segunda-feira, 13 de março de 2017

Toledo - II

Panorâmica de Toledo
Toledo é tão rica de história que seria impossível mencionar aqui já que ela existe desde séculos antes de cristo. Ela foi capital visigótica, depois foi muçulmana por alguns séculos e voltou a ser cristã depois disso. 
A manufatura de aço existe em Toledo desde a época de Roma que levava consigo as armas feitas ali. Segundo os romanos, as espadas de Toledo eram as melhores do mundo.
Fábrica de joias toledanas
Fora isso é o berço da história que eu mais amo no mundo: Dom Quixote. Então não tínhamos como não ir. 
Como eu havia mencionado em outro post, o passeio para Toledo desta vez foi 
diferente da vez anterior. Naquela fomos de trem, chegamos na estação por conta própria e exploramos o que conseguimos até a hora de voltar. 
Dessa vez fomos com o grupo de ônibus a partir de Madrid, com guia. Paramos antes de entrarmos na cidade num mirante para fotos.  
Escadas rolantes

Depois fomos direto para uma casa de artesanato toledano. Acompanhamos a manufatura de uma joia em prata e explicaram as diferentes formas de trabalhar com o metal.

Em seguida subimos uma série de escadas rolantes até chegarmos na cidade histórica. 
Após várias incursões em ruelas judaicas, muçulmanas e católicas, nos dirigimos para o ponto alto da visita: a Catedral Primada de Espanha. Como estava incluso no valor do passeio entrei novamente e me emocionei de novo. Ela é muito linda e muito rica de informações e preciosidades. 
Primada de Espanha
Uma das curiosidades são os chapéus vermelhos de arcebispos que morrem, pendurados no teto. Segundo o guia, quando o chapéu cai é porque a alma desse homem vai pro céu. Como nenhum chapéu caiu até hoje... ;-)
Depois saímos e fomos para a Praça Zocodover, deu tempo para um lanche com café. 
Descemos pelo lado oposto ao que subimos e quase fomos sufocados por uma excursão de chineses (apelidados pela minha mãe de totocos, pelo jeito de falar). 
Minha mãe comprou algumas surpresas para meu aniversário... mas só percebi voltando para Madrid
Chapeu pendurado
Bom, foram dois passeios bem diferentes um do outro. O primeiro que fiz a Toledo exploramos bem mais, deu tempo de conhecer uma das sinagogas, fomos na fundação El Greco, almoçamos, fomos para a beira do rio Tejo... mas tínhamos mais tempo pois este último era uma excursão de um turno apenas.
Ainda quero voltar para um pernoite pelo menos em Toledo.


El Greco na Primada


Figura!
Rua do Beijo: possível beijar a pessoa da outra casa!




O maior tesouro da primada




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!