quarta-feira, 18 de abril de 2018

Califórnia

O que dizer sobre a Califórnia para não cair no lugar comum, senão que ela é
Letreiro de Hollywood
LINDA, ENSOLARADA e muito CATIVANTE? Pois então, é tudo isso e mais um pouco.

Resolvemos fazer essa viagem meio de impulso. As passagens foram compradas e depois fomos esquematizar o roteiro. No final dessa postagem eu vou colocar o que teria feito de diferente se soubéssemos antes de ter ido. Nada de mais, alguns ajustes para ter mais conforto.

Bom, primeiro de tudo, esse post não serve para quem quer ir e espera luxo ou grandes gastos em compras e coisa e tal. Nós fomos de boa, levamos em conta o custo benefício e o objetivo era conhecer.
Stearns Warf -  Sta Bárbara

Alugamos um carro ao chegar em Los Angeles. Pegamos um Versa automático que foi nosso mega companheiro até San Francisco. Eita carrinho bom!

Dividimos nosso roteiro de forma a subir de L.A. pela costa pela Route 1 até onde ela não estivesse interrompida por conta dos deslizamentos recentes perto de Big Sur. Depois entraríamos na Route 101 e seguiríamos a Monterey e São Francisco pela 1. Isso foi o que pensamos em fazer... mas algumas coisas foram inseridas e outras retiradas do roteiro para outras viagens.
Ragged Point - San Simeon

No final ficou assim:
- Los Angeles (quatro dias)
- Santa Bárbara (1 dia)
- San Simeon (1 dia)
- Monterey (2 dias)
- San Francisco (quatro dias)
...

Bom, em Los Angeles é impossível fazer turismo sem carro. Ou você opta pelo Uber ou Lyft, ou aluga um automóvel (bem prático). As freeways interligam a gigantesca cidade e o GPS é o companheiro mais importante nessa empreitada. Eu tinha Waze e o HereWeGo baixados mas acabamos sempre usando o maps do Google. Deu tudo bem certinho.

Golden Gate - San Francisco
Para ir dum canto a outro é muito longe e o carro quebra diversos galhos. O trânsito nas rodovias também é muito simples e super descomplicado.

Nas cidades menores, no caminho entramos em Cambria, Solvang, San Luis Obispo, em Outlets, Wallmarts, e exploramos bem o que aparecia pela frente. Pesquisei bastante roteiros de outros viajantes para saber o que tinha de interessante em cada lugarejo, então não perdemos tempo procurando por lá. Colocava no Maps e íamos em frente.

Monterey
Por que não fomos à Las Vegas? Preferimos deixar para uma próxima trip e explorar daí San Diego e o Grand Canyon também. Na correria não acho que ficaria interessante e a gente tinha pouco tempo. Trocamos Vegas pelo Yosemite e olha, não nos arrependemos. Depois no post específico conto mais sobre as paisagens mais lindas que já vi na vida.

Carmel By The Sea
As passagens promocionais que compramos consistiam em ir de Navegantes para São Paulo com a Gol, depois de Copa até o Panamá e dali para Los Angeles. Mesma coisa na volta. Tivemos que comprar mais um vôo de San Francisco a L.A. no último dia para encaixar direitinho. Fomos de United, classe econômica e pagamos 25 dólares para despachar cada um a sua mala. Bem tranquilo.

O que faríamos diferente se soubéssemos antes:

Yosemite! <3
1. Mais dias para podermos ficar pelo menos dois dias e não só um nas cidadezinhas da costa. Elas merecem! Ficaria pelo menos um pernoite em Solvang que é linda demais e se desse me hospedaria também uma noite dentro do Yosemite. Vale muito o clima!
2. Ao invés de subir a costa a gente desceria de SF para LA. As paisagens ficam mais acessíveis para quem desce, por conta de estacionar o carro e tal.
3. Pegaria passagem de chegada em SF e volta de LA. Seria muito mais prático.
4. Para quem como nós pretendia passar no Camarillo Premium Outlet, reserve um dia inteiro. É muito grande, são muitas lojas mesmo. Se você tem paciência para compras e para catar baixos preços, ali é o local certo.
5. Levaríamos duas malas ao invés de uma grandona. Sim, demos essa mancada o que nos obrigou em San Francisco comprar mais uma para dividir o peso, senão pagaríamos 225 doletas para despachar aquela naquele peso. A nossa sorte que a moça da United foi camarada e nos deu essa dica e nos ajudou. "Bobalhões" ela deve ter pensado.
6. Em L.A. ficamos num Airbnb meio longe dos locais que visitamos, em Reseda. Se fosse hoje pegaríamos um hotel do tipo Inn e ficaríamos mais próximos pelo menos da Hollywood Boulevard. Chegamos à conclusão que os hotéis desse tipo compensam mais que Airbnb quando é apenas um casal.
7. JAMAIS, - e aqui eu afirmo por conta do cansaço e do stress que é aquela porcaria de aeroporto - faria conexão ou partiria de Navegantes. Fora o saco de pegar carro, deixar numa garagem paga até a volta, teve o hotel Flat Aeroporto que tivemos que pernoitar no retorno. Um lixo. Pense num lugar com cara de boteco, sem chuveiro quente... naquelas alturas queríamos só nos atirar numa cama e tomar café da manhã ... tinha até formiga no presunto... afff... mas td bem. O que seria duma viagem sem essas coisas para dar uma temperada, né? Mas pensa bem - se você é de Porto Alegre - em pegar passagens mais em conta quando saem de um lugar como Navegantes. Não vale a pena. É só fazer as contas: gasolina + stress + garagem + hospedagem extra.

Bom, creio que é isso. Os detalhes ficam nos posts específicos sobre os locais que estivemos.

Qualquer pergunta manda aqui nos comments ou gmail -> marilia.bavaresco@gmail.com.

Bjks

No carro!!!!! Pobre Paulo!!! A cara diz tudo! ;-)