sexta-feira, 17 de julho de 2020

Viajante Solitário

AUTOBIOGRÁFICO - VIAJANTE SOLITÁRIO
Autor: KEROUAC, Jack
Idioma: PORTUGUÊS
Editora: L&PM
Assunto: autobiográfico
Edição: 1
Ano: 2006
ISSBN: 9788525414489


Resenha segundo o Submarino: Em 'Viajante solitário', Jack Kerouac (1922-1969), autor do marco beat On the road, apresenta oito textos autobiográficos, em que conta suas andanças mundo afora. Escritos com toda a espontaneidade e inventividade do autor, são relatos de viagens feitas por trem, por mar e por auto-estradas. Entre os lugares visitados estão o Marrocos (onde Kerouac encontra-se com o também escritor William Burroughs), a França, o México e várias facetas dos Estados Unidos.

Minha Opinião: Gosto muito da geração beat (Ginsberg, Kerouac, Burroughs) e é sempre um deleite qualquer obra que caia nas minhas mãos.

Este livro conta as andanças de Kerouac por várias partes dos Estados Unidos,  México, África e Europa. Também conta dos trabalhos para se sustentar, as andanças por locais inóspitos e outros super badalados. 
Mas tudo com aquele jeito beat, despojado, quase miserável de sobreviver com o pouco que tinha nas mãos.
A parte que mais me admirou foi quando ele topou um emprego temporário de guarda incêndios dum parque dos Estados Unidos, na maior solidão, no cume  gelado duma montanha, sozinho. Sensacional.
Neste livro não há aquelas situações escancaradas que encontramos em Junky, do Burroughs e nem em On The Road, do próprio Kerouac. Quem não sabe que ele era viciado em drogas e álcool, imagina que esse livro seja uma viagem ao longo de alguns anos em busca de autoconhecimento apenas. Numa altura do livro ele relata as convivências temporárias com Burroughs no México e depois no Marrocos. Imperdível para os fãs. 

Nota: ♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!