sábado, 6 de fevereiro de 2016

Perú - Machu Picchu - 24-01-16

No trem
De manhã bem cedinho tomamos café e rumamos de transfer até Ollantaytambo, de onde partimos de trem, da Peru Rail, até Águas Calientes(Machu Picchu Pueblo). A passagem de ida saiu por US$ 69,00 cada pessoa. A de volta, com uma estação a mais deu U$ 70,00. 
O povoado é bem pequeno mas é bonito. Tem o rio bem ao seu lado e o vai e vem de pessoas é frenético. Esperava pela gente a querida guia Noemi, a melhor de toda a viagem. Ela nos levou à fila de ônibus, que leva até o topo da montanha. Tem a opção de fazer a pé mas leva umas três horas, subindo, subindo, subindo. A passagem do ônibus do povoado até as ruinas é 24 Sois.
Na chegada uma fila meio desordenada mas deu tudo certo. Como já tínhamos os vouchers fomos direto para a entrada que é uma muvuca. 
Os vouchers individuais para estrangeiros custam U$S 62.00 e para pessoas de 8 a 17 anos saem por U$S 37.00.
Existe a opção da Trilha Inca, que leva 4 dias para chegar até as ruinas. O caminho é íngreme, tem que ter preparo físico, gostar de natureza, de acampamento. Mais detalhes aqui.
=)
Mas valeu a pena. Uma por conta das explicações da Noemi. E duas pelo conjunto da obra inteira. É tudo muito lindo, de perder o fôlego, e difícil de conseguir um cantinho para tirar uma fotografia. Mas vale qualquer sacrifício. A Noemi nos explicou com detalhes enquanto íamos passando pelas ruínas o que significava cada espacinho, cada templo, e o que cada coisa significava na crença Inca. 
Passamos duas horas e meia passeando e aprendendo muito. 
Depois do passeio, a mesma fila para o ônibus para descer. Quando chegamos no povoado a Noemi se despediu da gente e nos deixou no Toto´s House, à beira do Rio Urubamba, para o almoço incluso no passeio. 
Comemos o de sempre: muito milho, muita batata, pouca carne e outra série de vegetais. Meu pai e eu dividimos uma Cusqueña, cerveja local.
Linda
O rio ao lado, cheio de bromélias no morro dava um charme ao visual do restaurante.
Acabado o almoço, passamos pela feira de artesanato e fomos pra estação. 
Aqui um detalhe: existem outras opções mais baratas de trem. Esse que a gente pegou é turístico, tem refeições e entretenimento, mas há opções mais em conta. 
Outro detalhe é que aos domingos a entrada de Machu Picchu é aberta ao povo cusquenho que aproveita para conhecer suas relíquias. Portanto o movimento é bem maior. Se puder evitar, melhor, mais calmo.
A viagem de trem de volta demora mais porque é subida, e também descemos na estação posterior a que subimos. 
Quando chegamos um guia nos aguardava e nos levou de van até Cusco. Uma viagem silenciosa ainda relembrando todas as maravilhas vistas em Machu Picchu.
Chegamos ao mesmo hotel em Cusco e o meu quarto era o mesmo. Só mudou o dos meus pais. Tomamos banho e a Rafa, a mãe e eu fomos caminhar na Plaza de Armas. 
Voltamos pro hotel para descansar.

Algumas fotos:


O quarteto
Paisagem
Noemi bem à esquerda nos ensinando bastante
Serviço de bordo
Janela no alto para ver o pico das montanhas
Estação
Águas Calientes
Águas Calientes
Fila pra entrar nas ruinas
Homenagem aos desbravadores do início do seculo XX
Uau!
Muita subida e muita descida!
=)
Cada olhar, uma beleza
Me
Perfeição
Entrada de templo

Entrada do templo 
Outro altar

O chão cedeu
O rio lááááá embaixo
Aquelas pedras protuberantes ali são para prender os tetos
Espelhos d ´àgua
Onde se sacrificavam oferendas para o condor levar as almas mumificadas ao céu
(a forma é de um condor, símbolo do etéreo para os incas)

As asas do condor
Uma casa de dois andares...
... que tinha até escada

=)
Rio Urubamba
Bromélias
Povoado
Povoado
Feira de artesanato de Machu Picchu
Trem
Vistas do trem

Malucos do trem
Joguinho pra distrair
Casinhas para quem precisa descansar no meio da escalada
Vista
De novo em Cusco
Cusco

Amo!

2 comentários:

Sinta-se em casa!