quarta-feira, 15 de abril de 2015

Patagônia - Parte V

Torres Del Paine
- 21/01/13 - Saímos do hotel bem cedo, paramos num local para tomarmos um café e entramos no Parque Torres Del Paine. O passeio foi feito numa van que nos levou até perto das torres, dos rios e lagos de degelo, da cachoeira. Um lugar mais encantador do que o outro. Eu acho que foram as paisagens mais lindas que eu vi na viagem, embora casa lugar tivesse seus encantos.
Paramos na beira de um lago de degelo numa pousada para almoçarmos e seguirmos viagem.
Paramos em locais estratégicos para fotos umas quatro vezes.
Depois, no mesmo paradouro da ida, comemos, nos aprontamos para fazer a fronteira com a Argentina.
Seguimos viagem até chegarmos em El Calafate. O Hotel Patagônia Queen é lindíssimo, eles são super corteses e é tudo perfeito.
Perito Moreno
- 22/01/13 Acordamos cedo e com uma equipe local de turismo nos dirigimos ao Glaciar Perito Moreno. O caminho até lá é lindo. As paisagens muito bucólicas, com fazendas e montanhas.
Ao chegar no parque fomos instruidos quanto às regras de visitação.
Fomos para o tour, descemos as escadarias, subimos, batemos fotos e a visão do Glaciar de frente é hipnotizante. O mais sensacional são os pedaços gigantes de gelo caindo no lado e fazendo um estrondo tipo uma trovoada.
Fizemos um lanche e prosseguimos para o mini trekking com a mesma companhia. Cruzamos o rio num barco e chegamos na parte preservada do parque.
Aguardamos o retorno do guia, almoçamos, tudo super organizado e limpo, com vários avisos para levarmos embora nossa sujeira.
Calçamos nossos sapatos especiais e subimos a geleira. Lá caminhamos um tempo, pulamos fendas, vimos um imenso buraco azul e no final comemos alfajores e um pouco de uísque com gelo dali mesmo.
Embarcamos para a travessia e fomos brindados com a parada em frente ao Glaciar dentro do rio. Sensacional.
Voltamos para El Calafate extasiados. A vista é algo fora do comum, diferente de tudo que eu imaginava ou já tivesse visto na vida.
À noite passeamos pela cidade (que lembra muito Gramado), jantamos, tomamos sorvete de Calafate (uma fruta local) e fomos pro hotel descansar. Neste dia resolvi comprar minha passagem de avião para Buenos Aires ao invés de voltar de ônibus até lá, para encontrar meu namorado que estaria indo para lá me encontrar. De lá voltei com o pessoal para Porto Alegre.
Lagos de Gelo
- 23/01/13 - Acordamos cedo de novo e fomos ao passeio dos Rios de Gelo. Ao chegar no local muita fila e muita excursão, mas nós já tínhamos os ingressos e poupamos uma das filas.
Fomos num barco médio e eu fiquei quase o tempo todo do lado de cima, no relento. Frio prá caramba afinal os lagos são de neve derretida.
As imagens dos icebergs e os formatos são sensacionais.
Os glaciares Upsala (o maior) e o Spegazzini (o mais bonito) valem por todo o passeio que dura quase quatro horas. Vale a pena.
No retorno aproveitamos para passear pela cidade, fazer umas comprinhas, jantar e bater perna.
Balcones
- 24/01/13 - Este foi meu último dia de Patagônia. O meu avião sairia à tarde então consegui fazer o passeio da manhã para conhecer os famosos "balcones" que são montanhas peladas com vegetação típica rasteira e animais locais. Depois toma-se um café feito pelos guias numa espécie de tenda climatizada. Muito interessante. As pedras tem incrustradas nelas uns desenhos parecendo um chapéu. Vale o passeio.
Voltando ao hotel consegui uma carona para o aeroporto e bye bye Patagônia!!!
Em seguida falarei sobre Buenos Aires.
Algumas fotos:

Torres del Paine
Torres del Paine - ei-las!
Torres del Paine - Emas
Torres del Paine - Guanacos
Torres del Paine - As torres!!!
Torres del Paine
Lilo - Perito Moreno
Lilo - mascote Perito Moreno
Perito Moreno
Perito Moreno - mini trekking e uísque com gelo da geleira
Perito Moreno - guia do mini trekking
Perito Moreno - mini trekking
Nosso guia - periGo moreno
Sol em El Calafate mas era 21:00.
Rios de Gelo - Glaciar Upsala - o maior

1. Nesta paisagem patagônica, bem parecida com aquelas da Nova Zelândia te digo: hoje estou naqueles dias de "por que eu não emigrei quando era jovem?". me lembro de dizeres que, agora, é para os que vem por aí, que nós já estamos assentadas. E por que mencionei a Nova Zelândia? Porque se não fosse algum país nórdico, seria para lá que eu iria. Só nos resta viajar...ai...ai