terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Pensar É Transgredir

ENSAIO - PENSAR É TRANSGREDIR

Autor: LUFT, Lya
Idioma: PORTUGUÊS
Editora: RECORD
Assunto: Ensaios
Edição: 1
Ano: 2004
ISSBN: 8501069698


Resenha segundo a Saraiva: Algumas das crônicas de 'Pensar é Transgredir' - livro inédito da gaúcha Lya Luft - foram escritas para jornais, outras, inéditas, faziam parte do acervo pessoal da autora. Nesta coletânea, Lya fala com extrema delicadeza sobre seus temas preferidos e que fizeram de 'Perdas & Ganhos' um fenômeno editorial. Romances, ensaios, poemas e textos breves são o jeito de Lya de rondar algo que a assusta ou seduz. As tramas e os dramas existenciais, o sentido e o valor da vida, o cotidiano banal e misterioso, amores e desencontros. As escolhas e silêncios. A narrativa de Lya se faz ouvir pela voz de uma mulher, uma personagem feminina que relata sua problemática. Porém, não se imagine este livro como algo solene ou severo: sua temática vai da preocupação com o social à inquietação pelo mistério da vida. Como sempre, Lya não escreve para leitores de sexo ou idade especial, mas para o leitor que chama de seu amigo imaginário, que pode ser homem, mulher, velho ou jovem: a quem convida a transgredir a monotonia, a mesmice, a acomodação e a futilidade, refletindo sobre várias questões que poderiam ocorrer a qualquer um de nós. 'Não inventei ao dizer que meu leitor é cada vez mais a síntese dos amigos imaginários que me fizeram companhia na infância das minhas perplexidades', finaliza.

Minha Opinião: Assim como Perdas e Ganhos, esse livro trata de assuntos que muitas vezes deixamos escondidinhos ali atrás da rotina, pra não ter que pensar muito. Não é o tipo de leitura que eu prefiro, mas confesso que as crônicas da Lya me cativaram.
Ela consegue falar sobre o "viver" de forma sensata mas com poesia. E várias vezes me peguei parando no meio da leitura e pensando: "Gente, é isso mesmo! É exatamento o que eu penso!".
Recomendo demais, pelo menos a leitura de um dos seus ensaios.

Nota: ♥♥♥♥♥

Um comentário:

Sinta-se em casa!