terça-feira, 30 de maio de 2017

Pompeia

No dia 02-05 acordamos cedo, tomamos nosso café e fomos nos encontrar com o pessoal do tour da Viator que tínhamos adquirido antes de viajar. O ponto de encontro ficava há poucos metros do nosso hotel, no NH Ambassador da Via Medina.A primeira parte do tour consistia em visita guiada pela cidade de Pompeia, que foi soterrada pelo vulcão Vesúvio no ano de 76 D.C.A viagem do centro de Nápoles até o parque arqueológico de Pompéia levou pouco mais de meia hora, mas para quem quiser se aventurar sozinho pode ir pelo trem da circumvesuviana - linha popular de trem que leva para Pompéia por um preço bem barato. 
Como tínhamos pouco tempo em Nápoles e queríamos aproveitar o tempo para fazer mais coisas, achamos melhor o conforto do tour que nos levaria a mais que um lugar sem nos preocuparmos em como ir e voltar. Foi o melhor que fizemos.
Caso um dia eu volte farei Pompéia de novo, em toda sua extensão porque neste tour da Viator se visita apenas os pontos principais.
Ao chegar, estacionaram a van atrás do Restaurante Vesúvio, que seria o local de nosso almoço. Ali encontramos a guia local de Pompéia que nos acompanhou e explicou maravilhosamente bem sobre o parque arqueológico, suas histórias, lendas e tudo que torna a atmosfera daquele lugar mágica.
Um dos casos mais bacanas que ela contou foi sobre Plínio, O Jovem que teria deixado relatos bem importantes do que teria sido aquele evento cataclísmico. 
Mais 2500 mortos, muitos deles impossibilitados de saírem de Pompeia por estarem doentes, velhos, acamados, terem alguma deficiência ou mulheres estarem grávidas.
Muitos locais onde haviam corpos estavam preservados então foi aplicada uma técnica a partir de 1870 que consistia em injetar gesso e outros materiais onde o corpo supostamente estava e o molde ficava surpreendentemente perfeito. A maioria está no Museu Arqueológico de Nápoles, mas é possível ver alguns em Pompéia, até um cão no momento de sua morte. Impressionante!
Dizem que Pompeia era romana, mas foram encontrados vestígios de um templo dórico que seria do século IV A.C. Pensando nisso, haveria outras civilizações no local antes? Há que se pensar...O mais impressionante foi a visita ao lupanar (prostíbulo local) que se localizava entre as casas, o que leva a pensar que era uma atividade permitida, que aquele povo a exemplo dos etruscos era muito evoluído.Passeio imperdível!...Acabamos o tour e fomos almoçar no Restaurante Vesúvio. É um local enorme, acostumado a muita gente, e como estava incluso o atendimento foi ruim. Praticamente jogaram as comidas nas mesas, incluindo um segundo pedaço de peixe sobrado... Não levaram a gorjeta. Depois dali embarcamos num outro veículo com a guia Martina e o motoristas, ambos muito legais, para o passeio na Costa Amalfitana.

Lugar Mágico
Lugar Mágico



Casa

Nessa rua se largavam os dejetos das casas
e aquelas pedras são para o pessoal passar de um
lado ao outro sem sujar os pés. 
Casa muito preservada
Caminhos de Pompeia


Fonte
Indicativos para chegar no Lupanar




Restos de uma casa que tinha uma fonte que captava
a água da chuva.
Marca das carroças da época
Nome dos ilustres gravados nas primeiras
filas do Teatro









Reviews das "moças" do Lupanar
Menu do Lupanar
Menu no Lupanar
Fila para entrar no Lupanar
Encanamentos originais

Adicionar legenda

Afrescos nos banhos de Pompeia

Teatro Romano


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!