sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Londres - A Partir de Brighton e Paris

Londres mereceria mil posts, mas já tem gente que chega fazendo isso na internet. Vou falar um pouco da minha experiência.
Desde a primeira vez que coloquei meus pés lá, a sensação foi ímpar. Fui de ônibus a partir de Brighton. Quando entramos na cidade, as luzes ainda acesas dos bairros mais periféricos, as pessoas começando a sair de suas casas, e nos fones de ouvido The Passenger, do Iggy Pop. Perfeito!
O Ônibus parou na Victoria Coach Station, na parte destinada aos ônibus da Victoria Station (multiestação de transporte público de Londres) e dali partimos para conhecer um pouco da cidade mais cosmopolita da Europa.

Para economizarmos (estávamos em cinco) ficamos num Bed & Breakfast com cinco camas perto da Victoria Station. Uma das meninas tinha o telefone e reservou antes. Hoje com a facilidade dos apps de celular você faz isso com poucos toques. Nesse site você escolhe o melhor lugar e o tipo de B&B.
Usamos direto o Tube (metrô de Londres). É bem tranquilo e mais informações você encontra aqui. O importante é saber em que ponto turístico você quer ir e qual a estação de metrô mais próxima. Aqui tem um post que ajuda os principiantes, mas depois que entra no sangue é fácil.
Da segunda vez, também partindo de Brighton, optamos pelo trem que sai da The Railway Station da cidade. Como era perto da escola, fomos até lá no intervalo e compramos passagens ida e volta para dois dias depois. A viagem foi bem tranquila, sem contar que fomos vendo a paisagem passar, dando risada na cabine até o destino. A volta foi no final de domingo e, cansadas, dormimos até chegar em Brighton. Ah, detalhe: tanto a chegada como a partida de Londres são na nossa velha conhecida Victoria Station.
Going to London
Da terceira vez (e com certeza não a última), partimos de Paris onde passávamos férias com o Eurostar. Confesso que quando comprei as passagens no site fiquei confusa: como assim na ida leva uma hora de viagem e na volta três? A lesada aqui esqueceu o detalhe do fuso a menos de Londres em relação a Paris. Dã!
Mas assim, é super seguro, fácil e se você fizer com antecedência pega melhores preços e lugares. Escolha sempre a versão impressa e não a Fedex. Você compra e imprime o barcode de acesso.
Comprei um vagão mais simples, mas escolhi as poltronas do meio que tem uma mesinha e são de frente um para o outro. Como estávamos em família foi ótimo... na ida. Na volta meu irmão sentou sozinho no outro banco (éramos cinco) e um casal sentou junto trocando juras de amor e montando sanduíches de salsicha e pão boa parte do trajeto. A gente não está acostumado com isso aqui mas lá é super comum  e as pessoas não se incomodam.
A partida e a chegada em Paris foi na Gare Du Nord e em Londres na St Pancrass. Ambas muito grandes, bem fáceis de chegar, nos corações de suas cidades.
Uma curiosidade sobre St Pancrass - depois que você faz o checkin e entra  na sala de espera, o lugar é super confortável, cheio de sofás grandes para sentar e descansar mesmo. E colono é colono! Eu nunca tinha visto lojas de autoatendimento. Eu e a Rafa entramos, escolhemos as coisas e na hora de pagar? Não tinha ninguém! Era um caixa de autoatendimento onde você vai colocando as mercadorias, depois as cédulas ou moedas para pagar. Incrível! Só tinha um segurança observando de longe. =) 
Acho que por agora é isso.
Pretendo descrever as minhas experiências para que, daqui algum tempo, quando a memória não for mais capaz de lembrar sozinha, eu possa vir ler e reviver.
See you soon!
...
Fotos:
Número do vagão no visor digital - Eurostar
Vagão do meio com mesinha
Amo minha família
Vô e neta! A mesinha foi providencial!
Painel de partida para Paris - St Pancrass
O aguardo para o embarque em St Pancrass 
bem bacana mesmo não sendo vips.
Tube
St Pancrass vista de fora - prédio lindo
Às 8 horas da manhã já em Londres
St Pancrass - desembarque
Gare Du Nord - Linda e cheia de gente!
Voltando para Brighton, aguardando trem na Victoria Station
Indo para Londres (eu não tô na foto) de trem, a partir de Brighton
Recomendo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!