quinta-feira, 17 de abril de 2014

Briga com Representante do Sindisaúde (transcrição)



Marilia Bavaresco mbavaresco@hcpa.ufrgs.br

10:03 (Há 1 hora)


para Julio
Eu não vou mais me estender nesse assunto.
Somos adultos e sabemos das nossas escolhas.
Quando dizes que fui para minha casa enquanto tu ficaste aqui na frente da emergência, essa FOI A TUA ESCOLHA de vida. Tu escolheu lutar no sindicato. Eu não.
E isso não te dá o direito de julgar NINGUÉM Júlio.
Sinto muito que tenhamos chegado a esse ponto, mas alguém um dia ia te responder. E dessa vez esse alguém fui eu, porque não admito que ninguém me julgue sem que eu possa me defender.
Bom trabalho e prossiga acolhendo as pessoas, diferente do que fizeste ontem.


Em 17 de abril de 2014 09:50, Julio Cesar Jesien escreveu:


Talvez um dia tu consigas entender o que estar a onde eu estava ontem. O termo de oposição é feito a partir da homologação do acordo que ainda não aconteceu. Nos enquanto direção não haviamos resolvido como fazer então eu tive a titude de começar a receber da forma que pensava estar correta. Ao inves de criticar minha posição poderia ter me falae tentado minimamente entender minha posição de que fez muito pelos colegas e levou um tapa na cara. Talvez se conseguisse fazer uma fala que pudesse eu fazer refletir sobre a posição ontem talvez eu não continuasse errando tanto que eu revi a posição e os demais colegas talvez tenham tido o tratamento que voce queria, mas lembre quando a direção resolveu mudar o modelo foi feito e melhorou porque houve uma preocupação até então não se havia resolvido nada de contrapartida era eu que estava escutando as reclações e criticas. Quanto a julgamentos perceba que voce fez isso comigo se sequer lebrar que aqui tem uma direção cheia de vontade de fazer diferente mas que inúmeras vez ira comenter equivocos a mim restou atender os colegas que lá estavam. Sucesso também em sua opção.



-----Mensagem original-----
De: Marilia Bavaresco
Enviada: qui 17/4/2014 09:18

Para: Julio Cesar Jesien
Assunto: Re: Desconto da Contribuição Sindical
Em nenhum momento eu desfiz do teu trabalho. Muito pelo contrário. Os
sindicatos são necessários desde sempre para que as conquistas ocorram.
O que tu não pode e não tem o DIREITO de fazer, é tratar as pessoas do
jeito como tratou: com desdém, com ironia, com empáfia.
As pessoas vieram me contar hoje que, diferente de ontem, fizeste o
trabalho que eu queria que você tivesse feito ontem: ofereceu a associação
no sindicato, falou dos benefícios, como um sindicalista deveria fazer.
De mais a mais, agora sou sindicalizada para nunca mais ter passar pelo
constrangimento de ontem.
Tenha sucesso na sua vida, que foi o que sempre te disse quando tive
oportunidade.
Mas não venha apontar teu dedo a mim nem julgar minhas atitudes. Eu não te
dou este direito. Você não me representa. Agora ainda menos.
Sem mais.




Em 17 de abril de 2014 00:29, Julio Cesar Jesien
escreveu:

>  Que pena MArilia,  sempre tive enorme estima pelo seu trabalho,
> entretanto devo lhe dizer que seu constrangimento não deve ser maior que a
> minha decepção com tanto descaso por parte de uma categoria! Passamos doze
> horas a fio nos dias 26 e 27, não sendo possivel avançar, fomos a
> assembleia e resolvemos paralisar 3 dias (72 Horas) e o fizemos. Lembre-se
> enquanto voce estava em casa, eu estava não frente da emergencia até uma da
> manha enquanto outros colegas completavam o resto da escala até o dia
> seguinte para que voce pudesse ter o insignificante aumento de 5,62 e mais
> 3% de aumento real, como muitos disseram. Desculpe, eu, mais de que ninguem
> soube o que é almejar a anos retornar ao sindicato e receber como divida
> 860 mil reais e mesmo assim ter que fazer a luta. Devo te dizer que é
> impresionante como as pessoas conseguem conceber a expressão "mala" para
> colegas que abrem mão de muito na vida para que voce possa ter condições de
> trabalho mais dignas. Mas como posso esperar isto de voce ne Marilia?
> Afinal de contas voce nunca se preocupou com seu sindicato para saber se
> ele precisava de financiamento para lutar. A verdade é que saimos na
> sexta-feira de uma assembléia sem saber que as pessoas estariam na semana
> seguinte dizendo que nosso trabalho não valeu de nada. Olha o que os
> trabalhadores do Clinicas fizeram neste dia foi muito triste, talvez até
> voce tenha razão, mas para mim foi muita ilusão, certamente voce não
> gostaria de ter estado no meu lugar. LEmbre-se que a ideia de ir ao
> sindicato fazer o termo de oposição é sua ela poderia nem existir se voce
> participasse das assembleias, a decisão se cobra ou nâo acontece neste
> local e voce poderia ir dizer que não concorda, mas preferiu ir no dia que
> se quer havia começado o prazo legal para tal. Sentindo-se no direito de
> ter seu caribasso. A convenção se quer foi homologada, mas lá estavam os
> colegas do HCPA exigindo seu carimbo e olhe o  prazo so começa acontar a
> partir da data, entretanto eu estava lá, ouvindo os desafaros de muitos
> colegas que inúmeras vezes pude escutar e fazer algo. Mas não tem
> problemas voce pode perfeitamente ir para o sindicato que quiser, para mim
> é muito tranquilo lhe dizer se os "malas do Sindicato" não fizer a luta,
> escreva seu sindicato não ira conquistar nada também, tanto isto é verdade
> que enquanto não fechamos a convenção de 2013 nenhum outro sindicato
> conseguir fazer. LEmbre-se quando quando voce tiver financiando a luta de
> outro sindicato tenha claro nos abrimos as portas para os demais. Sem mais
> te peço desculpas, como tens direito a desbafar eu me dei o direito de
> faze-lo. Eu tive inumeros momento me espondo com a direção e certamente
> ainda o farei para que tu possas ter um aumento no vale alimentação ou até
> mesmo na melhora do Plano de cargo, sim pois a mesa de negociação ira
> aconter com o ou sea a sua compreenssão de que a nossa luta precisa ser
> financiada pelos trabalhadores. Farei isto com todo o gosto, pois tem muita
> gente que merece o meu esforfo e meu empenho.
>
>
> -----Mensagem original-----
> De: Marilia Bavaresco

> ]
> Enviada: qua 16/4/2014 18:07
> Para: Julio Cesar Jesien
> Cc: Aline Graef De Souza; Franciana Von Wurmb
> Assunto: Desconto da Contribuição Sindical
>
>
> Caro Júlio
>
> Gostaria de deixar claro que apoiei o movimento da semana passada, que sou
> a favor das pessoas lutarem por seus direitos e também pela igualdade
> institucional dos trabalhadores da saúde.
>
> A tua colocação irônica hoje, em outras palavras, quis dizer em outros
> termos que *eu não posso me manifestar*, nem lutar e nem apoiar meus
>
> colegas de hospital já que eu não estou associada ou não PAGO pelos
> serviços DO VOSSO sindicato. Foi isso que deste a entender a todos que
> estavam por ali. Foi constrangedor, me senti uma espécie de traidora da
> classe, para dizer o mínimo.
>
> Você mais do que ninguém deveria saber que discursos como esse que fizeste
> AFASTAM as pessoas estigmatizando vocês mesmos como "os malas do
> sindicato".
>
> Também entendo que o Sindicato tem que se manter e vocês, como gestores,
> tem que dar conta do recado. Para tanto existem muitas maneiras de tentar
> convencer um trabalhador a se associar mas o tratamento dispensado aos que
> tem que ir até aí como se estivessem entrando num campo de concentração,
> para dizer que não desejam contribuir, não é uma destas formas certamente.
>
> E partindo do pressuposto que defendeste tão entusiasticamente, a partir
> desse momento estou no Sindicato dos Administradores e nem minha
> contribuição "compulsória" vocês terão mais.
>
> Sem mais.
>
> Obs.: copio as duas colegas que presenciaram a desagradável cena desta
> tarde.
> --
>
>
> *Marilia Bavaresco *

Um comentário:

  1. Pela maneira que escreve deve ser altamente "culto"...e sindicato não serve para nada mesmo...como o nosso!

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa!