terça-feira, 24 de novembro de 2015

Biografia - Michael Jackson, Intocável

BIOGRAFIA - INTOCÁVEL - A estranha vida e a trágica morte de Michael
Jackson 
Autor: Randall Sullivan 
Tradução: Álvaro Hattnher e Claudio Carina e Marina Pontieri Lima e Rogério W. Galindo 
Assunto: Biografia - Música
ISBN: 9788535923612 
Lançamento: 2013 
912 páginas

Resenha segundo Companhia das Letras
Tendo como ponto de partida os dias finais do Rei do Pop no rancho Neverland,Intocável conduz o leitor pelos quatro últimos anos de Michael Jackson, conforme ele viajava o mundo - da Califórnia para o Oriente Médio, depois Irlanda, Ásia, Costa Leste e Las Vegas -, na tentativa recuperar sua fortuna e reputação com um novo disco e uma série de cinquenta megashows, para os quais ele ensaiou até um dia antes de sua morte. 
Sullivan também investiga o passado de Jackson, revelando um homem tão ingênuo quanto astuto, um pai dedicado cujas atitudes com os filhos geraram polêmicas mundiais, um empresário ardiloso que atingiu o auge muito cedo para depois quase derrubar uma megacorporação, um narcisista inveterado que, mais do que tudo, desejava uma vida tranquila, solitária e normal. 
Do estrelato precoce com o Jackson 5 à derradeira queda, passando pela difícil relação com a família e os muitos escândalos públicos que marcaram sua carreira, Intocável jamais deixa de lado o gênio artístico de Jackson, seu pioneirismo musical e tecnológico e os incríveis passos de dança que marcaram e seguem marcando gerações. 
Valendo-se de dados inéditos sobre a vida financeira de Jackson, bem como sobre as acusações de pedofilia que manchariam irremediavelmente sua carreira, além de acesso exclusivo a figuras do círculo íntimo do cantor, o autor traça o mais completo (e complexo) retrato de Michael Jackson, um homem de inúmeras contradições que segue, a despeito de tudo, no seu trono de Rei do Pop. 

“A primeira grande narrativa sobre os últimos anos do Rei do Pop... [Intocável] apresenta Jackson sob uma nova luz.” - Los Angeles Times 

“Uma biografia que, a despeito de toda cobertura que o astro já recebeu, o torna fascinante outra vez.” - People 

Minha Opinião - Acreditava que já tinha lido a biografia mais triste de todas que era a do Kurt Cobain, porém, ao acabar estas quase 800 páginas sobre Michael Jackson cheguei à conclusão que estava enganada.
Procurei outras opiniões e vi que a horda de fãs de Michael não curtiu o livro pois retrata cruamente a vida complicada do mega-pop-star e os chupins à sua volta, incluindo - principalmente - sua família.
Sem sombra de dúvidas, Michael foi durante toda sua vida uma alma atormentada. Mas não consegui chegar à conclusão no final se ele abusou ou não das crianças, se ele era apenas um adulto que não queria crescer ou foi vítima de toda espécie de mau caratismo que o cercou desde criança.
Na verdade eu imagino que sim, ele pode ter sido vítima tanto quanto abusador, mas nem sempre se deu conta disso.
O fim dele foi pior, sozinho como esteve durante toda a sua vida apesar de querer mudar esta situação durante todos os seus 51 anos. 
Muito bem escrito, a ficha de fontes é enorme, a cronologia é sensacional e as fotos também.
Porém, sinceramente, eu fiquei mal depois de acabar a leitura.

Nota - ♥♥♥♡♡

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!