terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Linguagem

Se eu pudesse voltar atrás eu faria muita coisa diferente.
Uma delas seria investir em línguas estrangeiras: inglês, francês, alemão...
A dificuldade de estabelecer um diálogo quando se está fora do seu habitat natural, com pessoas que não entendem o que você diz e você não entendendo também, é complicado. A sensação de se sentir inadequado é terrível.
A Rafaela vivenciou a necessidade de se expressar em outras línguas desde pequena. Talvez com isso ela entenda o quanto é importante estudar e praticar, principalmente o inglês.
...
Quando estive na Inglaterra (no século passado) para estudar inglês, tive o azar (ou sorte) de ter muitos brasileiros na mesma época. Assim, mesmo convivendo com uma família local na cidade de Brighton, encontrava os brasileiros e um porto seguro para poder dialogar. Na verdade deveria ter me afastado deles para vivenciar a língua, mas como a gente sabe, brasileiros são agregadores, animados, entusiasmados e naquela idade era tudo o que eu queria.
...
Se um dia minha filha desejar fazer intercâmbio, estudar fora, ou até mesmo viver no exterior, eu vou ficar de coração partido de saudades, mas serei a sua maior incentivadora.
A maneira que a gente tem de saber que vive num país desgraçadamente alijado pela corrupção, desmandos e toda série de improbidades é indo ao exterior e vivenciando uma cultura diferente.
Da mesma forma, se por acaso ela visitasse países igualmente prejudicados, ela saberia que o país de origem dela tem muita fartura, poderia ter um futuro promissor, se a geração dela e as próximas se conscientizassem em tempo. 
...
Como dizia o poetinha: "viajar é trocar a roupa da alma". Podemos viajar sem sair do lugar, inclusive lendo. 
Enquanto eu me preparo para uma viagem, eu leio tudo o que posso sobre meu destino.
Quando chego lá, ao passar por pontos estudados, dá uma enorme sensação de satisfação por saber que estou junto do que eu previamente me informei. 
Recomendo.
...
Um beijo

Um comentário:

  1. We didn't know you had been here to help you speak better English. We hope you enjoyed your time here.
    Luv Hannah and Lucy xx xx

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa!