domingo, 4 de maio de 2014

A Piolhenta

Eu sempre fui a rainha dos piolhos... desde pequena até mais ou menos os meus quinze anos.
Era ter um piolho vagando pela redondeza e a minha cabeça era escolhida. Minha mãe querida, tentando que eu não me sentisse tão mal com isso dizia que o meu sangue era doce, melhor do que o dos outros e por isso os sanguinários vampirinhos me atacavam sem dó.
Lembro como se fosse hoje aqueles lenços na cabeça, o Neocid (sim, usava-se este produto e estou viva até hoje!) e depois a correria dos bichinhos na cabeça, tentando fugir e a coceira infernal.
O processo levava uns dois dias, desde a descoberta, o pó, o lenço e, finalmente a parte mais chata que era lavar a cabeça, tirar o excesso e em seguida deitar no colo da mãe que catava as lêndeas (os ovinhos) que ficavam na parte de trás da nuca (segundo ela, o lugar mais quentinho para ser o berçário dos bichinhos nojentos)...

Teve duas situações em que eu morri de vergonha por ser piolhenta.
Uma delas foi quando eu tinha uns dez anos e estava passando um mês de verão no interior, na colônia, com meus parentes por parte de pai. Saíamos todo o domingo para irmos na missa na vila próxima (hoje cidade de Boa Vista do Guabijú) em cima da carroceria duma F1000, em bancos de madeira especialmente colocados ali, com pelegos para que o trajeto não fosse tão penoso.
Já na igreja, uma senhorinha apontou para mim e gritou: "- Essa menina está com piolho!".
Não sei se é minha imaginação mas eu lembro das pessoas saindo de perto de mim e a Tia Gema me dizendo: "- Não tem problema, fica aqui fora comigo e em casa a gente passa Neocid e acaba com isso!"... traumatizante!
A última vez que lembro de ter pego piolhos foi quando eu estava para completar 15 anos, época de festinha, de namoricos, de hormônios à flor da pele. Um dia voltei do mar e minha mãe viu (olho clínico) de longe que eu estava com piolho. Como tínhamos outro adolescente na casa, ela e eu, no maior sigilo compramos o Neocid, fiquei no quarto dois dias fingindo estar doente para exterminar os danadinhos.
Obrigada mãe por todas as vezes que você, pacienciosamente catou centenas de mini sanguessuguinhas co meu couro cabeludo adocicado!
Quer saber? Quem não teve piolho não sabe o que é viver perigosamente!!!! E vou ali olhar que eu tô sentindo uma coceirinha no couro cabeludo...

2 comentários:

  1. Isso que você só viveu o finzinho da Idade Média......havia percevejo,bicho de pé,berne,piolho e outros da flora e fauna que habitavam em nós..........normalmente,é mole?

    ResponderExcluir
  2. He,he...não tem nada mais legal para contar? Sua piolhenta...

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa!