terça-feira, 24 de março de 2015

Patagônia - Parte III

Continuando a jornada ao Fim do Mundo!

- 15/01/13 - Acordamos cedo e partimos em direção à Punta Tombo pela Ruta 1, que fica 110 km de distância. Na entrada de Punta Tombo tem um espécie de museu de espécies marinhas.
Fizemos um tour e depois partimos para o "filé" do dia: a pinguineira.
Muito emocionante ver os bichinhos por ali caminhando daquele jeitinho engraçado. Existem regras que devem ser seguidas como por exemplo: não cruzar nunca a travessia deles, nem sair do trajeto demarcado com pedras brancas. Eles são muito territoriais e perdem o rumo se alguém passar na sua frente. Coisa mais linda do mundo. Claro que o trabalho do pessoal ali não é fácil pois sempre tem turista que se faz de surdo por uma boa foto e acaba invadindo locais que não pode, ou saindo do caminho delimitado... Foi um dos locais mais pitorescos que visitei. O único detalhe foi que esqueci o protetor solar e tomei uma bela queimada nos braços. 
Almoçamos por ali mesmo e seguimos em direção ao sul, saindo da Ruta 1 e voltando para a Ruta 3 até Comodoro Rivadávia. Cidade litorânea com uma paisagem muito linda. Deixamos as coisas no hotel (bem bacana!), fizemos um chimarrão e sentamos na beira do mar que é de pedras. O ventinho polar já estava presente. Na mesma noite jantamos num restaurante self service (bem ruim diga-se de passagem). Algumas pessoas no dia seguinte passaram mal.

- 16/01/15 - Neste dia saimos cedo e passamos viajando. Foram 783 km de chão pela Ruta 3.
Homenagem ao Petróleo - Rio Gallegos
Paramos para comer (almoço e janta) em alguns paradouros. Era possível acompanhar os turistas de moto que vão em bando para a Terra do Fogo. A paisagem estava mudando e muitas fazendas com ovelhas e cordeiros. Algumas casas perdidas no meio daquela imensidão do nada. Pequenas vilas de três ou quatro casas apenas.
Chegamos de noite (anoitece às 22:00 naquela época) em Rio Gallegos, província de Santa Cruz. Cidade que é banhada por um rio desse mesmo nome. Demos uma caminhada, jantamos e voltamos ao hotel (bem pitoresco). Quando chegamos, a moça veio me entregar um recado enviado pela internet do meu namorado, lendo na frente de todo mundo. Foi aquela pegação de pé... enfim!!

- 17/01/15 - Neste dia saímos muito mais cedo do que o normal (06:30) porque tínhamos que fazer aduana na fronteira do Chile (que por sorte não demorou mais que uma hora) e cruzar o Estreito de Magalhães.  Saímos pela Ruta 3, depois Ruta 255 e em seguida a Ruta 257 (200 km aproximadamente até aqui). A passagem pelo Estreito é bacana, deu para ficar assistindo a travessia de fora do ônibus (apesar do frio) e esticar as pernas apreciando a paisagem.
Passando o Estreito tínhamos que chegar à Ushuaia passando antes na aduana da Argentina.
Sim, a passagem pelo Chile é só essa. Você entra e sai dele para poder chegar em Ushuaia e claro, eles não fizeram questão nenhuma de facilitar a vida dos turistas que querem conhecer a parte argentina da Terra do Fogo: estrada de chão até a aduana. Muito chão, muita estrada (incluindo de terra), muitas sonecas e papo furado... 
Depois que passa a aduana argentina são 440 km aproximadamente pela Ruta 257 e 3. A paisagem começa a mudar e é possível ver a vegetação se transformando. De repente, numa das curvas da Ruta aparece no horizonte o que nos espera: uma cordilheira com picos de neve, linda de perder o fòlego. Foi assim, ao anoitecer (já era tarde!) que chegamos em Ushuaia. Deixamos nossas coisas no hotel (bacana!) e voamos para um restaurante comer o nosso primeiro cordeiro patagônico com um bom vinho local. 


Algumas fotos:
Ruta 1 (uma ema no cantinho)
Punta Tombo
Punta Tombo
Punta Tombo
Punta Tombo
Punta Tombo - filhotes
Punta Tombo
Punta Tombo - lindos
Punta Tombo
Punta Tombo - diversidade

Punta Tombo 
Punta Tombo 
Punta Tombo 
Punta Tombo 
Comodoro Rivadávia
Comodoro Rivadávia
Comodoro Rivadávia
Comodoro Rivadávia
Comodoro Rivadávia
Rumo ao sul - Ruta 3
Ruta 3
Jantar em Rio Gallegos
Rio Gallegos
Rio Gallegos
Hotel em Rio Gallegos
Estreito de Magalhães
Estreito de Magalhães
Estreito de Magalhães
USHUAIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!