quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

New York - Parte IV

13.01.15 - O dia amanheceu diferente do anterior, frio mas super ensolarado. Perfeito para visitarmos a Estátua da Liberdade.
Pegamos o metrô da 50St com 8Av, Linha 1 até a última estação, South Ferry. Levou uma meia hora. Ao entrar no Battery Park estava um vento gelado e cortante e na beira do rio pior ainda. Compramos os tickets para o Ferry e embarcamos naquele que ainda estava ali aguardando. 
*(Parque das Baterias porque ali ficavam os canhões de defesa da ilha de Manhattan) 
Vista da Downtown
Durante a ida a sensação térmica diminuiu muito. Minhas mãos pareciam congelar. Eu que já tinha enfrentado o Bateau no Rio Sena abaixo de zero, o Ferry em Ushuaia congelante e os Rios de Gelo em El Calafate, tudo na parte de fora, não tive coragem de permanecer na parte externa muito tempo nesse dia. Foi demais para mim.
Ao chegar na Liberty Island, contornando a estátua, dependendo do vento tinha lugares mais amenos, menos frios. Não subimos na estátua porque ir até a coroa exige que você marque com uma antecedência de dois a três meses. Mas valeu a pena mesmo assim.
Depois tivemos que esperar o ferry que ia para Ellis Island (faz parte do pacote) e resolvemos comer. O Paulo e eu tomamos uma sopinha (deliciosa) e a Rafa comeu batatas e chocolate quente. Ficamos por ali até que ferry chegou.
...
Em seguida o ferry te deixa (se você não quiser descer não precisa) na Ellis Island, que é a ilha que preserva a história da imigração de New York. É muito interessante saber detalhes como por exemplo, dos imigrantes chineses que chegavam e eram "contratados" para construir a linha ferrea dos Estados Unidos, num regime brutal de trabalho pesado. Ou então a história de crianças que chegavam aqui órfãs porque as mães e pais morriam doentes na viagem. Essas crianças eram levadas a um orfanato que existe até hoje para serem adotadas. 
Os imigrantes chegavam e desciam na ilha, permaneciam ali onde eram triados e ficavam em quarentena para saber se estavam saudáveis ou não. O local preserva os livros de registro que você pode folhear no salão onde esta triagem era feita. Preserva ainda alguns dormitórios da forma como eram (pareciam camas de prisão) e alguns pilares rabiscados pelos ocupantes da época. É muito interessante e quem gosta de história vai adorar.
... 
Orgulho
Esperamos o ferry e ao chegar fomos subindo a Broadway em direção à Wall Street.
Paramos no Touro para a foto clássica (dizem que pegar no corno é grana e nas bolas é amor)... eu não peguei nada mas o Paulo foi direto nas guampas do bicho.
... 
O frio estava tão horrível que quando entramos na Trinity Church estendemos o tempo ali para nos aquecermos. Do lado dela tem um cemitério super antigo e chega a ser bonito no meio da Wall Street com aquela gente apressada e escritórios milionários. 
Saímos da igreja e rumamos em meio ao vento cortante para o Memorial do WTC. Chegamos lá e resolvemos não entrar no Museu, até porque eu não estava com espírito para ver e ouvir as mensagens dos que morreram na queda ligando para as famílias, nem ver os destroços... apenas circulamos o One World e passamos através dos monumentos, onde tem os nomes das pessoas e o foço. 
Dali entramos numa pizzaria e comemos. 
Queríamos ver a Grand Central Station e pegamos um metrô na estaçãoi Chambers St que iria direto. Porém o bicho não saiu do lugar, encrencou. Na mesma estação fizemos outro trajeto em dois trens e chegamos na Estação que é linda. Divina mesmo. Passamos na Apple Store e saímos. Na esquina já dava para ver a Biblioteca que é um passeio imperdível mas não tivemos tempo. Direto para casa. 
...
Comemos, nos arrumamos e fomos para a Broadway assistir Matilda no Shubert Theatre. Tinha muitas crianças porque é um musical infantil. Adorei. A Sra Trunchbull era a maior figura do musical. 
...
E é isso ... mais um dia produtivo!
Umas fotinhos:
Pássaro símbolo do país
Ei-la!
Partindo para as ilhas
Ellis Island
Liberty Island
Bem de frente
Em toda parte!
Hi beautiful!
Clássica foto...
Matando os que nos matava!
Aguardando o ferry de volta
Museu da Imigração na Ellis Island
Retratos de época
Salão principal - térreo
Andar superior - alojamentos
Um dos pilares rabiscados
Battery park
Subindo a Broadway em direção à Wall Street
Cemitério da Trinity Church
One World

Memorial WTC
Metrô
Galerias da Grand Central Station
Linda(s)
Grand Central Station
Grand Central Station





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!