sexta-feira, 16 de junho de 2017

Roma II

17-05-17 - Recuperada! Acordei, tomamos café e saímos. Fomos caminhando pela via Francesco Caracciolo e nos deparamos com o Mercato Trionfale.
Piazza Navona
Eu amo mercados. E esse é especialmente bacana. Tem muita verdura e fruta, tem peixes, tem produtos e aviamentos de casa, tem até roupas... e cheio de romanos fazendo compras do dia. Só pelo clima vale a pena dar uma olhada, experimentar e conhecer. Compramos morangos (mais de meio quilo) por 1,50 Euros. Super doces.
Continuamos pela Via Giovanni Vitteleschi e fomos até o Castelo Sant´Angelo. Passeamos pelo Parco Adriano que circunda o Castelo e depois de admirarmos por fora e caminharmos no Lungotevere Castello, resolvemos entrar.
O Castelo tem cinco andares, é imenso e foi construído há 2000 anos atrás pelo imperador Adriano para ser o  seu mausoléu. Também é chamado de Mausoléu de Adriano. Foi prédio militar e depois residência de papas. É decorado com frescos de época, lindíssimos. No topo é possível ver toda roma e tirar lindas fotos da cidade. A entrada geral custa 10 Euros mas para cidadãos da UE custa 5, que foi o que paguei. 
Saímos dali e atravessamos a ponte Sant´Angelo, muito linda. Camnhamos ao longo do Lungotevere Tor di Nona e logo entramos na via Giuseppe Zanardelli e paramos para almoçar no Romoli Bar. Um dos garçons, o mais velho, era uma figura rara. Falava todas as línguas, cantava, uma preciosidade em meio aos romanos.
Túmulo de Rafael Sanzio - Panteão
Depois caminhamos até a maravilhosa Piazza Navona, admiramos as duas fontes: de Netuno e dei Fiumi. Ficamos um tempo por ali na frente da Embaixada do Brasil e depois caminhamos até o divino Panteão. 
Incrivelmente a entrada era livre e chegamos um pouco antes duma fila muito, muito grande que se formou pouco depois de entrarmos. 
Ali no Panteão tem os jazigos de Rafael Sanzio, de Vitorio Emanuelle II, do primeiro rei da Itália, Rei Umberto.
Ao sairmos do Panteão, caminhamos até o Largo di Torre Argentina, que tem muitos achados arqueológicos. 
Seguimos caminhando pela Via Arenula, cruzamos a Ponte Garibaldi. Paramos ali para admirarmos a Isola Tiberina e seguimos para o bairro Trastevere.
Esse é um bairro boêmio, cheio de barzinhos e ruelas. Numa delas encontramos dois idosos brigando, um deles caiu no chão e o outro com a bengala e dois cachorros em cima do pobre. Mas logo ele levantou e a briga continuou no estilo romano: com muito xingamento e gestos obcenos. Até que uma senhora foi na janela e acrescentou seus gritos femininos à briga. No fim das contas a gente deu risada, pois foi uma cena pitoresca, salvo os machucados dos dois homens.
Entramos na Igreja Santa Cecília e visitamos as catacumbas, que na verdade são restos da residência dela. Muito interessante. Santa Cecília, segundo consta, foi torturada e morta pela igreja e temos depois foi canonizada.
Estávamos exaustos. Paramos num bar, tomamos um café e seguimos de táxi até uma loja de artigos musicais perto da Villa Borghese
Pegamos o metrô até Cipro para ir para casa. 
Fizemos uma janta e capotamos de cansaço.
Último post sobre Roma aqui.
Fotos:
Ponte Santa´Angelo vista do Castelo Sant´Angelo
Castelo Sant´Angelo
Castelo Sant´Angelo
Castelo Sant´Angelo
Castelo Sant´Angelo
Castelo Sant´Angelo - cama do último papa
Castelo Sant´Angelo - Anjo que o Papa Gregório disse ter visto anunciando
o fim da peste que assolava Roma.
Castelo Sant´Angelo - Vista do topo: na frente o Vaticano!
Ruas de Roma
Castelo Sant´Angelo
Castelo Sant´Angelo
Mercato Trionfale

Piazza Navona 
Piazza della Rotonda - Fontana del Pantheon
Panteão
Largo di Torre Argentina
Rio Tibre e Isola Tiberina
Catacumbas da Chiesa di Santa Cecília in Trastevere
Catacumbas da Chiesa di Santa Cecília in Trastevere
Santa Cecília in Trastevere

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!