quarta-feira, 8 de março de 2017

Madrid II

Chegamos em Madri por volta das 11:00 e pouco do dia 11 de fevereiro de 2017 e saímos de Barajas aí pelas 13:00 até pegar bagagens, fazer imigração, achar o transfer e tal.
Porta de Toledo
Quando se viaja por agência, normalmente não precisa se preocupar com ida e volta ao hotel porque tem transfer incluído. Neste caso foi assim. Da outra vez pegamos o metrô dentro do próprio Terminal 4 e fomos até o destino perto de Calle Atocha, bem explicadinho aqui
Desta vez havia um motorista que levou a gente e mais um casal para o Hotel Santos Praga. Avaliações do Trip Advisor aqui.
Este hotel é bem grande, mas ficamos no primeiro andar, e naquele final de semana havia uma excursão de adolescentes. Barulho não faltava. Depois que saíram ficou mais calmo. 
O café da manhã era bem gostoso, um espaço super grande, tipo buffet com máquinas de auto-serviço para café e leite.
Quanto à localização, o hotel fica atrás do Rio Manzanares, numa zona mais
Ponte de Toledo
residencial. Alguns metros adiante tem uma estação de metrô (Marques de Madillo-linha 5-verde) e bem na frente uma linha de ônibus que deixa as pessoas na Plaza Mayor (centrão de Madri) em dez minutos (passagem individual custa 1,50EUR).
Na vizinhança fica o parque novo à beira do Rio Manzanares e várias lojas, mercados e restaurantes. 
Vou discorrer um pouco sobre os dias que fiquei por Madrid com minha família e comparar com o que estava previsto no roteiro.
Plaza Mayor

11-02-17 - previsto tarde livre - depois de deixarmos as coisas no Hotel, saímos para caminhar. O dia não estava bonito, estava frio, mas mesmo assim encaramos. Caminhamos pela Calle de Antônio Lopes até chegarmos à Ponte de Toledo que é lindíssima. Depois das fotos atravessamos a mesma e nos dirigimos pela Calle de Toledo até a Porta de Toledo, igualmente maravilhosa. Meu pai a esta altura não passou muito bem e resolveu retornar ao hotel. Mas antes paramos para um churros com chocolate no Café & Tapas.
Mesmo com frio entramos na Gran Via de San Francisco. Passamos pela Real Basílica de San Francisco el Grande. Depois entramos na Catedral de Almudena e passeamos pelas cercanias do Palácio Real e Plaza Oriente. Depois circulamos
Puerta del Sol
o Teatro Real e caminhamos até a Plaza Mayor. Tiramos fotos do "Felipe" e voltamos tudo aquilo... a pé... pobre das minhas meninas!!! Entramos num a Ale-Hop e Carrefour Express porque a essa altura era noite e compramos uns petiscos e quinquilharias. 

No hotel depois de comer caímos em sono profundo.

12-02-17 - previsto dia livre - neste dia saímos os quatro, subimos a Calle de Toledo, fomos até a Puerta del Sol, tiramos aquela foto clássica com o urso e em seguida, com o tempo fechando entramos na Gran Via em direção à Fuente de Cibelles, depois Puerta de Alcalá. Fotos... depois entramos no Parque do Retiro. Aí o bicho pegou. Começou a desabar o mundo e o jeito foi sair do Parque do Retiro e nos abrigarmos embaixo de algumas abas madrileñas. Tipo indigentes! =)
Descemos pela Calle de Antônio Maura, entramos no Paseo del Prado e para não nos encharcarmos mais, levei eles comerem na Calle Santa Isabel, El Sanabria em frente ao Reina Sofia. Domingo e não tinha menu do dia mas comemos bem de qualquer forma.
Depois dali meu pai se aventurou sozinho pela Calle de Atocha e disse que
estanque Grande Del Retiro
pegaria um ônibus até o hotel lá na Plaza Mayor. A mãe, a Rafa e eu ficamos caminhando. Entramos em algumas lojas, compramos sombrinhas, caminhamos pelo centro e ... tomamos um banho gelado de água da chuva que um ônibus fez o favor de nos dar. 
Já era meio de tarde, e resolvemos pegar a linha 23 de volta e quando estávamos entrando na Calle de Toledo, o meu pai entrou no mesmo ônibus. Até hoje não sabemos onde ele ficou durante esse tempo. Chegamos todos juntos, molhados e cansados ao hotel.
Nesta noite comprei ingressos online para o Museu Reina Sofia e outros lugares em Barcelona (Sagrada Família e Park Guell).

13-02-17 - previsto dia livre - Pegamos o ônibus na frente do Hotel e descemos na Plaza Mayor. Caminhamos em direção ao Reina Sofia. No caminha passamos de novo pela Caixa Forum
Ao chegar no Reina Sofia com ingressos, mais baratos porque foi pela web e meus pais maiores de 65 anos, entramos logo. 
Vimos o Guernica, batemos fotos e à certa altura depois de algumas horas, o
pai, cansado de ficar em pé saiu com a Rafa e andei mais um pouco com a mãe pelo museu. 
Na saída nos encontramos e fomos almoçar no Casa Luciano. Fomos pelo menu do dia e por 11EUR cada um comemos primeiro e segundo pratos, sobremesa (postre), bebida (vinho e águas), pão e café.
Atravessamos o Paseo del Prado e levei meus pais e Rafa conhecerem a lindíssima estação de trem Atocha
Depois disso meu pai seguiu rumo ao hotel e a Rafa, a mãe e eu fomos para a Gran Via. Entramos em algumas lojas, compramos algumas coisinhas e caminhamos até a Plaza de Espanha, para ver o LINDO, MUSO, MARAVILHOSO monumento à Cervantes: Dom Quixote e Sancho Pança. Depois dos devidos registros caminhamos pela Calle de Bailén, passamos pelo Senado e por um pedaço preservado da antiga muralha que protegia Madrid dos invasores. Esta devidamente cercada e distanciada das mãos dos turistas.
Passamos vagarosamente pela frente do Palácio e da Catedral, podres de cansadas. Rumamos até o hotel quase sem pernas... =) 

14-02-17 (dia do meu aniver!!! Uhullll!) - pelo roteiro "Após o café da manhã, visita panorâmica pela capital da Espanha, passando por lugares emblemáticos, como a Plaza de España, o Palácio Real, a Catedral de Almudena, a Plaza Mayor e a Puerta del Sol. Tarde livre. Sugerimos passeio opcional à surpreendente Toledo, pequena cidade medieval conhecida pela catedral gótica do século 13 e por ter sido povoada durante séculos por três culturas: cristã, judaica e árabe."
Acordamos, café e conhecemos o grupo. Nossa guia se chamava Maria e fizemos um tour pela cidade, passando por Las Ventas (a arena de touros) e todos os outros lugares que já tínhamos passado. Parou para fotos no estádio do Real Madrid também. Depois de rodar pela cidade descemos Palácio Real e caminhamos com o guia pelas cercanias da Plaza Mayor e tal. Legal ouvir um guia falar sobre coisas do centro.
Por exemplo, passamos pela Plaza de Ramales, onde há um pequeno obelisco no centro lembrando o pintor Diego Velasquez. Em 1660 quando ele faleceu, foi enterrado em uma das capelas da Iglesia de San Juan Bautista que não existe mais. Foi demolida quando o irmão de Bonaparte assumiu a Espanha no século 19 e resolveu expandir as ruas do centro. Em memória de Velasquez (seus restos se perderam) foi erguido então o pequeno monumento.
Ali acabou o tour a pé e à tarde, no Starbucks em frente ao Mercado San Miguel foi marcada a saída para o tour para Toledo. Quem não "comprasse" o tour estava livre. Bom, compramos o tal passeio para Toledo. 50EUR por cabeça. Bom, se eu não tivesse ido antes tudo bem, mas me arrependi, porque o passeio que fiz por conta em abril de 2016 foi muito mais interessante. Devia ter levado eles de trem, teria economizado, feito uma coisa diferente e "nos" divertido mais.
Aproveitamos o intervalo para um churros e chocolate na Chocolateria Saint Ginés, imperdível. Eu amei, mas muita gordura!
...
Tarde em Toledo - ver este post.
...
Ao retornarmos de Toledo, vi que minha mãe tinha uma sacola. 
Ela comprou lá mesmo um bolo e docinhos para comemorarmos meu aniver. Uma fofa!!!!! Adorei passar meu dia com eles nestes lugares mais do que especiais. 
No dia seguinte (15-02-170 partimos para Córdoba.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!