quarta-feira, 13 de agosto de 2014

RBS Mente - Zero Hora Mente

Há anos venho escutando essa máxima de todos os que são contra a RBS, por questões políticas ou outras que não vem ao caso nesse texto.
Sempre relevei porque achava o grupo idôneo e responsável, inclusive participando de um conselho de leitor do jornal Zero Hora há alguns anos atrás.

A ficha começou a cair exatamente naquele tempo onde começamos a entender que notícias são produtos que eles nos vendem e a gente engole, na maioria das vezes sem buscar outra fonte, sem verificar a fundo.
A tradição deste jornal é muito grande e já faz parte de nossas vidas. A RBS, afiliada da Globo aqui no estado, está entranhada na vida dos gaúchos que invariavelmente buscam nela distração e informação.
Bom, toda essa lenga lenga aí em cima é para dizer que fico desconfortável, ou pior, indignada quando vejo que um veículo desse porte noticia inverdades e propaga essa falta de veracidade através dos muitos veículos do mesmo grupo.
...
O prédio onde resido foi assaltado ontem. 
Três sujeitos vestidos de carteiros foram supostamente entregar um sedex, renderam o zelador, subiram ao apartamento em cima do meu, levaram cerca de R$ 100.000,00 em pertences, jóias, dinheiro e fugiram alguns minutos antes da polícia chegar.
Agora deem uma olhada na notícia que a ZH e hoje de manhã o Bom Dia Rio Grande apresentaram:

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/08/trio-invade-apartamento-e-leva-r-100-mil-em-joias-em-porto-alegre-4573559.html

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/bom-dia-rio-grande/videos/t/edicoes/v/bandidos-invadem-apartamento-e-roubam-joias-e-dinheiro-em-porto-alegre/3560559/

Não é de se admirar que as pessoas mais críticas detestem esses veículos de informação de massa.

Gostaria que eles tivessem alertado a população para esse golpe que já aconteceu da mesma maneira nas iumediações do nosso edifício. Mas não! O que interessa é vender a notícia, como mercadoria barata, sem verificar a procedência e a veracidade da informação.

Desculpe RBS e Zero Hora, a sua idoneidade para mim pelo menos é questionável.

Acabei de enviar ao conselho do leitor:

"Senhores, 
anos atrás fui conselheira deste jornal e me vejo forçada, desgostosamente, a enviar este email.

Ontem meu prédio foi assaltado, os três bandidos vestidos de carteiros renderam o Miguel, nosso zelador e subiram ao apartamento 501 para realizar a "depena".

Vocês afirmaram (os links estão aí para comprovar) que uma faxineira saiu e eles aproveitaram.

O delito aconteceu de maneira diferente: eles chamaram a Dona Ivani no interfone, o zelador percebeu e se prontificou a receber a suposta caixa de Sedex e nesse momento eles o abordaram com armas e seguiram para realizar o delito.

Qual a procedência e a fonte da informação de vocês? Verificaram se essa fonte era idônea? Falaram com a polícia que lá esteve? Ou simplesmente jogaram a notícia como mercadoria de pouca valia para os consumidores ávidos por informação?

Enfim, a minha desilusão é que com uma notícia assim, corriqueira para os dias de hoje, vocês largam na imprensa prestando um desserviço à sociedade. Era a oportunidade que vocês tinham de alertar a comunidade para o tipo de golpe que vem sendo aplicado no bairro há algum tempo e não aproveitaram.

E a pergunta que fica: posso confiar em todas as notícias que vocês veiculam? Se fizeram isso com um fato desses, de pouca importância para vocês, imagino o que aconteça com noticias maiores e mais impactantes.

Lamento, mas para mim a ZH desceu alguns muitos degraus.

Copio neste emails alguns de meus ex-colegas de conselho do leitor.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/08/trio-invade-apartamento-e-leva-r-100-mil-em-joias-em-porto-alegre-4573559.html

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/bom-dia-rio-grande/videos/t/edicoes/v/bandidos-invadem-apartamento-e-roubam-joias-e-dinheiro-em-porto-alegre/3560559/"





2 comentários:

  1. Pura verdade... era o momento ideal para dar a notícia com utilidade, alertando os leitores para o o golpe...

    ResponderExcluir
  2. E pior ainda quando revelam estratégias que as pessoas usam para se defenderem, por exemplo, se fingirem de mortas em um crime. Agora sim que a bandidagem que campeia por aí vai descarregar as armas até o fim, pra não deixar dúvidas. Tá difícil!

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa!