quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Foz do Iguaçu

Primeira Vez
Segunda Vez
Terceira Vez
Adendos
Fotos
Vídeos

A primeira vez que estive em Foz do Iguaçú, foi com a família, no início dos anos 80. Tinha dois irmãos do meu pai morando lá nessa época. Comemorei meu aniversário naquela cidade, era fevereiro e um calor do cão. Ficamos na casa do Tio José que foi cicerone da nossa viagem. 
Foram horas de estrada num Corcel, em cinco pessoas - 3 adultos e 2 crianças - partindo de Casca (RS) até Foz. 
Visitamos a Hidrelétrica de Itaipu ainda em construção e as cataratas. Na época as cercas eram de madeira nada seguras e lá onde a gente fica mais perto de uma delas, tinha um assento com apenas um encosto de madeira para apoiar. Muito perigoso. Meu pai derrubou a tampa fontal da câmera fotográfica. Lembro nitidamente da minha mãe brincando que ele tinha que pular e buscar.
No ano de 2011 fui com a amiga Giane visitar um casal amigo, o Cesar e a Maga do grupo dos gateiros. Visitamos as Cataratas já totalmente diferente da primeira vez em termos de estrutura. Também fizemos o Macuco Safari, que é imperdível. Para descer até o barco tem uma trilha em carros elétricos e depois a pé onde o guia
vai explicando a fauna e a flora local. Como se trata de reserva florestal, é tudo pensado em não agredir a natureza. O passeio do Macuco tem dois tipos: com ou sem emoção. Escolhemos o sem emoção por causa do medo da minha amiga, mas ainda assim ele passou bem embaixo de uma das cataratas e fez algumas voltas sinistras dentro da água. É maravilhosamente assustador. Hoje o Macuco custa R$ 190,00 por pessoa.
O que me chamou atenção na época foi a quantidade de quatis no parque todo. Eles não tem medo das pessoas, correm atrás para ganhar algum petisco (o que é proibido para o bem deles).
Também numa das noites fomos jantar em Puerto Iguazu, na Argentina. De carro, demoramos quase uma hora para passar a fronteira. Lá estando jantamos e bebemos sangria num restaurante bem acolhedor.
Neste feriado que passou, 20 de setembro, voltei a Foz com as amigas de longa data. Fomos em nove(9) pessoas e nos hospedamos no Hotel Carimã. É um hotel muito grande, já foi o
maior da América Latina. Tem 420 quartos, piscinas, restaurante, área verde, árvores frutíferas, passeio de barco, tirolesa, escaladas, recreação para crianças e muitas outras facilidades. A única coisa chata mesmo foi o grupo Fênix ter feito treinamento motivacional às 7:00 da manhã, para cerca de 200 participantes, gritando nos corredores do hotel e na área externa. Isso a plenos pulmões no domingo de manhã, único dia que tínhamos para dormir até mais tarde. Falta de respeito total.
No dia em que chegamos fizemos um city tour, visitando algumas partes da cidade e parando na Mesquita para conhecer. Pena que não deu para entrar por causa de uma grande reforma, mas o guia disse que é possível entrar, colocar uma indumentária típica e tirar fotos.
Há uma escola árabe em anexo e fomos dar uma espiada nas crianças.
Acabamos ficando num bar chamado Rafain (tem mil coisas com esse nome em Foz) e tomamos umas cervejas, petiscamos, rimos e fomos de volta pro hotel. Capotei de sono.
No dia seguinte encontramos as que chegaram de madrugada no café da manhã. Em seguida rumamos para o passeio. A primeira parada foi no Parque das Aves. É maravilhoso. Muito lindo e vale super a pena. Para quem gosta de animais, é passeio imperdível. 
Depois fomos ao Parque das Cataratas, almoçamos e em seguida as que foram para o Macuco ficaram lá. As que não fizeram (entre elas eu porque já tinha feito em 2011) passearam pelo parque fazendo a trilha tradicional, tirando muitas fotos, interagindo com os quatis e ficando encharcadas. O final da trilha dá num ponto de parada com lojinhas, ambulatório, banheiros, lanchonete e restaurante. Descansamos por ali até que as outras chegassem. Voltamos para o hotel.
Depois dum breve descanso e um bom banho, fomos ao Bar Capitão. Muitas opções de comida e bebidas e bom atendimento. Na hora de rachar a conta foi tranquilo dividir e os garçons não fizeram cara feia como é normal nesses casos.
No domingo, como já comentei, fomos acordados com berros e gritos vindos da janela... era aquele grupo motivacional às 7:00 da manhã fazendo dinâmicas. 
Passamos a manhã tomando chimarrão nas dependências do hotel, depois almoçamos. À tarde fomos à Puerto Iguazu na Argentina. Nenhuma demora para fazer a fronteira, diferente da outra vez. O guia Leandro explicou que é porque estávamos em vans de turismo que tem prioridade nas filas de aduana.
O Free Shop tem muita coisa, é grande e organizado. Cada uma viu o que
queria e na saída, conforme combinado, encontramos o guia na porta dos caixas. Seguimos para o marco das três fronteiras que na Argentina não precisa pagar (no Brasil precisa) e tiramos algumas fotos ouvindo o Leandro. 
Depois fomos à tradicional feirinha, onde alguns compraram produtos e a maioria comeu frios e empanadas num bar bem no meio dela. 
Na segunda-feira foi o dia de bater perna na Ciudad del Este no Paraguai. Começamos cedo e como era segunda-feira foi um dia mais calmo que habitualmente. Tinha bastante gaúchos por conta do feriado de 20 de setembro. O que dizer sobre o comércio? Tem tudo de tudo. Coisa a um terço do valor do Brasil e metade do preço do free shop argentino.
Vale super a pena quando se sabe o que quer comprar. Quando não se sabe a gente fica meio hipnotizado pela imensa quantidade de ofertas, lojas e ambulantes. É praticamente impossível não comprar absolutamente nada ali.
Visitei a Monalisa, Shopping Hill, Americana, Avalon, Mega de eletrônicos e depois de muito pernear, o guia nos pegou às 18:00 no Shopping del Este, próximo à Ponte da Amizade
Depois de um breve descanso no hotel e um banho reconfortante, fomos ao Capitão jantar. Eu pedi um escondidinho de carne seca e uma salada. Delícia!
Na terça tomamos nosso café, esperamos o transfer e voltamos a Porto Alegre.
Voltar

Adendos:

- No Hotel Carimã, evitar o café bem cedo porque está sempre lotado. Ir mais tarde é garantia de menos tumulto.
- Se a pretensão é fazer compras evitar de levar crianças pequenas. Elas não tem paciência e não é lugar delas.
- Fiquei doente na viagem e consegui antibiótico no Paraguai, pois não pedem receita.
- Para compras no Paraguai, é preferível dinheiro por conta do acréscimo que fazem quando compra com cartão (ainda tem o IOF).
- Fazer lista de compras antes de ir. É mais fácil focar no que se quer.
- Não dar bola pros ambulantes que tentam te empurrar badulaques, meias e afins de qualquer jeito. É assim mesmo e não vale a pena se estressar.
- Banheiros nas lojas maiores são mais limpos que nas galerias em geral. Lojas de rua não tem banheiros.
Voltar

Três Fronteiras - Brasil - pai, mãe, mano e eu
Cataratas - pai, eu, Omar e mano
Cataratas - eu, Omar e mãe
Macuco - Giane e eu
Jantar em Puero Iguazu - Argentina - Maga, Cesar, Giane e eu
Mesquita de Foz do Iguaçú
Mesquita de Foz do Iguaçú
Parque das Aves
Parque das Aves
Parque das Aves
Parque das Aves
Entrada das Cataratas
Quatis
Beleza sem par
Indescritível
Vôo
Antes das cataratas
=)
Marco das três fronteiras - vista da Argentina










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!