quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

New York - Parte III

Antes de começar mais um relato, eu quero reiterar que isto que eu estou escrevendo não são dicas, não tem propósito algum além de eu poder me lembrar no futuro das minhas experiências. Sejam elas quais forem. Algumas pessoas já me perguntaram porque faço isso se ninguém lê. Ok. Eu leio, minha filha poderá ler e minha família talvez se interesse. E para mim isso já é mais que suficiente. Dado o recado, parto para o relato.

12.01.15 - O dia amanheceu chuvoso. Tomamos café e rumamos para o Hotel Row pois teríamos um city tour previamente agendado com a empresa USTravel. Foi com ela que fizemos a missa gospel do dia anterior relatada aqui
Entramos na van e tinha alguns outros brasileiros. Como chovia muito a empresa deu alguns guarda-chuvas. Nós tínhamos um que o dono da casa deixou para qualquer eventualidade. A Rafaela conseguiu "carona" com uma moça de Canoas que estava sozinha.
O tour foi pela ilha de Manhattan e até a metade poucas novidades. Antes ele passou pelo lado dos milionários (lado oeste do Central Park) parando no Dakota. Depois desceu a 5ª Avenida que é o lado dos bilionários. Falou dos MoMa, do Guggeheim, do The Plaza, das grifes, dos edifícios com a lanterninha no toldo para o morador acionar o táxi sem problemas (easy taxi analógico), várias outras peculiaridades da cidade.
Lanchinho do Madame Tussauds
...
É sempre interessante já que cada guia tem histórias diferentes para contar. O nosso guia brasileiro de Campo Mourão mora há 23 anos em Nova Iorque e foi para lá para fazer o High School e nunca mais voltou. Casou como uma nicaraguense e tem duas filhas pequenas com três cidadanias.
...
Rumamos para o sul da ilha, paramos no Edifício Flatiron, na Madison Square. Na frente da Eataly tinha uma locação de Hollywood filmando uma cena de alguma coisa. Os leões de chácara tentaram nos intimidar para não chegarmos muito perto, mas ninguém pareceu muito interessado mesmo em xeretar abaixo de chuva.
Entramos pelas ruelas do Village, passamos na Wall Sreet, Chinatown... Depois passamos por trás do One World (pertinho de onde caíram as torres do WTC) e paramos no Battery Park. Não dava para ver nada, tampouco a Estátua da Liberdade. Só um vulto muito ao longe. 
De volta, por indicação do guia, almoçamos num restaurante na 46 St com 6ª Ave, compramos uns guarda-chuvas chineses numa espécie de 1,99 novaiorquino e fomos passear mais um pouco. 
A Rafaela e eu nem fomos para casa. Entramos direto no Madame Tussauds e o Paulo foi para casa. Ela amou porque tem o One Direction e a Jennifer Lawrence caracterizada de Katniss Everdeen. Depois de muita foto, pausa para o lanche e mais fotos e filme 3d, saímos do Museu e ficamos passeando. 
Entramos numa farmácia para comprar os EOS para as amigas da Rafa e fomos para casa.
Fizemos um jantarzinho em casa mesmo e em seguida fomos para Tour noturno como mesmo guia da manhã.
Nós
Esse valeu muito a pena porque como éramos poucos, ele fez várias coisas que não faria normalmente. Fomos em direção ao norte. Paramos no Metropolitan que fica maravilhoso à noite. Depois passamos pelo lado da 5 Avenida, Times Square em direção ao sul. Paramos no Chelsea Market (maravilhoso) que foi revitalizado. Ele fica na 75 9th Avenue entre 15th e 16th Street. Muito legal.
...
Descemos para a parte sul. Passamos pelo WTC de novo e o guia nos contou que o amigo dele que trabalhava no 60º andar era um da brigada de incêndio na época. Quando ele percebeu o tremor no edifício ligou para a Brigada de Incêndio e eles pediram para que ficassem lá no andar. Ele reuniu os  colegas e disse que ia descer, se alguém quisesse que o seguisse. Eles foram descendo a escadaria e na metade encontraram um pelotão dos bombeiros subindo. Eles iam fazendo High Five com os caras. Depois soube-se que todos aqueles bombeiros do pelotão próximo (que passamos na frente na sequência do tour) morreram. Todos aqueles funcionários se salvaram.
Anos depois, num dia que ele estava na casa desse amigo, o telefone não parava de tocar. E aí ele perguntou se o amigo estava de aniversário. Daí que ele contou o motivo: era 11 de setembro e todos os anos aquelas pessoas ligam para ele agradecendo por estarem vivas. Histórias que a gente só sabe com guia.
...
Bom, na seqüência do passeio passamos pela ponte de Manhattan e descemos ao lado da ponte do Brooklin  para ver a cidade iluminada. De cinema! Lindo e frio demais!!! Tem que fazer esse passeio.
...
Na volta ele colocou New York do Sinatra para cruzarmos a ponte. Show demais!!! Entramos na ilha e passamos por Chinatown. Ele mostrou o beco onde os chineses eram mortos pela máfia anos atrás. Depois parou no bairro mais hippie da cidade e nos mostrou o mais antigo pub de Nova Iorque (1854). Ele fica no East Village e o dono mistura as pessoas nas mesas. Não é raro colocar várias nacionalidades juntas forçando uma interação. Na porta está escrito mais ou menos assim: "Nós já estávamos aqui quando você nasceu".
Na volta o guia nos deixou na frente do Hotel Row. 
Rafaela e eu comemos uma pizza e o Paulo foi jantar com um conhecido que estava no tour.
Ufa! Mais um dia cheio de coisas.

Umas fotos:



Flatiron

Eataly

Woody e eu

Carona?

Katy Perry

Metropolitan by night


Chelsea Market

Chelsea Market

Brooklin Bridge

Skyline

McSorley´s Pub



4 comentários:

  1. We have enjoyed seeing all your lovely picture of New York. Hope you are having a great time there.
    Luv Hannah and Lucy xx xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi girls, we loved America!!!!!
      But we love UK so much!!!!
      Kisses
      <3

      Excluir
  2. I love to see NYC through other’s eyes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =)
      Is ever interesting to see common places for us through other vision!!!
      Kisses

      Excluir

Sinta-se em casa!