sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Paris - parte III

Dia 12/01/14
Este foi o dia em que mais passei frio em Paris. Resolvemos subir Montmartre e congelei. Pra começar, usando o mapa que eu tinha, descemos do metrô e fomos a pé até encontrar o funicular. No funicular você pode usar o passe de metrô também, mas a Rafaela quis subir aquela escadaria a pé. Resultado: fui com ela e os outros subiram confortavelmente no bondinho.
Montmartre
Ao chegar lá em cima, na frente da belíssima Sacre Coeur estava tendo uma espécie de desfile de carros antigos de coleção. Bem bacana!
Entramos na Sacre Coeur. De tirar o fôlego de tão linda.
Depois fomos explorar Montmartre. Tomamos chocolate quente num café, depois visitamos uma galeria de arte. Em seguida fomos ao Museu de Montmartre, que era a casa de alguns artistas. Foi ali por exemplo que Renoir se inspirou para algumas de suas pinturas.
Depois cirulamos mais um pouco e voltamos caminhando pelas lojas da parte baixa de Montmartre até a estação de metrô.
À noitinha demos uma circulada pelo bairro onde estávamos hospedados e dormimos cedo. Dia seguinte seria cansativo.

Dia 13/01/14
Euro Disney!!!! Bom, fomos de trem e aqui nesse link você encontra o roteiro. Se a gente foi, qualquer um vai. E vale a pena sim, pela economia. Vai a hora que quer e volta a hora que cansar sem esperar van nem nada disso.
Euro Disney
Bom, chegamos lá e o dia estava frio, mas não como no dia anterior. Era um tal de coloca casaco, tira casaco, porque tivemos que caminhar. São basicamente dois parques iguais aos da Disney de Orlando. Mas como tínhamos poucos dias, fomos um dia só, então tivemos que fazer o que deu, bem rápido para pegar o maior número de atrações num dia só.
Não vou discorrer sobre as atrações que são ao gosto de quem vai. Deixo o link da Disney de Paris para que tenham uma ideia do que batemos perna.
Comprei os ingressos ainda no Brasil, assim poupamos tempo de bilheteria.
Só posso dizer que cansamos e ao sentarmos no trem de volta, parecia que tinha chumbo nas pernas.
Ao chegar no hotel de volta, capotamos.

Dia 14/01/14
Neste dia, família reunida, fizemos o passeio que começava no Mercado de Flores até a Place des Vosges. Passamos por locais que antecipadamente eu tinha encontrado na internet, como sendo roteiros a pé, sugeridos pela Hola Tur. Vá até o meio dessa página e baixe os dois pdf que tem ali. Foi bárbaro!
Passeio desse dia: O mercado das flores, La Sainte Chapelle, Palácio da Justiça e o Conciergerie, A Place du Châtelet e seus dois teatros, Tour Saint Jacques, A Igreja Saint-Merri, O centro Beaubourg, Rua de Sainte-Croix-de-la-Bretonnerie,
O Claustro des Billettes, A Igreja de Blancs-Manteaux, O Travessa dos Arqueiros, Rua des Rosiers (a rua judaica), Hotel de Lamoignon/ biblioteca da cidade de Paris, O hotel Carnavalet (o museu da cidade de Paris), A Place des Vosges com visita à casa de Victor Hugo. Ufa! Cansamos!