sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Ler, Eu Amo

Minha paixão por leitura começou quando eu vivia na minúscula cidade de Sertão. Como as oportunidades de diversão eram poucas, e tínhamos falta de atividades extras, comecei a frequentar a biblioteca da Escola Estadual Bandeirantes, onde eu estudava.
Na época, a bibliotecária estava tentando um novo método de catalogar os livros. Eu ajudava alcançando os livros para ela, mas às vezes esquecia da atividade para ler a coleção do Monteiro Lobato. 
Lembro de chegar em casa naquela época e pegar todos os livros que a minha mãe comprava no falecido Círculo do Livro e ir catalogando, à caneta mesmo, toscamente, um por um.
Me deparei com vários livros da Agatha Christie e fiquei curiosa. Comecei a ler e devorei todos. Chegava a ler um livro em dois dias. Na época eu tinha 11 anos (a idade da minha filha agora).
A partir daí, nunca mais deixei os meus queridos companheiros de cabeceira.
Ultimamente eu estava lendo muitas biografias, de personalidades que eu admiro. Mas eu gosto de ficção, de suspense, e qualquer coisa que me prenda por mais de um minuto.
Hoje estou lendo pela segunda vez Frankenstein de Mary Shelley. 
Acabei recentemente o livro mais complicado de toda minha vida: Fausto, de Goethe. Tipo de leitura que eu tinha que voltar muitas vezes para poder entender. O que me ajudou nesse caso foi assistir esse filme para contextualizar.
Eu compro livros novos muito esporadicamente. 
Hoje em dia eu uso o sistema de troca com o site LivraLivro, em que você envia um, ganha um crédito e pode solicitar outro que esteja disponível. Muito bom. Renovei duas vezes a minha biblioteca.
O mais legal, é que a minha filha está numa idade em que começou a se interessar pelos livros que tenho em casa. Gostaria muito que ela também curtisse a leitura como eu curto. Procuro estimular sempre que posso, inclusive leio para ela ainda. É um momento só nosso, toda a noite, invariavelmente.
Se eu pudesse recomendar alguma coisa de boa nessa vida, com certeza seria ler um bom livro.
Boa leitura para vocês!
Museu de Cera Madame Tussauds
com Shakespeare e Agatha.

2 comentários:

  1. O gosto pela leitura é o gosto pela vida,encanto,sonho,verdade,ilusão...o oxigênio da alma.

    ResponderExcluir
  2. Marilia querida, o texto e teu amor pelos livros encantou-me. Mas, o fato de teres morado em Sertão, despertou minha curiosidade pois minha família toda morou em Getúlio Vargas (menos eu) e minha bisavó/drasta, morou lá até o final dos anos setenta (não eras nascida), mas achei interessante!
    Beijinhos,
    Beth

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa!