quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Chile - Parte I

Eu estive no Chile em janeiro de 2013, em Puerto Natales para visitar o parque das Torres Del Paine. Paraíso de paisagens lindas na patagônia chilena, rumo à Ushuaia na Argentina, ponto mais austral do continente americano. 
Fiquei com gostinho de quero mais e voltei agora em outubro, mas para a região de Santiago. 
Alugamos um apartamento no Airnb - nossa estreia neste tipo de acomodação - e foi muito bacana. O valor que pagaríamos no hotel para uma pessoa acomodou quatro no apartamento. Uma economia enorme, liberdade, perto de tudo.
...
Clima - de manhã e à noitinha esfria. Sempre bom ter um casaco. Durante o dia teve sol e ficou quente. Protetor solar direto. Água também pois o clima é bem seco. 
Língua - eu achei mais difícil entender o espanhol deles do que os da Argentina e Uruguai. Me pareceu que eles falam mais rápido. Quando percebiam falavam mais pausadamente. Teve algumas situações em que a pessoa preferia falar em inglês pois não entendia o português. 
Sujeira - apesar da cidade ser linda demais, com uma área verde super bem cuidada, tem muito lixo na rua. Principalmente nas áreas mais populares.
...
Chegada - desembarcamos às 16:00 e pegamos o Transvip, que é uma espécie de lotação compartilhada com 6(seis) lugares. Você paga logo depois do desembarque e eles te deixam onde você precisar. Mas depois, fazendo as contas, pelo preço de um passageiro poderíamos ter pego um táxi que seria a metade do valor. O táxi em Santiago não é baratíssimo mas não serve para caro. Se estiver em mais de um vale a pena. 
À noite já saimos para conhecer o Pátio Bellavista (reúne restaurantes, bistrôs, bares, lojas, conveniências) que todo turista ama. Fomos no Backstage Bar e por sorte a música era cubana com um grupo sensacional. Delícia!
...
Primeiro Dia - saímos de manhã e caminhamos em linha reta do apartamento na Rua Carmen e chegamos no Cerro Santa Lucia. Lindo demais. Foi onde a cidade de Santiago iniciou(1). O passeio foi lindo porque lá de cima você tem uma vista de 360º da cidade. Uma pena que a cordilheira estava encoberta por uma névoa apesar do sol. Mas o dia estava ensolarado e limpo, deu para tirar fotos lindas.
Essa que vos escreve fotografada
pela pessoa que ama ♥
Seguimos dali para o centro. Tudo a pé. Adoro caminhar apesar dos meus companheiros nessa trip não serem muito fãs das pernadas. 
Paramos no Paseo Ahumada, uma rua para pedestres onde se encontram todas as lojas bem mais baratas que nos shoppings. Nesse dia não entramos nelas, mas valeu a pena quando fizemos. Neste mesmo calçadão tem os famosos cafés com pernas. Cafés tradicionais com mulheres de micro saias servindo. Tradição é tradição... mesmo que seja esquisita.
Seguindo pela Rua Moneda, foi possível ter uma ideia do centro de Santiago, com muitos prédios públicos lindos, muitos parques verdes e monumentos históricos. 
Paramos no Palácio La Moneda, que apesar de simples e enxuto (como todos deveriam ser) é bem bacana. Sempre tem manifestações por ali, corridas, e todo tipo de reunião de público nas cercanias do palácio. Neste dia tinha uma corrida (bem grande pelo visto) e no outro dia tinha um encontro dos evangélicos com show, música e tal. É tipo nossa esquina democrática aqui em Porto Alegre.
No caminho de volta, passamos pela Plaza de Las Armas e almoçamos no Mercado Central, que é exclusivamente de frutos do mar. Quem não curte o "aroma" não deveria ir. 
Este era um dia atípico, pois era domingo, as lojas abriram à tarde, tinha mais espaço livre que em dias de semana, e eu achei engraçado que o povo vai pro centro nesses dias. Aqui em Porto Alegre o povo foge do centro nestes dias.
Nesta noite fomos jantar no Pátio Bellavista de novo, numa pizzaria bem bacana: a Zocca. Vinho delicioso e a massa da pizza fininha e crocante como eu amo!
...
Em viagens qualquer prazer me diverte!!! =)
Continuo os demais passeios no outro post.
Ah, uma dica de um site super completo e por isso não estou detalhando muito porque roteiros e dicas específicas tem muitas na web - Viaje na Viagem 

Fotos:
Torres Del Paine

Torres Del Paine

Torres Del Paine

No caminho de Torres Del Paine

Torres Del Paine

Torres Del Paine

Puerto Natales

Torres Del Paine - Ei-las! Lindas!

Presidente Allende

Predios do centro de Santiago

Vista da nossa rua para o Cerro Santa Lucia

Catedral Metropolitana 

Interior do Palácio de La Moneda

Mercado Central

Archivo Nacional


Puerto Natales

(1) Cerro Santa Lucia - Os mapuches (povo indígena do centro-sul do Chile que resistiu à conquista pelos espanhóis por mais de 300 anos) o chamavam de Huelén (dor, tristeza). Mas Pedro Valdivia, primeiro desbravador espanhol no Chile, batizou o morro de Santa Lucía de Siracusa, já que a conquista foi em 13 de dezembro, dia da santa. Foi aí que ele fundou a cidade com o nome de Santiago de Nueva Extremadura, em 12 de fevereiro de 1541.Por se localizar no centro de Santiago, oferece uma visão de 360 graus da capital. O cerro é rodeado de escadas por todos os lados, que levam sempre em direção ao mirante, que está a 629 metros acima do nível do mar e 69 metros com relação à cidade. O estilo arquitetônico predominante é o neoclássico, desde a fonte da entrada até as esculturas espalhadas pelo logradouro. Toda esta ambientação foi criada no centenário da República, inclusive o tratamento paisagístico (árvores de diversas espécies), pequenas praças, fontes e postes de iluminação. Lá se encontra ainda um interessante jardim japonês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!