quinta-feira, 8 de junho de 2017

Florença

Basílica Santa Maria Fiore
11-05-17 - Saímos de Veneza Santa Lucia às 11:25 e chegamos em Florença Santa Maria Novella às 13:30. 
Combinamos com o nosso anfitrião que a mãe dele nos esperaria no apartamento por volta das 14:00, portanto tranquilo. Fomos a pé pela via Guelfa e chegamos na hora que a irmã e a mãe dele estavam chegando também. 
O apartamento era bem pequeno, diferente do que mostrava no booking
Deixamos nossas malas e elas nos instruíram quanto à estadia.
Almoçamos perto do apartamento
Fomos direto à Galleria dell´Academia. Entramos antes da fila porque tínhamos ingressos pré pragos, e isso é economia de tempo.
De cara na primeira sala você vê o divino Davi de Michelângelo. Para chegar perto dele você passa por uma galeria com várias outras obras dele inacabadas.
Dentro da Galleria tem a opção de visitar o Museu dos Instrumentos Musicais. Bem bacana e incluso no ingresso.
Depois dessa visita, caminhamos pela cidade, passando pela imensa e maravilhosa Cattedrale de Sta Maria del Fiore (Duomo), depois Piazzale Uffizi e Galeria homônima.
Passamos pelo Palazzo Vecchio e saímos na beira do rio Arno, dando de cara com a belíssima Ponte VecchioFicamos por ali admirando e depois subimos na ponte, olhamos as lojas de ouro e jóias e retornamos. Entramos no Bar Miloni e tomamos um café, retornando quase noite pela via Giuseppe Verdi - a do teatro Verdi - que depois se tornava Via Fiesolana onde estava nosso apartamento.
Depois de um breve descanso e um banho, saímos para encontrar um super e achamos o Super Conad City bem variado e grande.
Jantinha em casa e descanso.

12-05-17 - Acordamos e tomamos nosso café, tranquilos. Depois fomos até a Chiesa Sta Maria Novella, entrando na estação para pegar o Ônibus Sightseeing. Fizemos os dois trajetos e valeu super a pena, porque a linha B vai até uma cidadezinha chamada Fiesole de onde se tem belíssimas vistas de Firenze e paisagens toscanas.
A linha A começou na estação de trem, depois passou pela Fortezza da Bassopela Piazza della Liberta, pelo Teatro Verdi, pela Sta Maria del Fiore, cruzamos a Ponte S. Niccolò e subimos a Viale Michelangelo, maravilhosa e paramos na Piazzale Michelangelo. As melhores e maiores vistas de Firenze. Depois dali pegamos o tour da Linha B, que demorou bastante mas passou. Descemos de novo a Viale Michelangelo, passamos de novo a Ponte alle Grazie e continuamos pela Lungarno del Tempio. Seguimos viagem passando pelo Parco degli Olivi e seguimos subindo pela via S Domenico até a cidadezinha de Fiesole, com uma parada em Via Doccia. Parecia lugarejo de filme. Paramos em Fiesole, lindinha demais, e depois voltamos para Florença, parando no Convento di San Domenico que virou hotel.
Passamos pelo estádio do Fiorentina (Artemio Franchi).
Depois passamos pelo Giardino della Gherardesca, contornamos a Piazza della Libertá, passamos pelo Museu de San Marco e na sua frente o Giardino dei Semplici, seguimos pelo Giardino della Forteza, pela Estação, pelo Teatro de Ópera, pelo Hipódromo, pela Universidade de Firenze, cruzamos a Ponte della Vitoria até a Piazza Tadeu Gaddi e retornamos pela rua Vittorio Veneto e Via Il Prato. 
Cruzamos a ponte Amerigo Vespucci. Descemos na Porta Romana.
Decidimos a essa altura procurar um lugar para almoçarmos e entramos na Trattoria del Bobolo. Depois do almoço caminhamos até a Porta Romana e embarcamos no Linha B, descendo na ponte S Niccolò. Paramos no Giardino Lungarno del Tempio para um café e admirarmos a paisagem e os canoístas no rio Arno.Terminamos o café e caminhamos ao longo da Lungarno delle Grazie até a Biblioteca Nazionale Centrale di Firenze
Paramos para descansar na Basílica di Santa Croce.
Começamos a ir para casa e a bateria do telefone morreu. Ficamos meio perdidos mas no fim conseguimos encontrar o rumo de casa. 
Descansei enquanto Paulo foi no super e fizemos uma jantinha.

13-05-17 - Neste dia fizemos um tour da Viator, maravilhoso pela toscana (Siena, San Gimignano e Pisa) e vou fazer um post a parte. Embarcamos na estação Sta Maria Novella e desembarcamos ali também.
Na volta, ainda passamos pelo Mercado Público de Firenze que era no caminho. Divino!
Exaustos, fomos para casa e capotamos.

14-05-17 - Como este dia era livre, não tínhamos nada planejado, tomamos um café e saímos para a Casa di Dante, onde ele viveu.
Depois caminhamos pelo centro, vagarosamente, admirando uma maratona que chegava na Piazza della Signoria.
Dali entramos em algumas lojas e depois fomos almoçar num lugar que nos tinha sido sugerido por um amigo do Paulo: o Ostaria dei Centopoveri. Conseguimos uma mesa, pedimos a bisteca fiorentina e de repente tinha uma fila do lado de fora gigantesca de gente esperando vagar. Daí que entendemos que era um restaurante que os locais frequentam muito, especialmente nesse dia que era dia das mães. Demos sorte! A bisteca é de comer ajoelhado e é muita, muita comida. Quando forem comer, peçam uma só para compartir. Uma cada um é demais.
Saímos do restaurante quase rolando de tanto comer. Caminhamos até a livraria La Feltrinelli e tomamos um café. Adorei, porque tinha o bar no meio da livraria e mesas e sofás para leitura.
Depois fomos para o apartamento no meio da tarde, e descansamos.
De noitinha fomos pro Mercado jantar e encontramos uma brasileira de Curitiba, que estava viajando sozinha e fazendo o trajeto contrário ao nosso. Batemos papo e depois fomos para casa.Fechar as malas foi um suplício.15-05-17 - Acordamos, tomamos café e nos dirigimos até a Estação Santa Maria Novella. Embarcamos às 10:38 para Roma....Florença é linda demais. As pessoas são mais simpáticas e educadas que em Roma mesmo tendo tanto turista quanto lá. - No restaurante onde comemos a bisteca sentamos ao nosso lado um rapaz que devia ter alguma espécie de autismo. Ao longo do nosso almoço, pedi ao garçom óleo de oliva e ele pegou da mesa desse rapaz. Mais tarde o cara não se aguentou, levantou da mesa e pegou o óleo e condimentos colocando na sua mesa. 
Fora que ficava o tempo todo nervoso esperando a sequência dos pratos. Como a gente estava de boa, ficou sendo mais uma historieta de viagem.
- Comprar ingressos antecipados é sempre uma boa. Especialmente para locais super requisitados como a Galleria e a Uffizi. Faça isso e poupe boas horas de fila.
- O mercado público é uma boa opção para refeições pois tem de tudo num lugar charmoso e agradável. Tem Eataly e tem escola de gastronomia também!
- Em Florença aconteceu de uma pessoa falar comigo em inglês e depois descobrimos que éramos duas brasileiras, a exemplo da estação de trem em Verona.
Quero voltar mil vezes!!! <3

Recordações:

Obra de Michelangelo na Galleria 
Museu dos Instrumentos Musicais na Galleria 
Davi de Michelangelo na Galleria 
Casa di Dante
Sta Maria Novella
Vista de Firenze da Piazza Michelangelo
A pequena Fiesole

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!