segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Gato X Cachorro

Chanel
Apesar do título sugerir uma comparação entre as duas espécies, vou só relatar minha percepção desse primeiro mês com a nova integrante da nossa pequena família: a cachorrinha Chanel.
Antes, para quem não conhece o nosso histórico, apresentarei a família: eu, mentora desse blog, mãe de humana e felinos, vó de cachorrinha e peixe. Rafaela, minha filha de 14 anos que, reza a lenda, é a pessoa que cuidará da Chanel. E Paulo, o último humano a chegar, vovô da Chanel e pai dos gatos.
Nelson pequeninho
Nelson, frajola srd de 10 anos, é o mandante mor e o traquinas master do nosso lar. Adotei bebê com dois meses em 2006 e está aí, enorme, aprontão, lindo, mau humorado e amado. 
Depois chegou a Alemoa, srd adulta, uma raridade pois era toda laranja. Veio da rua onde estava em situação de risco.
Alemoa(in memorian)
Depois o cara que é uma espécie de capanga do Nelson, o loiro srd Bartolomeu de aproximadamente 10 anos. Ele foi adotado adulto e veio do Rio de Janeiro, mesmo local de onde veio o Ébano, o gato preto, também com cerca de 10 anos e com apenas três patas. 
Pouco tempo mais tarde, perdemos a Alemoa com falência dos rins e em seguida adotamos o Luan - hoje com seis anos, que também veio do Rio, resgatado pela criadora de um comprador que o maltratava e doado a mim. Logo em seguida adotamos a Aimée, british adulta parente do Luan. Só que Aimée ficou pouco tempo conosco e partiu acometida pela temida PIF.
Ébano e Bartolomeu - inseparáveis
Após esta perda até mês passado, passamos por um longo tempo de calmaria, hierarquia estabelecida em casa, e, por vezes parecia que não tinha nenhum animal devido ao silêncio e à tranquilidade deles.
Eis que de repente surgiu meu colega de serviço com uma ninhada de yorkies e como a Rafaela sempre quis um cãozinho mas tinha que ser um pequeno, para apartamento, recebemos a pequena Chanel de 1 kg e muito pelo. Um dia depois chegou o Tebaldo, um peixe beta com seu aquário gigante.
Tebaldo e Nelson
Logo na chegada a diferença: quando um gato chega, na maioria dos casos, em um ambiente com mais indivíduos, ele sai todo receoso, se esconde e demora a se adaptar. A cachorrinha saiu saindo... o mundo era todo dela.
Nesse momento o Nelson e o Bartolomeu interagem com ela, suportam as investidas e os latidos com paciência e quando ela fica muito insuportável, eles dão tapinha na cabeça dela e fazem um fuuuu para tentar afugentar. 
Luan
O Ébano, diferente deles, odiou a Chanel. Ele é mais agressivo nas investidas, de vez em quando correndo atrás dela também. Por conta disso um dia sim e outro não, corto as unhas de todos.
O Luan foge da cachorrinha como o diabo da cruz. Quase nunca está vulnerável no chão, sempre no alto e quando acontece ele dispara e ela acha graça. Corre atrás dele latindo.
Tebaldo não fede nem cheira, tadinho. Não gosto de peixes em aquários e pássaros engaiolados. Mas presente de dindo...
Onde quero chegar com esse cenário?
Aimée (in memorian)
A casa era muito mais sossegada e limpa antes da Chanel. Estamos ainda nos acostumando com xixis e cocôs fora de lugar, com ela dentro da caixa de areia dos gatos comendo o cocô deles (sim, ela faz isso!), dos latidos e as correrias ao redor dos felinos, entre outras coisas.
Em contrapartida conto os minutos para ir para casa, sinto mais saudades ainda de estar com eles. Ela é um bebê e aqueles olhinhos sempre pedindo atenção desmancham até o coração de uma velha gateira como eu.
Fiz esse comparativo de intensidades até para ajudar a quem quer se decidir entre um e outro:
                                               

Belinha
Bom, aqui neste post estou levando em consideração a adaptação de uma cachorrinha cheia de energia, bem novinha e quatro gatos velhos, que dormem a maior parte do tempo, são afetivos com humanos daquele jeito: até que eles querem e depois dão as costas e vão fazer coisa mais interessante. 
Nem sempre um gateiro se adapta ao cachorro, e cachorreiros aos gatos. Lá em casa tudo está correndo bem. Eu acho que todos ficarão tranquilos nessa comunidade mista e não vou ficar com a alcunha de velha dos gatos. Vou ser a velha louca dos gatos e cachorros. Prefiro assim! 

Alemoa (in memorian) - by Giane
Nelson - by Giane
Jimi (in memorian) e meu pai - companheiros
Chane
Chanel e Rafaela
Ébano
Rafa e Nelson
Luan
Ébano
Mãe e Belinha - companheiras

2 comentários:

  1. Fiquei feliz... Chanel está sobrevivendo ahahah... Adorei Marília todos em harmonia !!!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei feliz... Chanel está sobrevivendo ahahah... Adorei Marília todos em harmonia !!!

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa!