quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Brighton - UK

Das minhas primeiras experiências com viagens, lembro com saudade de quando passei um mês em Brighton na Inglaterra. Fui para lá na intenção de fazer um intensivo de Inglês no Eurocentres
Ao aterrisar dei de cara com zilhões de brasileiros, pois foi numa época em que o dólar estava 1 por 1. A libra era 2 por 1. Muito barato. Verão no Brasil, imaginem...
O legal mesmo foi conhecer muita gente, viver pela primeira vez na vida uma experiência fora da zona de conforto, conviver numa casa de família com dois pré adolescentes tipicamente ingleses (e muito rebeldes), com um bebê, dois gatos, um casal, e uma outra estudante colombiana (proficiente na língua, diferente de mim que nunca tinha estudado efetivamente (mesmo assim, na prova inicial de nível fiquei entre o 3 e o 4 na época).

Brighton segundo a wikipedia - "... é a parte mais importante da cidade de Brighton e Hove (formados a partir das cidades da antiga Brighton, HovePortslade e várias outras aldeias), em East Sussex, no Reino Unido na costa sul da Inglaterra. ..."

A primeira impressão que tive quando cheguei na casa da família, foi de uma cidade cinza, chuvosa e fria. Era final de tarde. Resolvi dar uma voltinha para me familiarizar. Foi super fácil! Comi meu primeiro Fish and Chips com uma amiga portoalegrense que viajou comigo e ficou numa casa de família (na verdade uma pessoa só, uma senhorinha idosa). Naquela época não tínhamos celular nem as facilidades de comunicação de hoje. Para encontrá-la tive de pedir permissão para usar o telefone da casa e ligar para a casa dela. 
Fomos no super mercado, passamos numa loja de departamento para eu comprar uma câmera (a minha pífou no vôo) e passeamos naquele domingo chuvoso e frio felizes da vida.
Durante os dias que passei lá, caminhei muito, comi bem apenas algumas vezes, fui pra várias baladas, viajei para outros locais e me diverti mais que estudei, confesso. 
Legal demais encontrar figuras famosas no super mercado, como no dia que olhei pro lado e dei de cara com o Boy George (os mais novos não saberão quem é). Quase desmaiei.
A cidade não é pequena, mas é fácil de se locomover e bem servida de transporte público. Eu sempre leio sobre Brighton em sites de viagem para ver o que há de novo e pelo que dá para perceber, tem muita coisa nova e gostosa de se fazer por lá.
Pontos imperdíveis de Brighton:
- Royal Pavillion - conta-se que o futuro Rei Jorge VI, mais ou menos em 1786, por recomendação médica precisava ficar mais próximo do mar. Comprou-se o local onde é o Palácio hoje. Conta-se que ao longo dos anos, ele viveu um grande amor com sua companheira, que foi homenageada em alguns cômodos do prédio. Lindamente decorado, com visitas assistidas, é imperdível.
- Sea Life - Quem já foi a um "aquário" sabe como funciona. Mesmo assim esse vale a pena, porque agora existe uma Anaconda Verde com a qual o visitante pode inclusive interagir. Na época em que eu fui não conhecia e este foi meu primeiro "aquário". Surtei ao ficar junto dos tubarões.
- Brighton Pier - esta construção avança sobre o mar e tem brinquedos, grandes e pequenos, diversão, vista linda da cidade, lojinhas, e tudo que você precisa para passar uma tarde deliciosa. Na minha "época" fui algumas vezes pro Pier. Numa delas até "casei" de brincadeira com um colega do curso. Ficamos horas jogando e dando risada.
- Praia de Brighton - quando você pensa em praia, imagina aquela areia gostosa, colocando sua toalha, e se espichando ao sol, né? Esqueça isso em Brighton. A praia é de pedrinhas redondas. Isso mesmo! E faz o maior sucesso para os ingleses. Alugam cadeiras no verão e vc pode curtir à beira-mar num estilo diferente do que estamos acostumados aqui. Como eu sempre digo: nas viagens vale tudo. Só não vale não experimentar!
- A Lanes - famosas ruelas com lojinhas baratas e cafés. Tem um pouco de tudo por ali. Inclusive numa dessas encontrei um "body piercing" onde coloquei meu primeiro (e único). Naquela época era novidade no Brasil. A Inglaterra sempre na vanguarda bombava com cabelos pintados, piercings e óculos espalhafatosos. Tudo isso eu tive oportunidade de fazer lá.
- Brighton Whell - na minha época (que coisa de velho!) não tinha!
- A noite de Brighton - na época em que eu fui, ainda valia aquele "toque de recolher". Último copo nos pubs era às 23:00 e tchau. Imagine que ainda não se comia carne (síndrome da vaca louca). Casas noturnas até 02:00am e fim. Em parte isso me ajudou acordar nos outros dias para ir pro curso. Íamos seguidamente para o The King and Queens Pub. Naquela época rolavam festas em casas noturnas grandes, enormes, cheias de estudantes. O pessoal local era meio da pá virada mesmo e como tinha muito brasileiro, as festas eram épicas. Uma das casas era a The Event que certamente não existe mais porque não encontrei nenhuma referência. Bons tempos!
Espero que tenham curtido essa pequena resenha. 

16:30 - noite escura já!
Brasileirada reunida num dos pubs

Festa brasileira 

A casa onde eu fiquei - 20 Queens Park Road

Mãe, casei! Mentirinha!

Royal Pavillion

Meu primeiro Fish&Chips 

Praia com a turma

No granizo... lá não se usava sombrinha. Só capa de chuva!

Um dos habitantes do lar

King & Queens Pub 
King & Queens Pub

King & Queens Pub

King & Queens Pub

King & Queens Pub

The Lanes

Bora comprar uma câmera nova! Primeiro dia...

Sea Life

Mercado

Pier com Pollyana

Piercing

Despedida dos colegas suiços e o francês Gilles

Brasileiros e argentino

O habitante na minha cama (eram dois: Iggy e Pop)

My bedroom

Professor Renzo, esse era o mais figura!

Professor Richard, amava o Jethro Tull

Pátio do Royal Pavillion

Sempre a mesma jaqueta!

Sea Life

Festchennnna!

Pub

Eurocentre

Visita a uma marina

Tchurma

Vista do meu quarto!

Brighton em Dez Minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!