sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Três Coisas

Hoje teria muito assunto a comentar. Mas como ando meio parada nas publicações e abandonei temporariamente o facebook, me restrinjo aqui a confabular comigo mesma sobre as news do dia.

Caso suspeito de Ebola no Brasil
Tenho muito medo de uma epidemia aqui e, considerando que não há o mínimo preparo, a situação da nossa saúde já precária poderia ficar mais caótica ainda. (Alguém viu as imagens do transporte do suspeito de estar contaminado? Pelamordedeus!)
Não me refiro aos HUs e Hospitais de referência, mas do atendimento em geral, público, onde a população carente busca seu atendimento de emergência: não há macas, material básico... imagine se os trabalhadores da saúde terão equipamento para lidar com isso!
Uma pessoa conjecturou pela manhã - sabiamente - que caso o ebola se espalhe pelo mundo, os países ricos que dão ajuda humanitária, por exemplo, se retirarão e cuidarão de seus próprios doentes. Aí o caos será completo. As comunidades mais pobres e carentes, afetadas pelo vírus serão deixadas para morrer, como era antigamente com a lepra. Tem coisa mais triste que isso?
É para se pensar.

Malala e Kailash recebem o prêmio Nobel da Paz 
Ela merecia, desde sempre. Uma menina guerreira e forte, que luta para que as mulheres do islã possam estudar e ter acesso à cultura, restrita aos homens (ainda que baseada numa visão totalmente deturpada do livro sagrado deles). Grupos extremistas, que na realidade querem continuar controlando as fortunas de seus líderes e a população usando o terrorismo como arma. E claro, por baixo desse angu tem muita gente bilionária, corporações de combustível, governos poderosos... mas deixa para quem estuda relações internacionais. Parabéns Malala! 
Ele sempre foi um ativista pacífico. Indiscutivelmente um perfeito Nobel da Paz. Luta desde 1980 para tirar as crianças do trabalho, pedindo direito à educação e livrando-as em alguns lugares da escravidão por corporações que visam apenas o lucro.
Parabéns Kailash!

O melhor programa de ontem
Não foi a derrota do rival colorado nem o retorno do horário político. Foi o debate entre Armínio Fraga e Guido Mantega na Globo News mediado por Miriam Leitão. Se você quer se aprofundar um pouco mais antes da eleição e escolher quem defende melhor os interesses do país, incluindo o seu, assista aí:

http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2014/10/guido-mantega-e-arminio-fraga-debatem-no-globonews-miriam-leitao.html

Beijo e fui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!