segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Chile - V - Litoral

Saímos cedo neste dia. Estava ensolarado, nem frio nem quente como todos os dias que passamos em Santiago.
A estrada que pegamos para o litoral, região de Valparaíso, foi a recomendada: rota 68. Tranquila, super bem sinalizada, sem buracos. Só linha reta.
Levamos mais ou menos 2 horas até lá. Chegamos a Valparaíso pelas 11:00. Não foi muito fácil encontrar o mirador da cidade. Paramos num lugar mais distante antes e com auxílio dos "locais" chegamos ao dito cujo.
Estradas do Chile
Aqui um conselho: contrate um guia para quando chegar em Valparaíso, pois perde-se muito tempo com GPS e tudo para achar qualquer lugar. A cidade não é planejada o que dificulta encontrar as vias corretas. E tem muita coisa que com certeza não vimos por conta da desinformação.
Bom, passado o perrengue foi hora de curtir a paisagem que é linda. Estando no mirador certo, pudemos apreciar a feirinha local e o Museu Naval que é colado. Ali está boa parte da história da conquista do Chile, seus heróis e acervo bibliográfico. 
Encontra-se no pátio do Museu a cápsula que resgatou os mineiros chilenos que ficaram soterrados alguns anos atrás. Claustrofóbica e salvadora!
...
Em seguida rumamos à Viña del Mar que é uma cidade litorânea colada em Valparaíso, linda e rica. Existe uma ornamentação muito delicada que são vasinhos nos postes de iluminação. Adoráveis e dão um ar romântico à cidade.
No meio dela há um rio que desce da montanha que se chama Estero Marga Marga. Conta-se que tinha muito ouro aí e ele foi dilapidado pelos conquistadores de outrora.
A cidade é pitoresca e fofa, por isso é chamada A Cidade Jardim.
Ruas de Viña
Paramos no relógio florido para tirar a foto de praxe e depois rumamos à Praia Reñaca. A orla é completamente planejada e urbanizada. Muito linda.
Almoçamos no Delícias Del Mar. Delicioso. Vale cada peso (dinheiro e kilogramas!).
Acabamos passeando a pé por um pedacinho da orla e depois nos dirigimos à Isla Negra. 
...
Aqui outro conselho: no GPS coloque Isla Negra e não o nome da comuna a que pertence. Nos perdemos quase chegando lá e pegamos uma quebrada, estrada de chão. Quase perdemos a entrada pro Museu Pablo Neruda
Bom, chegados em Isla Negra, o vento do Pacífico quase nos congelou apesar de ser um dia de primavera. Conseguimos, mesmo sendo os últimos a chegar, entrar e fazer a visitação. Eles dão um guia em forma de telefone e vc vai acionando conforme os locais em que está dentro da casa.
O Museu é lindo, parece que cada peça da casa fala. A parte mais emocionante foi a visita ao quarto de Neruda e o final, que é seu túmulo com sua amada Matilde Urrutia. De frente para o mar que tanto amou em vida.
Foi um passeio lindo, paisagens maravilhosas e muitos quiômetros percorridos. Valeu a pena.
...
À noite, para dar um sossego ao motorista, fomos conhecer o Bar Galindo, super recomendado. Tudo muito bom. As porções são gigantescas. O pessoal aproveitou para tomar o Pisco Sur, tradicional do Chile.
...
Reitero que o objetivo das minhas postagens é relatar nossa experiência e depois poder relembrar. Para informações precisas, existem zilhões de sites com essa proposta.
Mais do Chile em outro post.
Algumas fotos:
Pedágio, um dos...

Paisagem

Monumento na entrada de Valparaíso

Vista de Valparaíso

Pacífico, nem tão pacífico

Vista do porto de Valparaíso

Museu Naval

Amo!

Fragata Esmeralda

O maior herói do Chile: Arturo Prat

Cápsula que resgatou os mineiros soterrados
Relógio de flores de Viña del Mar

Vista do mar

=)
  
Estero Marga Marga

Amei isso!

Museu Pablo Neruda Isla Negra
Museu Pablo Neruda Isla Negra

Museu Pablo Neruda Isla Negra - túmulo

Cores da Primavera



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!