terça-feira, 13 de outubro de 2015

São Francisco de Paula - RS

A viagem no feridão de 12 de outubro teve intenção de descanso mesmo. E nada melhor que um clima chuvoso em um local aconchegante para fazer isso.
Ao subir a RS-020 (via Taquara) já tínhamos sido prevenidos que haveria um bloqueio na Polícia Rodoviária Estadual, e podíamos contornar e seguir a viagem. Para nossa surpresa havia o bloqueio mas nenhum policial (nem na ida nem na volta) e o asfalto cedido e enormes pedras na beirada da estrada nos fizeram temer pela nossa segurança. Deu tudo certo, fomos devagarinho e chegamos à linda São Francisco de Paula distante 112 km de Porto Alegre.
...
Fiz a reserva pelo Booking, porém alguns dias antes ao analisar os quartos pelo site da Pousada Casa de Pedra, percebi que o nosso quarto seria o mais simples. Sem problema. Liguei para lá e logo a pessoa que me atendeu nos transferiu para um quarto lindo, com banheira, lareira e tudo mais. Ficamos no Topázio e pagamos a diferença. Optamos também pela meia pensão que incluía o jantar, servido "a la carte" e muito gostoso. Aqui vale um elogio ao pessoal que é todo muito simpático, nos recebeu e nos tratou com extrema cordialidade e atenção durante todo o tempo.
Avaliações do Trip Advisor.
...
A Pousada é toda construída num terreno íngreme, tinha muitas escadarias mas como dizia o Paulo: "todos os caminhos nos levam à Roma" se referindo à nossa cabana. 
Ao redor das cabanas lindos pinheiros e araucárias, enormes e preservados. O único senão é que não tinha um estacionamento e os carros ficam no lado de fora numa subida acentuada e com cascalho. Tem guarda noturno, então não tem problema quanto à segurança.
...
Lago São Bernardo - é um cartão postal da cidade de São Chico e fica bem pertinho da pousada. Local ideal para passeio ao ar livre, cheio de patinhos e uma ilha no meio só para eles. Numa das pontas fica o antigo e ainda operante Hotel Cavalinho Branco. Ao longo de todo o lago tem pista para caminhar, andar de bicicleta, alguns aparelhos de ginástica, paradouros. E em todo redor dele a mão dos carros é única facilitando o passeio. Lindo demais.
No dia em que passeamos por ali estava cinzento, enevoado, chuvoso e mesmo assim rendeu bons momentos e fotos bonitas. Detalhe pros patos super de boa que vem ver se você tem comida. Uns fofos!
...
Livraria Miragem
Outro passeio que fizemos foi à Avenida do centro toda cheia de monumentos e uma calçada bem arborizada no meio. Toda em linha reta e plana, facilitando as caminhadas. Uma pena que estava chuviscando e mal podíamos descer do carro.
... 
Visitamos a maravilhosa Livraria Miragem, ponto turístico imperdível da cidade. Ela é linda, um oásis de calmaria, boa música e cultura. Ela foi construída por Luciana Olga Soares, uma professora de história de São Chico. Aqui um relato sobre a livraria que achei um dos mais completos: Miragem. Imperdível!
...
Almoçamos na Churrascaria Campo do Meio e no outro dia na Galeteria Casa da Dinda.
A primeira fica na entrada da cidade para quem chega de Porto Alegre e optamos por comer sem o espeto corrido. Ainda sim é um buffet super bem servido, entrada de sopa de capeletti, com carnes e massas e sobremesas coloniais variadas. Super em conta. Valeu a pena.
No outro dia almoçamos o churrasco de pinhão da Casa da Dinda que nada mais é que dois tipos de carne misturadas com pinhão cozido em formato de rocambole. Muito gostoso. Veio galeto completo, com massas, saladas, polenta. Muito bem atendido e está no preço normal dos galetos na região da Serra Gaúcha.
...
Um passeio calmo, tranquilo (tirando aquele trecho ruim da estrada) e que valeu para recarregar as baterias. Recomendo e iria de novo.
...
Algumas fotos:
Detalhes do quarto
Vista do chalé
Araucária
Trenzinhos iguais a esse por toda cidade
Tropeiro
Livraria Miragem
Livraria Miragem
Hotel Cavalinho Branco
Me
Paulo
Patinho
Outro Patinho
Lago São Bernardo
Three ducks
Lago São Bernardo
Patos
Fog
Araucárias
Lago São Bernardo
Lago São Bernardo
Lago São Bernardo
Lago São Bernardo
Lago São Bernardo
Quá quá
Lago São Bernardo
Lago São Bernardo
Lago São Bernardo
Centro São Francisco
Iaba-daba-dú
Centro São Francisco
Centro São Francisco
Centro São Francisco
Clima

Um comentário:

Sinta-se em casa!