terça-feira, 25 de março de 2014

Um Ano De Desafios

A Rafaela hoje tem a primeira avaliação valendo nota no sexto ano. 
Confesso que estou muito mais apreensiva que ela. Gostaria de poder dizer para minha pequena o quanto é importante cada minuto do aprendizado, o quanto ela é sortuda por estar num colégio bom, que o futuro é cruel com quem não dá valor à educação... no entanto, quando eu me reporto aos meus 11 anos, lembro de não ter essa noção também. Tudo ao seu tempo.
Sempre tive que ajudar a Rafaela, incentivar, motivar, às vezes fazê-la mais nervosa ainda... mas sei que estou fazendo minha parte. Quanto a isso não posso me julgar uma mãe ausente.
Talvez um dia a Rafa leia isso. Então eu gostaria que minha filha soubesse que cada exigência que ela superar, acarretará numa cobrança maior logo adiante. Isso é aprendizado. E que a vida aqui do lado de fora dos colégios é muito seletiva e cruel. Muito mais difícil que qualquer prova ou teste curricular.

Eu sempre, até que tiver condições, cuidarei, apoiarei, desejando que o melhor aconteça com meu anjo. 
Quero muito que a Rafaela seja uma pessoa independente, culta e principalmente FELIZ! 
...
Todos os dias vemos exemplos de péssima gerência dos recursos e/ou a falta deles para a educação. Por outro lado, em algumas situações muito adversas, aparecem indivíduos que conseguem superar isso por si mesmos, demonstrando que a força de vontade consegue impulsionar até mesmo quem vive num meio desfavorável.
Pensando nisso, me pergunto quantas pessoas assim, cheias de vontade, terminam a vida numa prisão, numa cadeia, porque o meio em que vivem o aprisionaram num círculo vicioso de sobrevivência.
Triste. Acontece aos milhares. Mais do que você, cidadão comum possa imaginar.
Realidade de um país que prefere o lucro fácil, as negociatas, a corrupção, a Copa, o futebol, o Carnaval a propiciar uma mudança profunda e generalizada na Educação de nossos pequenos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!