sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

New York - Parte V

14.01.15 - Neste dia não tínhamos programado nada. Saímos depois do café em direção ao Central Park e fizemos a travessia até a altura da estátua da Alice No País das Maravilhas. 
O dia estava gelado, apesar do sol e do pouco resquício de neve.
Passeamos pelo meio do parque, vimos cenários de filme, lagos congelados e esquilos. 
Na volta descemos até um pedaço peça 5ª Avenida e depois passamos para o lado Leste descendo a Park Ave.
Como estávamos com fome comemos no TGI Fridays. E veio muita comida. Saimos de lá redondos. 
Entramos na 7th Ave, a Fashion Av como é conhecida. Descemos ela até a 34 St e fomos às compras. Que canseira! Eu detesto compras mas não podia perder alguns preços. O resultado foi que numa das lojas o Paulo desistiu e voltou para o apartamento e a Rafa e eu quase morremos de tanto caminhar.
Numa das lojas eu perguntei para a atendente se ela usava Metrocard. Ela disse que sim. Dei a ela dois dos três que tínhamos e ela ficou radiante. Expliquei que eu estava indo embora no dia seguinte e não teria mais serventia. 
Ainda aproveitamos para entrar na Toys R Us (loja de brinquedos) que é maravilhosa!
Voltamos devagarinho pro apartamento e a tarefa mais inglória foi fechar as as malas. Uma delas foi fechada nessa noite e só reaberta em Porto Alegre. =)
...
15.01.15 - O lado bom de contratar uma empresa de transfer é ter certeza da ida aeroporto/hotel (no nosso caso apartamento/aeroporto). O mesmo motorista que nos trouxe a NY foi o que nos buscou. Um senhor de certa idade, brasileiro que vive em New York há 30 anos. A ida foi rápida porque não tinha trânsito às 6:00 da manhã. 
Só na hora de fazer o checkin que é todo eletrônico, incluindo o despacho das malas é que demorou um pouco porque eu não entendia como fazer.
Depois de tudo feito, sala de embarque, tristeza de deixar NY rumo à Orlando.
...
Sobre New York - é uma cidade linda e plana. Uma cidade para ser conhecida caminhando. Claro que nem sempre é agradável principalmente quando chove ou neva. Então o Metrô está ali e apesar de ser um pouco mais velhinho que os que já usei, funciona. E se não funcionar, é turismo... relaxe. Aqui mais informações sobre o metrô. Tem mil sites para entender como funciona. O sistema de ônibus também é bem prático mas não precisamos utilizar desta vez.
- Nós preferimos alugar um apartamento ao invés do hotel porque o preço ficou em um terço do que pagaríamos e sem direito a café. Nos Estados Unidos poucos hoteis oferecem café da manhã incluso. Ficamos mais à vontade e quando podíamos comíamos em casa, o que deu uma certa amenizada nos gastos.
- Não deixe de contratar um tour. São conhecimentos dos locais que só são possíveis com pessoas que moram ali e estudam para isso. 
- "Agência de viagens" versus "por conta própria" - a experiência me mostrou que agência de viagem é bacana com contrato fechado onde tudo é feito por ela. Viagens mistas como essa não são o forte deles, principalmente quando se trata da CVC. Explico com um dos meus exemplos: se eu não tivesse confirmado os vôos diretamente com os transfer de NY e Miami, estaríamos ainda lá esperando no aeroporto. Os vôos da Americam mudaram e eles tinham os horários velhos fornecidos pela CVC. Da mesma forma minhas milhagens que tive que solicitar para a American, porque a CVC consome com as milhagens dos usuários (que são deles por direito). Portanto, a menos que você não seja como eu que gosto de pesquisar, procurar e tal, faça com agência. 
- Assim como Paris e as grandes cidades do mundo, New York é para ser revisitada. De preferência em estações diferentes porque o visual é completamente outro.
- Fizemos os passeios mais turísticos todos de uma vez para que, se formos novamente, não sejam mais necessários. Isso dá tempo para explorar outras maravilhas que não pudemos pelo pouco tempo disponível. 
- Acredito que o tempo ideal para fazer as coisas sem atropelo seja no mínimo dez dias. Correria não faz minha cabeça mas como tínhamos que otimizar o tempo, foi o que deu...
- Nunca deixe de ir pro Brooklin, New Jersey ou as ilhas do sul para ver a skyline. De dia ou de noite. É um espetáculo para ser admirado.
- Tudo é grandioso em New York. Chega oprimir o vivente num primeiro momento. Mas tem lugares em que se pode relaxar. Ela é pródiga em parques e vistas. 
- As pessoas caminham rápido em Manhattan. A cidade nunca pára. Embora você fique extasiado, não atrapalhe o fluxo para tirar selfies, nem fure filas, nem esqueça de dizer "thank you" ou "please" e por favor, não esqueça das gorjetas. É uma instituição dos Estados Unidos. Vá precavido.
Enfim, são tantas e tantas coisas e a vastidão da web está aí para ser explorada. 
Estamos aí se alguém quiser mais alguma dica... 
Fotinhos:













Toys R Us


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!