quarta-feira, 7 de junho de 2017

Murano e Burano

10-05-17 - Conforme havia escrito no post de Veneza, aproveitamos esse dia que tínhamos o bilhete de barco para 24 horas pra visitarmos as ilhas Murano e Burano.
Embarcamos na Piazzale Roma, onde saem quase todos os vaporettos. Fomos direto a Murano. A viagenzinha leva uns bons 45 minutos, porque o vaporetto é que nem linha de ônibus. Pára em locais específicos para passageiros subirem e descerem. 
Chegando lá, descemos no pier e nos encaminhamos para as vidrarias. Entramos em várias e assistimos uma demonstração que tem vídeo abaixo. 
Os vidros são realmente lindos, e cada trabalho é uma obra de arte. Uma pena que a China entrou nesse mercado fazendo com moldes o que os mestres vidreiros fazem manualmente. 
Nesse link tem dicas e curiosidades sobre os vidros e o porquê eles serem feitos exclusivamente em Murano.
Depois das vidrarias entramos pelas ruazinhas de Murano e chegamos na Chiesa di San Pietro Martire e seguimos para o pier depois de muitas fotinhos dos recantos de Murano. 
No meio do caminho comemos o famoso tramezzino, sanduíche típico do vêneto italiano. Delícia! Impossível ficar num só! Infelizmente não anotei o nome do local mas tem em qualquer restaurante ou bar ou café. Recomendo.
Entramos no Gran Caffé Laguna Bar para tomar um café antes do embarque para Burano, que foi logo em seguida.
...
Burano não é tão perto, demora mais uns 40 minutos para chegar lá de Murano. Isso sem nenhuma parada. 
Ao chegar já se percebe a diferença. Tem cara de ilha de pescadores e reza a lenda que as casinhas são todas coloridas porque em dias de chuva e nevoeiro os pescadores conseguiam ver de longe e voltar em segurança para suas casas.
Caminhamos pelas vielas e, particularmente, achei Burano mais fofa que Murano. 
Caminhamos pela Vialle Marcello, entramos na Fondamenta di Cavanella e entramos na Fondamenta della Pescheria de onde já era possível ver a torre inclinada da Chiesa di San Martino. Ela é torta como a Torre de Pisa, mas menos famosa.
Depois de tirarmos zilhões de fotos, porque cada casinha colorida enfeita suas janelas e chamam a lente das câmeras, paramos no pier do lado oposto ao que desembarcamos e ficamos ali admirando e desfrutando o sol, o vento e o aroma.
No meio da tarde fomos embora parando em Murano para dar sequência na viagenzinha. 
...
Amei essa fuga do roteiro porque não tínhamos incluído esse passeio no planejamento. 
Vale super a pena gastar um dia de Veneza para passar nas ilhas. Só não fomos a mais ilhas porque fizemos bem devagarinho, sem correria e duas ilhas estavam mais que boas.
...
Algumas recordações:

"Ônibus" aquáticos
Murano
Murano e escultura em homenagem à arte vidreira.
"Ruas" 
Burano
Burano
Burano
Murano
Murano
Murano
Murano

Murano
Murano
Burano
Burano
Burano
Burano
<3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa!