terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Responsabilidade e Confiança

Hoje é o primeiro dia que deixo a Rafaela em casa. Ela estava ansiosa com a ideia de estar sozinha.
Antes de sair, dei um beijinho (ela ainda dormia), arrumei as frutas no pratinho na geladeira, deixei um bilhete com algumas coisas para ela fazer na minha ausência.
Pelas 9:30 o meu telefone tocou e era ela, me avisando que estava acordada.
Claro que como eu moro perto do trabalho, e vou na hora do almoço ver como está tudo, fica mais fácil.
Semana que vem ela começa as aulas e no turno da manhã estará no colégio tendo a tarde "livre" para ficar em casa ou fazer outras atividades.
Essa semana foi providencial para que ela começasse a experiência de estar só.
E nem tão só, já que terá a companhia dos quatro irmãos felinos.
...
Quando eu tinha a idade da Rafaela (11 anos e meio), morava em uma cidadezinha do interior. Ia e voltava sozinha do colégio, o que sempre fiz desde pequena. 
Minha mãe começou a trabalhar mais tarde (quando eu estava no ensino médio) então sempre esteve presente naquela época e eu nunca ficava sozinha.
Quando eles saiam por algum tempo e eu me via "dona da casa", aprontava algumas peripécias. A maioria ligada à comilança. Perdi a conta de quantas latas de leite condensado eu abria e escondia no guarda roupas. Não tínhamos regalias culinárias e meus pais sempre estabeleceram limites para doces, chocolates e outras porcarias. Então quando eu podia, atacava sem piedade.
...
Responsabilidade a criança vai adquirindo com o avanço da idade. Confiança a gente vai perdendo ou ganhando mais conforme consegue ser responsável ou não.
Sentei com a Rafaela ontem, provavelmente o farei de novo hoje, e incansavelmente por muitos anos, conversando a respeito disso.
Ela sabe de tudo, entende os prós e contras, o certo e o errado, mas está na idade da experimentação. E tudo é novidade!
Tento me transportar ao tempo da Marilia pré-adolescente e entender o que se passava na minha cabeça da época. E não eram poucas as ideias e pensamentos mirabolantes!!! Ai, ai!
...
Beijos

2 comentários:

  1. Ela vai absorver com naturalidade tudo isto.A vida é uma sequência de experiências novas que forjam a personalidade e as diretrizes necessárias. Muitos conselhos devem ser dados,entre eles de confiabilidade mútua,nunca mentir para a mamãe,tê-la como o verdadeiro anjo da guarda que a protegerá dos urubus de plantão prontos para atacar e acabar com pessoas num piscar de olhos.
    Que a nova fase seja duradoura e cheia de boas noticias.Amo vocês do meu jeito.Beijos

    ResponderExcluir
  2. Está doendo meu coração só de pensar nisto, como eu queria poder estar por perto.Seja como for , olho vivo .
    Amo vocês.Beijo.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa!