universo da Torre Negra de Stephen King, mas sabe quando você começa a ler e na sua mente parece já ter visitado aquele mundo? E Kote me lembrou muito o Roland, principal personagem da série de livros "A Torre Negra". 

Bem bacana!

Nota: ♥♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!