quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Brasil

Existe uma aura escura envolvendo o Brasil nesses últimos dias. E não estou falando das tormentas climáticas.

Eu não sei direito como me posicionar, mas a quantidade de fatos alarmantes da nossa sociedade, dos fanatismos, das ideias das pessoas, da maneira de pensarem, do coletivo, das mensagens de ódio, da intolerância, do racismo e preconceito tem me deixado muito assustada.


Aqui eu me retrato pois não é exclusividade do Brasil.
Estava assistindo os comentários sobre o jogo do Cruzeiro no Peru e a entrevista que o Tinga deu no final me deixou triste. Ele disse que trocaria toda e qualquer vitória no campo pela vitória contra o racismo. Ele foi objeto de preconceito da torcida local, chamado de macaco, aquelas coisas absurdas que acontecem quando as pessoas estão em bandos. O mesmo Tinga que anos atrás viveu uma situação horrível com seu filho aqui no shopping Iguatemi, também por racismo e fanatismo futebolístico.
Sabem, acho legal que as pessoas tenham opiniões, que demonstrem suas verdades, mas os extremos estão cada vez mais abundantes, ainda mais em tempos de mídias sociais. 
A gente fala o que quer, se recusa a ouvir o que não quer e daí para a ignorância é um pulinho. As pessoas usam o coitadismo como bandeira para se achar injustiçados. Em todas as esferas.
Esses dias eu falei que aqui nesse país só se mudaria com violência, com truculência, com greve, com multidões indo pra rua, com guerra civil... mas pensando bem, em terra de ninguém, onde não se sabe o que é pior: polícia ou bandido, melhor ficar em casa mesmo. 
Podem me chamar de acomodada, de conformada, de coxinha, de qualquer coisa. Mas eu faria tudo para me mudar daqui com a minha família para um país onde o que é certo é certo e o que é errado é errado e ponto(.).
Onde não tivéssemos que viver na lei de dois pesos e duas medidas.
Eu sinto vergonha do meu país. Sinto vergonha das mulheres fruta, dos Naldos, dos Neymares, da Copa super faturada, das Olimpíadas idem, dos políticos, dos corruptos, do jeitinho, do turismo sexual, da mídia distorcida, dos pastores, das filas do SUS, da burocracia institucionalizada, da falta de educação generalizada, da violência, da prostituição infantil, do desmatamento, da falta de senso ecológico, das diferenças sociais, da falta de oportunidade, das bolsas-tudo-que-puder-para-iludir-o-povo, do Aécio, do PT, da Dilma, do Lula, do mensalão, do PSDB, dos cem mil partidos políticos, das coligações estapafúrdias, das campanhas eleitorais mentirosas, da esquerda caviar, da direita oportunista, ... ufa!!! Teria mais de mil itens para relacionar aqui dos quais nem lembro mais.
De minha parte, a única coisa que posso fazer é incentivar minha filha a ir embora assim que ela tiver mais autonomia.
Eu amo essa terra, mas cansei do Brasil.

3 comentários:

  1. Exatamente assim...esse artigo deveria ser lido por todos os brasileiros verdadeiramente livres de viseiras fanáticas,reais e humanos.Vejo o Brasil cultuando ídolos de barro,bezerros de bronze,deuses de Baal,enquanto a família desmorona para o lamaçal e tudo se torna uma literal Torre de Babel onde quem pode mais chora menos e SALVE-SE QUEM PUDER...ou não?

    ResponderExcluir
  2. Podíamos começar com a torcida do G. não chamando ninguém de macaco... a propósito como será que o Zé Roberto reage a própria torcida chamando os colorados de macacos??

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa!