terça-feira, 3 de dezembro de 2013

TOC, Eu Superei

Eu tive, aliás, eu tenho e superei. Estive muito pior antes da terapia.
Eu saia de casa e chegava a voltar algumas vezes para ter certeza de ter chaveado a porta. O mesmo acontecia quando eu ia dormir. Levantava da cama para ver se tinha trancado a grade. O mesmo acontecia com o fogão. Verificava várias vezes se as bocas do fogão estavam desligadas. 
E isso começou me incomodar. Muito!
Foi aí que comecei a buscar ajuda.

Através da terapia, participação em estudos e depois medicação, os sintomas pararam e eu posso ter uma vida absolutamente normal.
Claro que meu nível de TOC era pequeno perto de outros que existem por aí.
Há quem tire a pele das mãos de tanto lavar.
Há quem sofra muito para manter qualquer coisa ou objeto milimetricamente disposto.
Há quem não consiga pisar em determinado tipo de calçada... enfim... muitos infernos individuais que a mente humana é capaz de abrigar.
Você já assistiu o clássico com Jack Nicholson, Melhor Impossível? Conta a história de um homem torturado pelo transtorno. 
...
Bom, se você gasta boa parte do seu dia arrumando, milimetrando, limpando, verificando, vale a pena investigar.
Sugiro uma leitura sobre TOC de estudos realizado na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
E faça um teste avaliativo sobre TOC (que fique claro que o melhor é sempre ser avaliado por um profissional).

4 comentários:

  1. Eu tenho as minhas manias mas não chegam a me incomodar, se bem que o meu marido tem mania de limpeza e me cobra demais! Eu assisti o filme várias vezes e depois disso percebi que precisava relaxar mais, é melhor curtir a vida livremente ao invés de se preocupar com coisas pequenas que nos incomodam.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. amei teu blog Marília! quando eu era criança eu tinha TOC e era bem dificil...pq eu não conseguia deixar brinquedos roupas e objetos jogados pelo quarto...td no meu quarto era milimetricamente colocado mt organizado p vc ter uma ideia so de entrar alguem no meu quarto quando eu não estava eu ja sabia...quando iam outras crianças em casa e desarrumavam os meus brinquedos eu ficava muito brava e tirava tudo do lugar e organizava td d novo incansavelmente...mais naquela epoca não se falava disso e minha mãe achava bom q eu fosse assim pq não dava trabalho...mais na verdade eu não vivi pq ficava sempre tensa e querendo arrumar as coisas...hj em dia eu sou bem mais relaxada mais ainda sou mt organizada e tem vezes q se eu não arrumo do meu jeito não me sinto bem mais nada q me incomode... bjs Mah

    ResponderExcluir
  3. Então Marília, tive TOC por muitos anos, ainda quando não se ouvia falar disso no Brasil. Uma das manias era de não deitar antes do quarto estar todo arrumado, tudo precisava combinar, desde roupas de cama até o que eu vestia. Que horror, mudei da água para o vinho, hoje nada mais combina a não ser os pelos dos gatos e cães, bem melhor agora!

    ResponderExcluir
  4. Querida Marília,
    Tenho um familiar com Toc, que nega terminantemente se tratar
    Fazer o que, né?
    Beijinhos e o meu carinho
    Verena e Bichinhos


    ResponderExcluir

Sinta-se em casa!