sexta-feira, 26 de maio de 2017

Nápoles

Chegamos em Roma por volta das 19:00 do dia 30-04-17 no Terminal 3 e tínhamos que pegar as malas, fazer checkin na Alitália para Nápoles no Terminal 1 do Fiumicino.
Piazza Dante

As malas demoraram demais a aparecerem. Mas por sorte o aeroporto é super funcional e logo encontramos o checkin. Só que aí começaram os probleminhas: eu não percebi que na hora de comprar as duas passagens (que eu tinha me vangloriado de conseguir precinho em conta), elas não tinham direito à bagagem. Resultado? Desembolsar 40 Euros para cada mala ser despachada. Que raiva que fiquei de mim mesma. Mas aprendi. Doeu mas aprendi.
Ainda em Fiumicino, Paulo e eu procuramos uma loja da TIM e não encontramos. Fomos pedir informação numa outra loja e ninguém entendia o nosso jeito de pronunciar TIM. Depois que entenderam, nos mostraram onde era e estava fechada.
Embarcamos 21:30 para Nápoles e chegamos 22:30. Vôo bem rapidinho. 
Como era tarde e pedimos checkin tardio no hotel, eles mesmos mandaram um transfer para nos pegar e levar até o local. Cobrou 30 Euros. O nome dele era Ângelo e ofereceu vários passeios, mas já tínhamos tudo esquematizado. 
...
O Il Taschino Suites fica na Vico Primo Gravina bem atrás da Piazza Gèsu Nuovo
A Serena que nos atendeu na recepção parecia a Amy Whinehouse comportada. Nos explicou detalhadamente o mapa da cidade, as normas do hotel, e quando nos liberamos, podres de cansados, fomos conhecer nosso quarto que por sorte ficava no primeiro andar. Quarto de hotel é aquela coisa, com duas malas grandes não sobra muito espaço. Mas tranquilo.
Consegui nesse ínterim trancar o cofre sem conseguir mais abrir. Detalhe: o dinheiro do Paulo lá dentro. Fiz o segredo e o segredo não funcionou. Nem preciso dizer que fiquei com raiva pela segunda vez de mim mesma. 
Orla

Resolvemos sair para dar uma voltinha na volta do hotel e atrás dele estava a Piazza Gèsu Nuovo. Linda, cheia de gurizada, cheia de gente bebendo nos bares e tal. Entramos na primeira pizzaria que encontramos e para nossa surpresa, uma pizza por pessoa... \o/ Pedi uma com base no desenho da placa e por azar veio aliche. Troquei com o Paulo que tinha pedido uma Margherita. Raiva pela terceira vez de mim... chega por hoje né?Para me redimir ao chegar no hotel percebi que nossa chave tinha uma chave no formato da fechadura do cofre. Eureka! Consegui reaver meu orgulho tão maculado.
Embugados, cansados, capotamos na cama.
...
No dia seguinte tomamos o café no terraço, servido pela Ângela. Também muito simpática. 
Como era feriado lá também, 1º de maio, a cidade estava com lojas abertas e outras fechadas. Por sorte, ao descer a rua Monteoliveto encontramos uma loja da Tim e lá deixei mais 30 Euros para ter um chip. Compramos um só que ficou no meu celular e eu compartilhava a conexão quando o Paulo queria.
Seguimos o trajeto pela Via Medina e chegamos no Castel Nuovo. 
Eu já tinha voucher para o ônibus Sightseeing, então só trocamos os bilhetes e embarcamos na linha 1. Na minha opinião, para quem tem pouco tempo e quer ver os pontos turísticos é a melhor opção. Você desce onde quiser, ou escolhe pra onde quer voltar, te dá mais autonomia.
Saindo da Piazza do Castel Nuovo subindo a Via Medina, entramos na quadra atrás do hotel e circulamos a Chiesa Gèsu Nuovo pela Piazza na frente dela.
Castel Nuovo
Seguindo, passamos na belíssima Piazza Dante e entramos na Via Brogia para passarmos na frente do Museu Arqueológico de Nápoles (aquele que tem as pessoas em tamanho natural no momento da morte pelo vulcão Vesúvio em Pompéia). Seguimos e passamos pela Galleria Raucci, depois subimos a Corso Amedeo di Savoia, contornando o Tondo do Capodimonte. Aí começamos a subir de fato o Capodimonte. O trânsito aquela loucura em pleno feriado. Passamos pelas Catacumbas de São Gennaro e pela Basílica del Buon Consiglio.
Na volta descemos pela mesma Amedeo di Savoia, entramos na rua oposta ao Museu Arqueológico e entrando na Piazza Cavour, passando pela Porta de San Gennaro
Entramos na Via Carbonara e depois a Rua dei Tribunali. Por ali as melhores pizzarias de Nápoles. Incluindo a Antiga Pizzaria de Michelle com uma fila quilométrica esperando para entrar. Detalhe: não era meio-dia ainda!
Entramos na Corso Umberto e paramos na mesma parada que subimos.
Decidimos caminhar e nos dirigimos para a orla.
Caminhamos pelo Giardini del Molosiglio e entramos nos molhes. São pedras que foram colocadas como barreiras e o pessoal usa como praia. Deitam-se nas 
pedras maiores de roupa de banho e ficam no sol. Alguns até se aventuram a entrar nas águas do mar Tirreno.
A vista do Vesúvio pairando sobre o porto e a cidade é de tirar o fôlego. Digno de muitas fotos!
Caminhamos pela Via Nazarino Sauro e entramos no Passaggio Castel dell`Ovo. Almoçamos no Ciro 1936 porque o O Tabaccaro que a Serena tinha indicado estava lotado.
Comi um atum maravilhoso tanto visual como gastronomicamente.
Saímos devagar admirando a paisagem e a quantidade enorme de pessoas, muitas locais pois era feriado, circulando por ali. 
Seguimos pela Via Partenope até chegarmos num tipo de feira. A rua estava fechada para circulação apenas de pedestres.
Depois dali voltamos por dentro do bairro, tomamos gelato, passamos Monte Echia, seguimos pela Santa Lucia e descemos no Giardini del Molosiglio de novo. 
Molhes

Resolvemos subir até Gèsu Nuovo de ônibus e descemos ali, entramos na igreja maravilhosa. Precisávamos a essa altura ir no banheiro, descansar um pouco. Como estávamos a poucos passos de casa, fomos para lá. Depois voltamos até a Piazza Gesù Nuovo, passamos pela Santa Chiara, subimos até a Piazza Bellini e desembocamos por uma rua na Piazza Dante. Aqui aconteceu um problema. Tive que voltar voando ao hotel porque me deu dor de barriga. Mas ficou tudo bem, bebi muita água e tomei um remedinho. Foi tranquilo. 
Subimos de volta para pegar o resto do show na Piazza Dante (comemorando Dia do Trabalho) e depois fomos caminhando até as muralhas gregas, passamos por uma feira onde comprei um monte de livros (só para variar) e paramos na Capella de SS. Salvatore. Olhamos pro lado e ali estava a Locanda del Griffo.
Comemos pizza de novo. Muito boa!!!!
Estava friozinho. 
A esta altura já tínhamos perambulado e cansado muito. No outro dia tinha passeio então fomos nos recolher.
...
No dia seguinte (02-05) fizemos passeio adquirido pela Viator para Pompeia e Costa Amalfitana, e vou fazer um post só para isso.
Na volta de lá chegamos exaustos em casa, tomamos banho e saímos para jantar na Pizzaria SorbilloComeçou a bater a saudade antecipada de Nápoles porque no outro dia iríamos para Milão.
...
Dia 03-05 fomos a pé do Il Taschino até a estação. Poderíamos ter pego um táxi que não ia sair caro, mas resolvemos ir a pé. Foi uma bela caminhada de 2.3 km arrastando mala pela cidade. =/
...
Nápoles é linda! Tem muita opção e para poder aproveitar adequadamente seria necessário pelo menos cinco dias inteiros. 
O trânsito é caótico, no sentido literal da palavra. Muito tenebroso dirigir e andar por lá.
As pessoas, ao contrário, não são tão grosseiras como os romanos mas não são delicadas também.
As pizzas e os gelatos: MARAVILHOSOS!!!!!!!!!!
...
Bye Nápoles! Espero voltar.
 

Casarios de Nápoles
Castel Nuovo
Museu Arqueológico
Casarios de Nápoles
Vesúvio e mar Tirreno
Prato do Paulo no Ciro 1936
Vesúvio ao fundo
Chiesa Gèsu Nuovo

Fontana della Immacolatella
Piazza Dante
Piazza Gèsu Nuovo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!