terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A Vida Pede Socorro

Dia Primeiro foi o Dia Mundial de Combate à AIDS. E como sempre, muitos estudos, muitas notícias e eventos a respeito dessa epidemia.

A que mais me chamou atenção, sem dúvida foi aquela que anunciava o avanço da epidemia entre os mais jovens. 
E isso me leva a crer que como tudo que choca, depois de passado um tempo, fica banalizado.
Nossas crianças não viram o início da AIDS, o medo, o preconceito contra os doentes, as mortes, a desinformação, a luta por medicação. Não presenciaram toda aquela década de avanços e retrocessos que culminaram com a oferta pelo SUS - pasmem, nisso o Brasil é pioneiro - do coquetel que mantém o portador do vírus saudável e com expectativa de vida aumentada nos dias de hoje.
É duro. As campanhas continuam, mas não atingem
aqueles que são o futuro do planeta. 
Eu procuro conversar com a minha filha. Sobre tudo. Sexo, drogas, doenças, perigos, a vida em geral. Ela tem 11 anos mas tem maturidade para entender o que eu falo.
Mas e aquela criança que não tem essa oportunidade, por "ene" motivos? Quando falta comunicação falta tudo. O diálogo aberto e sincero oportuniza muito mais compreensão do que o aprendizado aleatório ou ministrado por sumidades de qualquer assunto.
Fale com seu filho, olhe nos olhos dele e ele te entenderá, mesmo que o assunto ainda seja de difícil compreensão naquele momento. E não é diferente com a AIDS.
Ela existe, ela contamina, ela segrega, ela mata. 
AIDS não tem cura.
Pense nisso.



3 comentários:

  1. Thanks for coming by.


    Have yourself a great Holiday Season!


    And don't forget a great weekend!!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Marília, o maior inimigo do homem é a falta de informação, e ninguém melhor do que os pais para alertar os filhos a respeito dessa doença que tem feito muitas vítimas, inclusive bebês que são infectados ainda no ventre das mães.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o diálogo é o mais importante no relacionamento com os filhos e toda a família, sem ele são apenas pessoas convivendo juntas sem envolvimento, eu converso sobre tudo, principalmente agora que meus filhos são adultos. Ter informação é essencial, eu acho que os jovens só lêem o que interessa pra eles e estes assuntos ficam de lado, por isso é obrigação dos pais tentar mostrar os perigos que nos cercam.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa!