quinta-feira, 31 de julho de 2014

Profissionais e Profissionais...

Como em tudo que é área profissional da vida, sempre existirá o bom profissional e o mau profissional.
Terá aquele atendente que te escuta antes de começar a falar e aquele que te interrompe no meio e vai "presumindo" o que você quer.
Ou aquele vendedor de loja que fica "grudado" em você enchendo seu saco e o outro que deixa provar tudo e não fica te pentelhando.

Poderia aqui discorrer sobre uma infinidade de comparações entre as pessoas e seus trabalhos. Como no caso do médico abnegado, que faz de tudo no seu plantão, salva vidas, repassa e compartilha conhecimento e aquele outro que tem cinco empregos e bate o cartão no serviço público com um dedo de silicone indo pro seu consultório particular.
...
Bom, na verdade esta introdução é só para comentar que não dá MESMO para confiar em tudo que a gente vê por aí. Nem quando amigos indicam.
Estou em vias de viajar para os EUA e tenho cidadania italiana. Sei que sou isenta de visto por causa disso, sendo necessário apenas pagar uma pequena taxa e imprimir o ESTA (programa de isenção de vistos para alguns países da comunidade europeia e outros).
Porém, brasileira que sou, decidi tentar o visto no meu passaporte nacional. Com medo de preencher algo errado no meu DS-160 (formulário para visto de não imigrantes) consultei um amigo que também fez e ele me deu um mail de uma pessoa de São Paulo que se encarregaria, mediante pagamento, de fazer os DS e tirar minhas dúvidas.
Paguei adiantado, ele fez o preenchimento, não me deu a senha do CEAC para eu acessar ou refazer meu relatório. Não contente, errou o local de nascimento do Paulo, que também pretende tirar o visto. Enchi o saco de mandar dezenas de emails sem resposta e tentar inutilmente que ele refizesse os relatórios ou me desse dicas para preencher novamente.
Criei coragem, entrei no site e refiz o meu DS, o da minha filha e o do Paulo. Agendei as entrevistas no CASV de Porto Alegre e consulado em São Paulo.
Não precisava ter gasto com essa pessoa, que deve ser um "profissional" medíocre no seu trabalho também, levando-se em consideração o que ele fez conosco.
...
Mais dicas sobre o visto, DS-160, ESTA, estou à disposição no email marilia.bavaresco@gmail.com ou acesse https://usvisa-info.com.
...
Fica a dica: confie desconfiando. Se te indicarem alguém, procure referências (a web está aí para isso, também!), peça o telefone e todos os dados porque depois de depositado o valor, a pessoa pode simplesmente "evaporar" e daí danou-se.
...
Adorei esse link das Sete Máximas do Péssimo Profissional.

Um comentário:

  1. Em março deste ano fui pra Washington DC participar de um seminário sobre interpretação de língua de sinais. Gente, o que é a trabalheira para se tirar um visto!!!! O tal questionário é ridículo e parece novela antiga: não termina nunca! Pior é ter que ir a SP e ficar naquelas filas que a gente parece gado em brete. Eu me senti um lixo, mas, bem, diante da imagem do brasileiro no estrangeiro, deve ser assim que eles no vêem mesmo...gado, na fila para o abate...

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa!