terça-feira, 10 de maio de 2016

Valência

20.04.16
Interior do trem
Acordamos cedinho e rumamos para Valência. No mesmo esquema da ida para Barcelona, li um pouco, apreciei a linda paisagem da costa do Mediterrâneo e quando vi estávamos na estação Joaquin Sorolla.
Dali rumamos para o metrô e fomos para o local indicado pelo nosso anfitrião, perto do Hospital Casa de Saúde. Caminhamos um pouco para chegar no apartamento e o Vicent nos aguardava.
O apartamento é maravilhoso. Limpíssimo. Tudo brilhando. E ele uma gentleman. Nos esperou com frutas, iogurtes, pão, e um bolo recém feito digno dos deuses. Muita gentileza, nos explicou tudo e nos deu dicas e pasmem: quis conversar em português porque está estudando a língua. Ficamos encantados.
Já estabelecidos, resolvemos ir para o centro histórico e aproveitar cada segundo. Pouco tempo na cidade. 
Fomos a pé pela Avenida do Porto até a Plaça Saragosa onde continuamos pela Pont d´Aragó. Linda demais! E já demos de cara com o rio canalizado que depois de uma grande inundação virou um parque, El Jardin del Turia, em toda sua extenção. M-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o.
Caminhamos até a altura da Pont de l´Exposició e entramos na cidade histórica pela Puerta de la Mar, construída em 1574, que é um dos pórticos antigos.
Plaza Redonda
Acabamos almoçando num restaurante chamado Casa Vella mas a intenção era ir no restaurante do lado. Errei a porta e entramos nesse. Não era ruim, mas não era lá essas coisas também. A sobremesa do Paulo foi uma pera. Sim, uma pera in natura no prato. Ri muito!
Ao sairmos dali fomos bater perna no Centro Histórico.
Primeiro passamos pela Iglesia de Santo Tomás Apóstol y San Felipe Neri, datada de 1726, passando por ruelas lindas e estreitinhas a exemplo do Bairro Gótico de Barcelona.
Paramos para tomar um café e em seguida passamos pela Plaza Redonda. Em razão do período da siesta, as lojinhas estavam fechadas. Mesmo assim ela é bem interessante.
Em seguida rumamos ao Mercat Central que também estava fechado. Sentamos num bar por ali e tomamos uma cerveja porque ninguém é de ferro.
Ao retomarmos a caminhada, resolvemos sair pelo outro portal da cidade, a Porta de Serrans, que é lindíssima, construída  pelo mestre Pere Balaguer entre 1392 e 1398. A porta de madeira da entrada é impressionante.
Feito isso, cruzamos a Pont dels Serrans, e resolvemos caminhar pelo Jardin del Turia. Recomendo a quem planeja fazer toda sua extensão a pé, ir devagar, levar água, apreciando a paisagem.
Uma das muitas pontes lindas que
passamos por baixo!
Passamos por vários jardins, bosques planejados, quadras de vários esportes, pracinhas, ciclovias e local para jogging. Tudo lindo. Uma das pontes mais legais é Puente del Mar que dá a impressão de estar em cima de um lago redondo.
caminhando em direção à Avenida do Porto, seguindo por dentro do jardim chegamos no Palau de la Música de Valência. Lindo demais porém estava fechado.
Nos dirigimos à parte das Artes e Ciências. O primeiro majestoso prédio é o Palau de les Arts Reina Sofia. Maravilhoso. Não tem como descrever e acredito que arquitetos do mundo inteiro vão lá apreciar estas verdadeiras obras de arte.
No meio disso a gente passa por imenso e cheio canteiro de rosas. Lindas, de todas as cores. Fiquei impressionada.
Entre o L´Hemisferic e o Museu de Las Ciências Príncipe Felipe, tinha uma mostra da conquista espacial em âmbito mundial, muito interessante porque era datada por ano e cada principal conquista. Bem interessante.
Cidade das Artes e das Ciências
Subindo e cruzando a ponte Pont l´Assut de l´Or você tem acesso ao Ágora do lado do Oceanografic, que é a última das monumentais obras arquitetônicas daquele pedaço da cidade. É tudo muito limpo, majestoso e bem cuidado.
Voltamos pelos Jardins Suspensos que tem ao lado Museu de ciências e depois caminhando até em casa. Achamos força para dar uma volta no mercado Consum que é uma rede cooperativa de supermercados da Espanha. Enorme e variado. 
Caminhamos mais ou menos uns 10 quilômetros nesse dia e não tínhamos condições de fazer mais nada. Como anoitecia tarde, jantamos vagarosamente aproveitando o conforto do nosso apartamento e depois fomos descansar.

21.04.16
Neste dia aproveitamos para ir à Praia e fomos caminhando pela Avenida del Port até chegarmos na Avinguda de l´Enginyer Manuel Soto. Dali caminhamos pela Marina Real Rei Juan Carlos I e em seguida atalhamos para a Platja La Malvarrosa, pelo Passeig de Neptú
A praia é uma extensa faixa de areia escura e a água do Mediterrâneo super limpa e ... gelada! Mesmo assim tinha pessoas tomando banho e algumas mulheres de topless.
Praia de Malvarrosa
Na volta pegamos o metrô que nessa parte da cidade é sobre o calçamento e fomos até o centro para pegar o Mercado de Valência aberto. 
Descobrimos no meio do caminho a Ermita Santa Lucia datada do final da Baixa Idade Média por volta de 1380. Maravilhosa, pitoresca! Um achado.
Lindíssimo. Muito colorido, e a arquitetura divina. É um passeio imperdível de Valência. Ali tomamos a bebida típica de Valência que é tipo um suco mega doce de junça(um tubérculo): a orxata de chufes. 
Caminhamos mais um pouco e paramos para almoçar. Não consigo lembrar o nome mas o que não falta são maravilhosas opções por todo centro histórico de Valência.
No caminho passamos pelo Museu Nacional de Ceramica y Artes Suntuárias. O prédio é belíssimo!!!
Ao acabarmos o almoço, com uma sensação de fim de viagem, fim de passeio, caminhamos pelo centro, fomos no El Cort Inglês e depois voltamos para casa.
No dia seguinte, retorno a Madri.

Mercat Central
Museo Nacional de Cerámica y Artes Suntuarias "González Martí" 
Palacio Marqués de Dos Aguas
Port de Serrans
Passeig de Neptú
Port de Serrans

Orla
Pont Les Flors
Ermita Santa Lucia

Marina
Mercat Central
Palau de La Musica
Cidade das Artes e das Ciências
Brasão
Detalhes da cidade
Reina Sofia e L´Hemisferic
Ágora
Mar Mediterrâneo
Plaza Reina Sofia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!