sábado, 3 de janeiro de 2015

Paris - Parte IV

Parte final do relato. Tudo foi muito bom nessa viagem. Inclusive o apelido que
Saudades
a família me deu, carinhosamente me chamando "pelas costas" de general... hehehe! Bom, mas como estávamos por conta me vi na obrigação de organizar algumas coisinhas para não perdermos nossa estada por lá.
Quase perdermos as pernas de tanto caminhar. Às vezes meu GPS pessoal, a bússola do meu cérebro não funcionava e nos perdíamos, mas tudo era lucro. Tenho certeza que passamos por locais que em outras circunstâncias não passaríamos.
Ir ao supermercado era uma aventura pois os produtos tem nomes diferentes e nem sempre o que parece é o é realmente.
Tivemos passagens engraçadas como no dia que a minha mãe estava conosco no mercado e ela pegou uma baguete. Eu estava pagando no caixa e ela estava gesticulando e com a baguete bateu na cabeça da mulher que estava atrás dela. E pedir desculpas em francês não é para os fracos... depois demos muita risada e ela adaptou a história como se tivesse sido eu.
Outra situação: estávamos só a mãe e eu e decidimos almoçar. Pedimos o prato do dia e veio um bife lindo... quando fomos comer era um bife de fígado. Não tinha como devolver. Ainda sinto o gosto dele quando lembro.
São essas coisas que tornam as viagens bacanas: os contratempos, as mancadas, as risadas, os olhares compartilhados, as piadas e tudo mais.

Dia 15/01/14
Dia em Londres - como fomos aqui e passeio aqui.

Dia 16/01/14
Como não conseguimos visitar o Madame Tussauds em Londres, levamos a
Museu de Grevin - grandes lideranças

mundiais... oh wait!
Rafaela nesse dia para o Museu de Grevin (o museu de cera de Paris). É um barato. Além dos famosos tem uma parte lúdica e outra parte histórica. Possibilita que as pessoas interajam com as peças, vestindo-se, divertindo-se. Não perde em nada para a rede Tussaud por causa de sua peculiaridade.
Saimos dali e almoçamos. O pai, o mano e a Rafa foram para o hotel e a mãe e eu fizemos parte do segundo roteiro a pé sugerido pela Hola Tour. Entre nessa página e vá até o meio dela imprimindo os dois pdfs de sugestão. Vale a pena.
Passamos pela Place Saint Michel, Rue Hirondelle, Git-le-Coeur, St Augustin, Hotel de la Monnaie, Instituto de France, Escola de Belas Artes, Igreja de Saint Germain de Prés, Rue des Canettes, Igreja Saint Sulpice, Jardim e Palacio de Luxembourg, Théâtre de l'Odeon, Ecole de Medicine , Couvent des Cordeliers, Carrefour Odeon, estatua de Danton.

Dia 17/01/14
Neste dia saimos todos decididos a irmos ao Museu Rodin. Chegando lá ele
Dentro da Grand Rounde
estava de reforma. Como é perto do Museu dos Inválidos e o mano e o pai não tinham ido, resolveram visitar. A Rafa, eu e a mãe continuamos. Passamos pelas ruas mais discretas, chegando na Rue Cler onde tinha uma feira de frutas e legumes. Depois circundamos o Campo de Marte, caminhamos até Champs Elysees e dali resolvemos subir no Arco do Triunfo. Que pernada! Quase morremos mas valeu a pena. A vista de lá de cima é única.
Descemos pela Champs e paramos em algumas lojas, depois fomos até a Praça da Concórdia (onde o Rei Luís XV foi guilhotinado durante a revolução) e andamos na Grand Rounde (a Roda Gigante). Lindo demais.
Passamos um tempo no Jardim das Tulherias... você caminha por ali e se depara com estátuas de Rodin e outros artistas, assim, ao ar livre. Lindo demais.
Voltamos para o hotel ao anoitecer, tomamos chocolate quente e nos aquecemos. Muito frio!

Dia 18/01/14
Nosso último dia! Chuifes. Fomos juntos para o Museu Cernushi - Museu de Arte
Parque Monceau
 Asiática. A Avenue Velasquez onde fica, é cercada e super aristocrática.
Depois fomos ao parque Monceau que é um dos parques mais aristocráticos de Paris. Ele foi construído em 1778 quando Monceau não fazia parte ainda da capital francesa. Em 1861, durante as grandes obras de Haussmann, ele foi reformado e fechado com grades e belas portas de ferro dourado. A burguesia da época construiu seus palácios em torno do parque e aí viveram os Rothschild, os Pereire, os Camondo, os Cernuschi. Dois destes palácios foram doados com toda a coleção de obras de arte que possuíam e se transformaram em museus: o museu Camondo e o museu Cernuschi. A região ainda hoje é extremamente elitista e viver em torno do parque ou nos seus arredores é um privilégio.
Depois almoçamos e nos dirigimos à Rue du Bac onde fica a Capela Notre Dame da Medalha Milagrosa, mas estava fechada o que foi uma pena.
O pai e o mano foram embora e a Rafa, eu a mãe entramos no Museu d´Orsay (M´O) - Situa-se na margem esquerda do rio Sena no VII arrondissement. As coleções do museu apresentam principalmente pinturas e esculturas da arte ocidental do período compreendido entre 1848 e 1914. Entre outras, estão aí presentes obras de Van Gogh, Monet, Degas, Maurice Denis, Odilon Redon. Existem também exposições temporárias que ocorrem paralelamente à exposição permanente. Era uma estação ferroviária. Valeu super a pena.
Ainda mais quando a mãe viu o Lúcio Mauro Filho e parou na frente dele dizendo: eu te conheço de algum lugar! Muito engraçado!
Depois queria muito ir numa feira de gatos de raça que tinha na Rue de Rivoli, mas não encontramos. Ou melhor, encontramos o endereço mas estava vazio.
Neste dia o sentimento era de paz, mas com certa melancolia pois no dia seguinte teríamos que voltar à realidade.
...
Tenho certeza que tivemos uma excelente experiência e a nossa família toda junta merecia isso! Essa foi a viagem da minha vida. Eu amei. Obrigada mãe!

Pato
Museu de Grevin - Einstein
Museu de Grevin - Santinhos
Museu de Grevin - =)
Museu de Grevin - tive um dèja vú.
Museu de Grevin - fábrica

Obelisco presente do Egito - Praça da Concórdia

Vista da Grand Rounde
Vista do Louvre
Vista do Arco lá no fundinho
Tuc tuc

M´O
Pierre-Luis Rouillard (1871) - Cheval
Último dia... caminhando por Paris
Último dia... caminhando por Paris - tchau Sena!
Passeando pelas Tulherias, um Rodin!!