terça-feira, 28 de julho de 2015

Ficção - Estorvo

FICÇÃO - ESTORVO

Autor: BUARQUE, Chico
Idioma: PORTUGUÊS
Capa: LOUREIRO, Raul
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
Assunto: Literatura Nacional
Páginas: 160 
Lançamento: 02/08/1991 
ISBN: 9788535905151 


Resenha Companhia das Letras - A campainha insiste, o olho mágico altera o rosto atrás da porta e o narrador inicia uma trajetória obsessiva, pela qual depara com situações e personagens estranhamente familiares. Narrado em primeira pessoa, Estorvo se mantém constantemente no limite entre o sonho e a vigília, projeções de um desespero subjetivo e crônica do cotidiano. E o olho mágico que filtra o rosto do visitante misterioso talvez seja a melhor metáfora da visão deformada com que o narrador, e o leitor com ele, seguirá sua odisséia. 
Prêmio Jabuti 1992 de Melhor Romance 

Minha Opinião - Eu gostei do livro em parte, pois não achava que fosse grande coisa. Pelos comentários parecia que eu ia me aborrecer com a leitura, o que não aconteceu.
Na verdade o livro deixa o leitor ansioso porque o personagem fica constantemente trocando de situações como se estivesse tonto, atordoado, andando sem ter um rumo certo. A impressão é que ele foge de algo o tempo todo. Dá até para pensar que fosse uma pessoa esquizofrênica, se levar em consideração o desenvolvimento da narrativa.
Do meio para o final parece ser tudo um sonho onde aparecem outros personagens esquisitos que nada tinham em comum, se relacionando. 
O fim é inusitado. Acaba o livro e você fica se questionando como tudo culminou para o destino do personagem, sempre narrado em primeira pessoa.
Recomendo para quem gosta de leituras asfixiantes.

Nota - ♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!