sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Meus Primos, Minha Vida

Sugestão de título - Omar Lorenzini Jr
Autoria do texto - Marilia Bavaresco


Joana tinha muitos primos, tanto do lado da mãe como do pai e resolveu
escrever algumas passagens com eles para não esquecer no futuro.
Ela lembrou o que a mãe contava do primo mais velho, Orlando. Quando era pequeno, de cima da área de sua casa fez xixi no amiguinho que estava distraído embaixo. Esse fato gerou stress entre as famílias e ele acabou levando a pior. Anos mais tarde, Orlando já adolescente, viajou com a família de Joana para Foz do Iguaçu e fizeram o trajeto todo num corcel vermelho. Que aventura!
O primo Mariano, que também tinha ido viajar de férias com a família de Joana para Santa Catarina há muitos anos, tinha sido um baita companheiro. Muitas cenas engraçadas dessa viagem pairavam na memória. Joana lembrava de rir da mãe que dormia de boca aberta no banco da frente do corcel e Mariano dizendo que ela estava bronzeando o céu da boca.
Tinha a prima Saionara, irmã mais velha de Orlando. Uma situação que sempre voltava na memória de Joana tinha sido o dia que ela e outros primos estavam na casa de Saionara e esta resolveu fritar grôstoli (iguaria italiana) para o lanche. Mas a banha que ela usou para fritar estava rança e todos tiveram que mudar as brincadeiras para a garagem devido ao mau cheiro exalado.
A outra prima, Marilú, tocava escaleta na bandinha municipal quando eram crianças. Esse sempre tinha sido o ideal que Joana almejava alcançar, mas nunca saiu do triângulo e do agogô pela sua total ausência de talento musical. 
Claro que nem tudo eram flores. Havia a prima Jussara que infernizava a vida de Joana. Junto com o primo Ernesto e o amigo Fagulha, viviam assustando a pobre Joana que tinha o doce apelido de Campainha, porque chorava demasiadamente. Por causa desses sustos teve uma fase em que ela custava a dormir e sempre precisava que o pai ficasse com ela até adormecer, ou a luz de cabeceira estivesse acesa.
Falando em Ernesto, quando ele estava na terceira série pegou piolho e tiveram que passar a máquina na sua cabeça. Ele ficou carequinha. Joana estava na primeira série e achava seu primo lindo mesmo sem cabelo. Fazia de tudo para chamar a atenção dele. Ele só percebia a presença dela quando estava querendo sacanear com a prima Jussara. 
Também tinha uma prima que era da mesma idade de Joana, chamada Teresa. Elas faziam competição de quem tinha a maior barriga. Teresa, gordinha, sempre ganhava enquanto Joana, inocente, chorava que queria ter a maior pança... ah, a infância e seus mistérios.
A prima Flávia era a mais próxima, irmã de Marilú e Jussara. Joana tinha tantas recordações dela que um caderno só não bastaria. A primeira lembrança de Flávia foi quando ela nasceu. Joana e a mãe entraram e a sala da casa estava na penumbra. Lá no fundo um moisés do qual ela não se aproximou porque havia um bebê ali dentro e ela sentiu medo. Quando Joana fecha os olhos ainda hoje lembra nitidamente desta cena. Flávia é madrinha da filha dela: Roberta.
Também tinha os primos Fabio e Renato que certa feita, numa visita aos tios que tinham um viveiro de pássaros nos fundos da casa, acabaram entrando e atirando de bodoque nos bichos, enlouquecendo o seu dono.
Havia os dois irmãos Cátia e Mario, segundos primos, filhos da prima Saionara. Quando Cátia nasceu, Joana recordou que ao visitar a mãe e a filha no hospital, pediu para sua mãe "trocar" o seu irmão pela menina recém nascida. Eles tinham um mês de diferença e uma menina era muito mais interessante do que um menino, pensava ela. 
Por sua vez, Mário era conhecido pela sua sagacidade e tino para os negócios. Tanto é que um dia ele acabou tendo que prestar contas ao pai porque tinha colocado a irmã Cátia - que era uma verdadeira boneca - à venda, na quadra das ovelhas. Quando o pai descobriu, pernas pra que te quero...
Havia a prima Paola, que quando nasceu gerou uma crise de ciúmes em Joana então com cinco anos. Seu tio passou por ela na rua dizendo que a Paola tinha nascido e ela foi chorando para casa. Poucos anos depois, quando o primo Miguel nasceu, quem sentiu ciúmes foi sua irmã Paola. E Joana achou aquilo interessante.
Franco e Laura, que moravam na Espanha quando crianças, todas as vezes que vinham em visita, enfrentavam dificuldade de conversar e se entender com os demais. Mas sempre davam um jeito quando o assunto era brincar.
Os outros três primos Ana, Vlad e Pamela que viviam longe e apareciam de vez em quando com o tio dirigindo uma Caravan verde escura. Era uma festa quando isso acontecia.
Enfim, tinha mais primos ainda e acabou fazendo um livro de histórias baseadas em histórias reais, apenas trocando os nomes para não expor as pessoas. 
Na noite de autógrafos foi no Hotel Corroídos e todos os primos estavam presentes. O título surpresa foi inspirado num programa de governo maravilhoso do qual a família era simpatizante: Meus Primos, Minha Vida.
Não vendeu muito. Aliás, só vendeu os exemplares da família mas pelo menos eles tem um peso de porta para utilizar se necessário. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!