segunda-feira, 5 de maio de 2014

Reminiscências

As minhas memórias volta e meia aparecem, assim, sem pedir licença.
De vez em quando até um cheiro me remete a alguma parte remota do meu passado.

Por exemplo: quando o verão está chegando, tem um tipo de árvore na minha rua com um cheiro característico das suas mini-florzinhas... e isto me lembra a época da piscina do clube em Nova Prata que era cheio daquelas mesmas árvores. Fecho os olhos e sou capaz de me ver dentro da piscina infantil, dos azulejos azuis e a vontade que eu tinha de entrar na piscina mais profunda, dos adultos.
Já o cheiro de pipoca não me lembra cinema. Me lembra minha mãe. Simples: ela foi e sempre será a maior pipoqueira do mundo. A baciazinha de pipoca caramelada que ela faz até hoje dá para alimentar a Etiópia. 
Quando morávamos em Muçum, na minha adolescência, compramos o primeiro vídeo-cassete. Era um evento sensacional para a época. Tínhamos que locar filmes em Encantado pois na nossa cidade não tinha locadora. Como era longe, pegávamos uns seis filmes por vez. A maioria de terror que curtíamos nas nossas tardes com a indefectível e gigantesca bacia de pipoca.
Pasta de amendoim: me lembra a minha vó Elvira. Ela fazia um doce parecido com pasta de amendoim que se passava no pão. Eu comia com a colher. O gosto era maravilhoso, assim como o pão que ela fazia: pequenino e docinho. O perfume da fornada ficando pronta sempre me lembra a cozinha da casa dela e as suas mãozinhas frágeis mas ágeis.
Claro que não tem só coisa boa na lembrança, mas hoje não estou a fim de lembrar de coisas ruins. De ruim basta o dia-a-dia. Aliás, acaba de passar por mim um perfume que eu detesto, que me lembra uma pessoa que também não gosto. Xô!!!! Deixa eu me abanar!
Até mais.




6 comentários:

  1. Peanut butter gets me through most of my breakfasts. It is a good thing.

    ResponderExcluir
  2. Devoramos uma "Mega "ontem enquanto asistiamos um filme...com calda de erva doce...fazia alguns dias que não fazia... Delícia...

    ResponderExcluir
  3. Que legal isso (com exceção do fedor que passou por vc, claro) ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá adorei conhecer....
    Lembranças é algo que não dá para fugir elas sempre vem;
    nem todas são boas mas estão aí.
    Perfume que não nos agradam; que coisa bem chata né? eu fico enjoada na hora.
    Até mais!
    janicce

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa!