quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Chile - II

No segundo dia da minha última viagem, resolvemos pegar metrô em Santiago para chegarmos ao Cerro San Cristóbal. O metrô é super organizado, limpo e bem fácil de se locomover. 
Metrô - estação Baquedano

No caminho passamos pela ponte do Rio Maipo. O rio é assoreado e meio estranho. Porém ele vem da geleira e isso explica o aspecto diferente dele. 
Como era uma segunda-feira, o funicular só abria às 14:00. Caminhamos pelo bairro, fomos no Museu La Chascona ali perto, mas não abre também às segundas-feiras. Voltamos na sexta-feira e posteriormente relatarei aqui a visita.
Já que o que planejamos não deu certo, fomos caminhando em direção ao Patronato que é um bairro bem popular de lojas de fábrica - tipo o Bom retiro de SP. Fica mais ou menos há umas seis quadras do Cerro. Passeamos por lá, o pessoal fez compras de roupas (preços bem em conta), comemos frutas no copo (uma delícia comum de encontrar nas ruas de Santiago), encontramos uma loja que tem todo material e ensina como cultivar Cannabis em casa (é proibido, mas segundo o lojista, se não incomodar os outros tudo bem), vimos muitos muros com desenhos grafitados lindos demais, e, depois cansados e suados, sentamos na Pio IX para almoçar.
Aqui um alerta: sempre cuidem ao passar seu cartão. Confiram o que a pessoa digita como valor.
Acabado o almoço, quase às 14:00 fomos ao funicular para subir o Cerro. É realmente bem alto. Você aguarda numa fila e quando o trenzinho chega você ocupa um dos vagões e fica em pé, apreciando a paisagem até lá em cima. Um desafio para quem não curte altura.
Chegados ao topo do Cerro nos deparamos com algumas lojas de turista, com lembrancinhas e lugar para sentar e apreciar a paisagem. No dia em que fomos a cordilheira estava encoberta por névoa, mas ainda assim valeu a pena.
Santuário - Cerro San Cristobal
Lá em cima fica uma enorme estátua e o santuário da Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Peregrinos deixam velas e rezam. O local requer silêncio. Há também, à direita da estátua gigante uma igrejinha que é o templo do santuário. Tudo muito organizado e limpo.
Dá para aproveitar em dias normais o Zoológico Nacional que também é no cerro. Nós não fomos. Eu não gosto de ver animais aprisionados.
Descemos o cerro e rumamos para mais um final de tarde com ventinho e clima bom. 
Resolvemos passar na Chilean Rent a Car para reservar nosso carro para os outros dias em que fomos para o Vale Nevado e o litoral. Tudo muito rápido e NÃO PRECISOU do documento de direção internacional (PID). O valor também é bem em conta. Alguém tem que dar o cartão para a caução que é estornada na devolução do veículo. Perfeito.
Ainda na volta paramos na feirinha que tem perto do Cerro Santa Lucia, no caminho para casa. Ali tem muito artesanato barato e lindo. 
De noite comemos num restaurante italiano na Libertador General Bernardo O'Higgins. Quase chegando no Cerro Santa Lucia ao lado de um hotel grande. Muito bom mas não estou me lembrando o nome.

Dica: sempre (já falei em posts anteriores) verificar datas de feriados e dias e horários em que as atrações estarão funcionando. Se não tivéssemos o Patronato ali por perto nesse dia, perderíamos horas preciosas de passeio. 
Segunda dica: água, levem sempre junto. O ar é muito seco mesmo!
Terceira dica: boné, protetor solar. É impiedoso o solzinho no Chile.
Mais dicas sobre este passeio - Meus Roteiros de Viagem 

Deixo umas fotos para apreciação (ou não!).


Rio Maipo

Universidade do Chile - prédio do Direito

Rua Pio IX

Bairro de compras populares - Patronato

Igreja no Patronato

Igreja Ortodoxa no Patronato

Mais uma das várias igrejas do Patronato

Frutas na rua

Muros grafitados

Ponto de partida e chegada do funicular

Subindo o morro

Feirinha  e mirante do Cerro

Estátua da Nossa Senhora da Conceição

Templo

=)
  
Descendo ... e subindo

Feira de Artesanato do Cerro Santa Lucia

By night

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!