quinta-feira, 5 de maio de 2016

Barcelona

Barcelona é linda! É bem mais espalhada que Madri, pelo menos a parte turística e histórica. Tivemos sorte de o tempo estar perfeito todos os dias e como anoitecia tarde, dava para dormir um pouquinho mais de manhã. Bem ritmo de férias mesmo.
O apartamento não era lá essas coisas mas a dona foi super atenciosa. Isso é ótimo.
Abaixo a descrição diária dos nossos dias em Barcelona.
Se quiser, pode ir direto para as fotos ou para os vídeos.
Dia 15.04.16
Neste dia embarcamos no trem na estação Puerta Atocha em Madri e rumamos para Barcelona. Três horas de viagem. Nesse meio tempo acertei os detalhes com a pessoa que ia nos aguardar no apartamento via whatsapp.
Aquário de Barcelona
Ao chegarmos na estação Sants de Barcelona, ali mesmo pegamos o metrô para a estação Drassanes. Bem rapidinho.
Ao sair do metrô demos de cara com o Mirador de Colon. O lugar mais perfeito em matéria de proximidade com os pontos turísticos.
Depois de entrarmos no apartamento onde fomos gentilmente recepcionados pela Gênesis (sim, o nome da menina é esse mesmo), deixamos nossas coisas e saimos para explorar e almoçar.
Acabamos caminhando pela Rambla de Caputxins e sem saber acabamos no Bairro Gótico.
O almoço foi no Grill Room, uma delícia. Ambiente perfeito, comida perfeita, garçon perfeito. Muito bom. Pertence ao grupo Andilana de Hotéis e Restaurantes.
O dia estava lindo, caminhamos devagar até o Mirador Colon, apreciando o clima, as pessoas, o mundo. Saudades!
Ao chegarmos lá ficamos admirados com os barcos na Dàrsena Nacional e decidimos visitar o Aquário de Barcelona. Lindo demais. Valeu super a pena. Mas aqui cabe ressaltar que se você compra ingressos pela web (e isto vale para quase tudo) paga no mínimo 10% mais barato.
Parc de la Ciutadella - Arc do Triomf ao fundo
Saímos do Aquário e fomos ao Shopping Maremagnum. Passeamos, entramos nas lojas, compramos algumas coisinhas.
Estávamos cansados do traslado e resolvemos ficar em casa e descansar.

Dia 16.04.16
Neste dia resolvemos fazer o City Tour começando pela Rota Oeste do ônibus Hop On/Hop Off.
Não iniciamos no ponto zero que é Plaça Catalunya. Embarcamos no Passeig de Colom.
Depois passamos pelo World Trade Center que nada tem a ver com aquele do 11 de setembro.
Aí subimos no Montjuic e começamos pelos Jardins de Miramar, depois a Fundação Joan Miró. Em seguida passamos pela Anella Olímpica
Ao começar a dar a volta, esbarramos no maravilhoso e suntuoso MNAC, contornando o Poble Espanyol e a Caixa Fórum
Uma pequena parada na Plaça d´Espanya divina, com toda a vista dos chafarizes e do MNAC bem lá em cima.
Em seguida rumamos para a estação Sants, nossa conhecida, o Camp Nou (do Barcelona), a Plaça Pius, a Diagonal (que é uma avenida que corta Barcelona).
Nessa altura passamos por La Pedrera (casa Millá) e Casa Batlló do Gaudi. Muito lindas as casas em arte moderna.
Optamos por descer na Plaça Catalunya e procuramos um local mais afastado para almoçarmos.
Escolhemos o El Mussol. Muito bom. De início eu fiquei bolada mas quando chegaram os pratos eu me encantei.
Voltamos para o ponto do ônibus na Plaça Catalunya e entramos no tour da Rota Leste.
Começamos pela Plaça Catalunya, passando pela Catedral Gótica, o Port Vell pertinho de onde estávamos hospedados e onde tem o Museu de História da Catalunya. Passamos pela Barceloneta (praia), depois pelo Port Olímpic, Platja del Bogatell, La Nova Mar Bella que foram construidos para as Olimpíadas de 1992.
Seguindo passamos pela Torre de Agbar, pela belíssima Sagrada Família (eternamente em manutenção) e pelo Hospital Santa Pau (que é um recinto modernista, prédio todo feito nesse estilo e virou ponto turístico).
Plaza d´Espanya
Passamos pelo Park Guell, pelo Tibidabo e descemos pelas já conhecidas La Pedrera e Casa Batlló descendo nessa e embarcando no Rota Oeste de novo para descermos no Parc de la Ciutadella.
Tinha uma multidão, porque havia uma feira de comidas e outras coisas. Tinha até barraquinha do Brasil.
Paramos numa tenda de chá indiana e tomamos chá com iguarias.
Seguimos caminhando perdidos na tarde ensolarada de sábado, indo em direção ao Zôo que fica no fim do parque.
Contornamos ele e caminhamos até a Barceloneta. Admiramos a praia, as pessoas aproveitando, muita música rolando, bem bacana.
Conseguimos até achar uma banda que parecia um bloco de carnaval nas ruelas da Barceloneta que não deixava nada a dever para os nossos.
Chegamos podres de cansaço, tomamos banho e fomos pro Bairro Gótico para comer tapas.
Acabamos comendo num bar que não consegui o nome. Exaustos, porém com um espaço para um gelatto, fui tomando sorvete até em casa.

Dia 17.04.16
Barceloneta
Neste dia fizemos o passeio demoradamente até o Montjuic para ver as coisas que no dia anterior apenas passamos na frente.
Entramos nos jardins do Teatro Grego e depois na Fundacion Juan Miró. Olha, eu sou muito tosca mesmo, mas não curti a maioria dos trabalhos deles. Me desculpem os aficcionados por arte, os entendidos mas prefiro coisas mais clássicas.
Depois de sairmos caminhamos até o Estádi Olímpic Lluis Companys, que foi o estádio das olimpíadas de 92. A entrada é livre e pode-se visitar as cercanias onde foram realizadas as competições de outros esportes também.
Seguimos a caminhada e descemos até o MNAC. Maravilhoso!!!! Imperdível.
Ouvimos um músico que deve fazer shows ao ar livre ali mesmo, covers de rocks antigos. Muito legal.
Fomos descendo aquela maravilha de chafarizes até Plaça d´Espanya. Tinha zilhões de motos porque num dos pavilhões estava havendo uma feira de motociclismo.
Almoçamos numa franqueada Dehesa Sta Maria, e foi bem gostoso.
Depois disso rumamos para uma das arenas de Barcelona ali perto, subimos e pudemos ver a cidade lá de cima. Na verdade de arena só tinha o entorno, porque a parte de dentro virou um shopping.
MNAC
Seguimos pela rua Hostafrancs até a Plaza de Sants onde entramos num e tomamos café numa Pans & Company.
Depois fomos em direção ao Camp Nou porque tínhamos ingressos para o jogo do Barcelona vs Valência.
Chegando nas cercanias você já sente o clima. Compramos uma camiseta e fomos pra loja do Barça. Maravilhosa. Entramos numa Pans & Company dali mesmo e tomamos umas cervejas, esperando a hora dos portões abrirem.
Muito organizado, cada fileira de cadeira tem seu portão, tudo muito bem pensado.
Ficamos num canto que víamos o jogo na diagonal. No fim o Barcelona perdeu para o Valência (é um tipo de Grenal catalão).
Voltamos caminhando, da Hostafrancs seguimos reto pela Av. del Parallel até Drassanes por volta das 23:30. Acho que fizemos uns 15 quilômetros nesse dia.

Dia 18-04-16
Neste dia dormimos um pouco mais e depois do café caminhamos até o Zôo de Barcelona.  Fomos caminhando pelo Passeig de Colom o que nos deu oportunidade de conhecer a lindíssima estação França, de onde partem alguns trens inclusive para a França. Vale a parada ali mesmo que seja só para olhar. é um espetáculo.
O Zôo é muito bonito, todo ambientado, todo cuidado, bem diferente do que vemos por aqui. Tem alguns animais exóticos que eu nunca tinha visto, como o dragão de Komodo.
Saímos perto do meio-dia e resolvemos almoçar num Dionísios, que é uma rede de comida grega maravilhosa.
La Boqueria
Comemos devagar e já tínhamos os ingressos para o Park Guell. Não arriscamos e preferimos ir de metrô até lá perto.
O Park é lindo, tem que admirar a vista da cidade e do mar lá de cima. Tudo muito maravilhoso.
Voltamos de metrô também e descemos perto da Rambla de Caputxins.
Paramos no lindíssimo Mercat de Sant Josep - La Boqueria
Coloridissimo, cheio de gente, maravilhoso.

Dia 19-04-16
Como era último dia resolvemos fazer o Passeio de Barco - Las Golondrinas. Eu confesso. É tedioso. Fica bom quando entra no porto e daí aparecem "os bastidores" do que acontece numa zona portuária.
Resolvemos comer no bairro gótico e ficamos caminhando a esmo, fomos no shopping e voltamos para casa.
Comprei pela web um show de jazz no Jamboree que fica na Plaça Reial. Muito show de bola o show com Bernard von Rossum e  seus instrumentistas maravilhosos.

Dia 20-04-16
Embarcamos na estação Drassanes no metrô e descemos em Sants. Dali embarcamos para Valência.
Vista da cidade no Parque Guell
Cores no mercado La Boqueria
Barça vs Valência (formiguinhas)
Loja do Barça

Vista do MNAC
Plaça d´Espanya
Arc do Triomf

Fontes e mais fontes na Plaza d´Espanya
Camp Nou
Suricato do Zôo
Passeig de Colom
Praia Barceloneta
Parc Guell
Lá é a América
Metrô
Dragão de Komodo e sua baba tóxica
Hospital Santa Pau

Plaza Catalunya

Estação França
Os arcos
Passeio Las Golondrinas
Amo essas cores do mercado
Vista da Sagrada Família do Montjuic
Festival de motos e arena de touros no fundo