quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Bob Marley

QUEIMANDO TUDO - A Biografia Definitiva de Bob Marley
Autor: WHITE, Timothy
Tradutor: SILVEIRA, RICARDO
Idioma: PORTUGUÊS 
Editora: RECORD 
Assunto: Biografias - Música 
Edição: 10 
Ano: 2013 

Resenha (da Saraiva) - Queimando Tudo é muito mais do que o simples relato da vida do astro do reggae. O livro traça um panorama da vida na Jamaica, sua política, a história dos movimentos negros no continente, o nascimento do reggae e sua evolução até os dias de hoje. Uma obra fundamental e definitiva sobre um dos maiores artistas do século XX que chega até nós em edição atualizada pelo autor, que faz importantes revelações sobre investigações da CIA, a batalha judicial pelo espólio de Bob e a saga musical de seus descendentes, sem falar em uma discografia básica de reggae e da obra completa de Marley.

Minha Opinião - Eu fazia uma ideia completamente diversa de Bob Marley da que o autor apresentou na narrativa.
Inclusive aprendi neste livro um pouco sobre o rastafarismo, as ideias, de onde se originaram e quais são suas propostas.
O autor, embora um pouco desconexo em algumas partes, dá uma aula sobre a Jamaica, os antepassados históricos e a crença dos rastas no descendente do Rei Salomão, Haile Selassie, do Reino da Etiópia.
A vida de Marley não foi uma vida fácil e a ideia que eu fazia de um cara largadão, que fumava sua ganja e deixava o barco rolar, nada tem a ver com o sujeito descrito na obra.
Da mesma forma o wailer Peter Tosh e seu destino triste.
A conclusão que tirei da leitura é que a Jamaica é outro país terceiromundista, com lindas paisagens, super explorado pelos colonizadores, com um povo que embora não se conforme com a situação não tem força para se desvencilhar dos políticos oportunistas e estrangeiros milionários que os exploram, esgotam os recursos e depois vão embora deixando uma multidão de miseráveis à espera do novo chupim (qualquer semelhança com outros países latino americanos não são mera coincidência).
Recomendo.

Nota - ♥♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!